CBS divulga imagens dos Short Treks animados

Nesta quinta-feira (14), foi ao ar pelo CBS All-Access nos EUA o último dos três Short Treks dedicados à tripulação do capitão Pike a bordo da Enterprise, “Ask Not”. Ao final, um pequeno trailer revelou imagens dos dois curtas animados que irão ao ar em 12 de dezembro.

Em “Ephraim and DOT”, vemos o encontro de um tardígrado e um robô de reparos da Enterprise (visto pela primeira vez em “Such Sweet Sorrow, Part II”), o que o título já sugeria. Ephraim era o nome que Bryan Fuller queria dar a um tripulante da USS Discovery que seria um tardígrado. (Por razões orçamentárias e práticas, a ideia foi abandonada e o tardígrado virou apenas um personagem passageiro, que apareceu em três episódios para depois sumir.) O nome era uma homenagem a Johann August Ephraim Goeze, zoólogo alemão que fez a primeira descrição dessas intrigantes criaturas, em 1773. Já DOT refere-se aos robôs DOT-7, mencionados em Discovery, mas sem uma explicação para a sigla.

A animação segue um padrão 2D e traços minimalistas, suavemente caricatos. O episódio será dirigido e musicado por Michael Giacchino, mais conhecido como compositor (e responsável pelas trilhas dos filmes de Star Trek produzidos por J.J. Abrams), o que faz pensar, junto com a natureza dos personagens, que veremos um musical. Eu apostaria até em algo lírico e etéreo, uma vez que os personagens envolvidos não são exatamente conhecidos por falarem demais. (Kirk R. Thatcher, o ator que fez o “punk no ônibus” em Jornada nas Estrelas IV: A Volta Para Casa, tuitou recentemente que gravou falas para o curta, mas, conhecendo o ator e a natureza do curta, talvez tenham sido grunhidos. A conferir.) Ao que tudo indica, estamos diante de um curta ao estilo de Fantasia, da Disney, mas em versão Star Trek.

“The Girl Who Made the Stars”, por sua vez, terá um estilo diferente, com animação 3D. Menos Disney, mais Pixar/DreamWorks. E o tema parece mesmo ser a lenda citada por Michael Burnham no começo da segunda temporada de Star Trek: Discovery.

Então, Michael disse: “Mil séculos atrás, na África, a tribo Kam Abathwa se reuniu para partilhar uma história. A saga de uma menina que encravou suas mãos nas cinzas da madeira e as atirou aos céus para criar a Via Láctea. E, escondida lá, um segredo enterrado entre as estrelas eternas, havia uma mensagem. Uma grande mensagem na garrafa feita de espaço e tempo, visível apenas para aqueles cujos corações estavam suficientemente abertos para recebê-la.”

O episódio será dirigido por Olatunde Osumsanmi, um dos diretores preferenciais desta nova era de Star Trek. E, confirmando o que Alex Kurtzman declarou recentemente, ambos se conectam ao que foi visto em Star Trek: Discovery, mas de forma não óbvia e surpreendente.

A estreia dupla marcará a volta da franquia ao mundo da animação, desde o cancelamento da Série Animada, em 1974.

Os dois parecem ser uma boa pedida também para o período de festas de ano novo, com um tom claramente familiar e acessível a todas as idades.

Infelizmente, não há sinal de quando eles serão distribuídos no mercado internacional (fora dos EUA ou Canadá). Eles devem em algum momento surgir na Netflix brasileira, mas não há data prevista para isso. Até agora, estão disponíveis apenas os quatro Short Treks da primeira temporada. O último da bateria de seis que compõe a segunda temporada, focado em Star Trek: Picard, vai ao ar em 9 de janeiro, nos EUA.