Linha do tempo do cânone

Bem-vindo(a) ao universo de Star Trek (Jornada nas Estrelas)! Espalhadas (até agora) por 11 séries e 13 filmes, as mais de 800 aventuras da franquia trazem personagens icônicos de todos os estilos, gêneros e raças, seguindo ao pé da letra o lema da filosofia vulcana I.D.I.C. (Infinita Diversidade em Infinitas Combinações). Desde sua gênese nos anos 1960, Star Trek ganha cada vez mais fãs com histórias emocionalmente cativantes e sociologicamente impactantes.

Nesta página, você encontra a cronologia completa da franquia com suas duas linhas do tempo: a Prime, original, que abarca a maioria das obras, e a Kelvin, criada pelos produtores do filme Star Trek (2009) para um “reboot” da saga nos cinemas. Esta linha assim é chamada pois é gerada a partir da destruição da USS Kelvin, em 2233, pelo vilão Nero.

Na linha do tempo abaixo, criada pelo Trek Brasilis, é possível conferir o período de lançamento de cada uma das obras canônicas do universo de Star Trek, além de seus respectivos anos dentro da cronologia e seus tipos (filme ou série). Os títulos estão em inglês e, posteriormente à linha do tempo, encontra-se uma sinopse de cada obra com links para assistir a elas em serviços de streaming diversos. Faça bom proveito e… vida longa e próspera!

Star Trek: Enterprise (2001-2005) – Disponível na Netflix

A primeira série de Star Trek, na ordem cronológica, segue as missões do capitão Jonathan Archer na primeira nave de dobra 5 da humanidade, a Enterprise NX-01, a partir de 2151, dez anos antes da criação da Federação Unida de Planetas.

Linha do tempo Kelvin

Star Trek (2009) – Disponível no Telecine Play e Amazon Prime

Após uma supernova que devasta Romulus no fim do século 24, uma nave mineradora comandada por Nero volta no tempo em busca de vingança contra Spock e muda o destino de um certo James T. Kirk, criando uma nova linha do tempo.

Star Trek Into Darkness (Além da Escuridão – Star Trek) (2013) – Disponível na Netflix, Telecine Play e Amazon Prime

Um terrorista chamado John Harrison mata diversos oficiais da Frota, dentre eles o almirante Pike, e Kirk leva a Enterprise em uma missão para capturá-lo — sem saber que se trata na verdade de Khan, o pior dos tiranos geneticamente modificados do século 20.

Star Trek Beyond (Star Trek: Sem Fronteiras) (2016) – Disponível no Telecine Play e Amazon Prime

Um pedido de socorro atrai a Enterprise para uma armadilha e ela acaba destruída por um ataque brutal. Kirk e sua tripulação precisam então enfrentar o responsável, um enigmático alienígena chamado Krall, com uma história de ódio pela Federação.

Star Trek: Discovery (2017-hoje) – Disponível no Paramount+

Quase dez anos antes das aventuras clássicas de Kirk e Spock na Enterprise, a Federação e o Império Klingon entram em guerra, e a USS Discovery se encontra no meio do conflito enquanto explora novos mundos e civilizações.

Star Trek: Strange New Worlds (2022-) – Disponível no Paramount+

Ainda antes de Kirk, o capitão Christopher Pike, seu oficial de ciências Spock e a primeira oficial Una levam a USS Enterprise para explorar novos mundos, conhecer novas civilizações, audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve.

Star Trek: The Original Series (Jornada nas Estrelas) (1966-69) – Disponível na Netflix

A série original da franquia segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo capitão James Kirk, o primeiro oficial Spock, o médico Leonard McCoy, e os comandantes Uhura, Chekov, Sulu e Scotty.

Star Trek: The Animated Series (Jornada nas Estrelas: A Série Animada) (1973-74) – Disponível na Netflix

Kirk, Spock, McCoy e tripulação embarcam na Enterprise para novas aventuras, desta vez em animação, dublados pelos atores originais. Pelo formato, a série pode explorar planetas e alienígenas mais exóticos e apresentar personagens inéditos como M’Ress, Arex e o capitão Robert April.

Star Trek: The Motion Picture (Jornada nas Estrelas: O Filme) (1979) – Disponível no Telecine Play

Quando um objeto alienígena misterioso chamado V’ger se aproxima da Terra, destruindo tudo em sua frente, o capitão Kirk e sua tripulação são chamados de volta ao serviço para comandar a remodelada USS Enterprise em uma missão para salvar o planeta.

Star Trek II: The Wrath of Khan (Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan) (1982) – Disponível no Telecine Play

Em meio a sacrifícios e vinganças, o almirante Kirk e sua tripulação enfrentam o humano geneticamente modificado Khan Noonien Singh, personagem que deu as caras pela primeira vez no episódio “Space Seed”, da Série Clássica.

Star Trek III: The Search for Spock (Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock) (1984) – Disponível no Telecine Play

Dando continuidade à história de A Ira de Khan, a tripulação da Enterprise perde Spock, mas acredita que é possível trazê-lo de volta à vida. Kirk e seus amigos precisam retornar ao planeta Gênesis para recuperar o corpo do vulcano, e a missão não será tão simples quanto se espera.

Star Trek IV: The Voyage Home (Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa) (1986) – Disponível no Telecine Play

A tripulação da Enterprise se prepara para voltar à Terra, porém uma misteriosa sonda alienígena ameaça o planeta. Para salvar a humanidade, o capitão Kirk se vê obrigado a voltar no tempo e explorar a cidade de São Francisco em pleno século 20.

Star Trek V: The Final Frontier (Jornada nas Estrelas V: A Fronteira Final) (1989) – Disponível no Telecine Play

Ao chegar ao planeta Nimbus III, a tripulação da Enterprise-A descobre que um vulcano renegado chamado Sybok, meio-irmão de Spock, tomou representantes klingons, romulanos e da Federação como reféns.

Star Trek VI: The Undiscovered Country (Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida) (1991) – Disponível no Telecine Play

A Federação e o Império Klingon estão prestes a selar um acordo de paz até que, em rota para o local das negociações, os klingons são atacados, seu chanceler é morto e tudo indica que o ataque partiu da Enterprise.

Star Trek: The Next Generation (Jornada nas Estrelas: A Nova Geração) (1987-94) – Disponível na Netflix

Quase um século após as aventuras de Kirk e Spock, uma nova tripulação parte a bordo da Enterprise-D em uma missão para explorar novos mundos, conhecer novas civilizações e ir audaciosamente aonde ninguém jamais esteve. O seriado é protagonizado pelo capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart).

Star Trek: Deep Space Nine (Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine) (1993-99) – Disponível na Netflix

Comandada pelo capitão Benjamin Sisko (Avery Brooks), o primeiro protagonista negro da franquia, a série acompanha o dia a dia de uma antiga estação cardassiana remodelada pela Federação e posicionada perto do único buraco de minhoca estável conhecido no universo. Os eventos do seriado se dão cronologicamente após o episódio “Chain of Command”, da sexta temporada de A Nova Geração.

Star Trek: Voyager (Jornada nas Estrelas: Voyager) (1995-2001) – Disponível na Netflix

Em uma missão a bordo da USS Voyager, a tripulação liderada pela capitão Kathryn Janeway (Kate Mulgrew) é alçada por uma força misteriosa ao Quadrante Delta, região localizada a 70 mil anos-luz da Terra. Agora os tripulantes precisam lutar para sobreviver enquanto buscam uma forma de voltar para casa.

Star Trek: Generations (Jornada nas Estrelas: Generations) (1994) – Disponível no Telecine Play

No primeiro longa metragem protagonizado pelo elenco da série A Nova Geração, os capitães Picard e Kirk unem forças para impedir que o cientista Tolian Soran destrua um planeta inteiro a fim de adentrar uma realidade onde o tempo não tem significado.

Star Trek: First Contact (Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato) (1996) – Disponível no Telecine Play

Picard e tripulação voltam no tempo para o ano de 2063 com o objetivo de salvar o futuro depois de os temidos borgs alterarem a linha temporal e conquistarem a Terra. O filme é dirigido por Jonathan Frakes, ator que interpreta o primeiro oficial Riker.

Star Trek: Insurrection (Jornada nas Estrelas: Insurreição) (1998) – Disponível no Telecine Play

A Federação quer remover o povo do planeta Ba’ku depois de descobrir as propriedades rejuvenescedoras do local, mas o capitão Jean-Luc Picard decide desobedecer ordens superiores para ajudar o povo pacífico que vive em Ba’ku.

Star Trek: Nemesis (Jornada nas Estrelas: Nêmesis) (2002) – Disponível no Telecine Play

O capitão Picard e a tripulação da Enterprise vão ao planeta Romulus em uma missão diplomática de paz, mas lá são surpreendidos por uma rebelião liderada por Shinzon (Tom Hardy), que ameaça destruir a Terra.

Star Trek: Lower Decks (2020-) – Disponível no Paramount+

No melhor estilo Rick and Morty, a animação produzida por Mike McMahan mergulha na rotina dos tripulantes de baixa patente da USS Cerritos, uma nave de segundo contato sem qualquer relevância para a Frota Estelar.

Star Trek: Prodigy (2021-) – Disponível no Paramount+

Desenvolvida em parceria com a Nickelodeon para o público infantil, a terceira animação da franquia acompanha um grupo de jovens que sequestra uma nave abandonada da Frota Estelar no Quadrante Delta. Através de um holograma da capitão Kathryn Janeway, eles aprendem tudo sobre o universo e os valores da Federação.

Star Trek: Picard (2020-) – Disponível no Amazon Prime

Duas décadas após os eventos de Star Trek: Nemesis, Jean-Luc Picard está afastado da Frota Estelar e cuidando da vinícola de sua família na França até que o pedido de ajuda da jovem Dahj desperta no ex-capitão um chamado para uma aventura digna dos tempos de Enterprise.