Assista grátis ao documentário de DS9 na internet!

O documentário What We Left Behind, lançado no ano passado em comemoração aos 25 anos de Deep Space Nine, agora pode ser visto gratuitamente na íntegra (com pausas para comerciais e com a opção de legendas apenas em inglês) no serviço de streaming Tubi, clicando aqui. O longa é dirigido por Ira Steven Behr, showrunner de  Star Trek: Deep Space Nine, e David Zappone, produtor da 455 Filmes, responsável por outros documentários de Star Trek, como Os Capitães e Caos na Ponte (ambos apresentados por William Shatner).

What We Left Behind traz à tona bastidores sobre a terceira série live-action de Jornada nas Estrelas, que foi ao ar entre 1993 e 1999, mostrando seu impacto e significado para a franquia. O documentário contém novas entrevistas com a maioria do elenco principal e recorrente. Exceção notável é Avery Brooks,o eterno capitão Sisko, que aparece apenas em gravações antigas. Os produtores disseram que Brooks acompanhou o trabalho no documentário e apoiou a produção, mas sentia que não tinha mais nada de novo a dizer sobre seu trabalho na série.

E o que talvez seja a maior atração do longa são cenas remasterizadas em alta definição da série. O processo foi financiado coletivamente por fãs e você nunca viu imagens tão fantásticas de Deep Space Nine antes. (Infelizmente, as únicas masters existentes dos episódios da série são em SD, definição standard, e um dos objetivos da produção era tentar despertar o interesse da CBS em fazer uma remasterização em Full HD, a exemplo do que foi feito com A Nova Geração. Até agora, não teve esse efeito.)

What We Left Behind contém cenas de bastidores e o resgate, por parte dos produtores, dos importantes avanços que Deep Space Nine promoveu na televisão, mesmo que seja rotineiramente ignorada em retrospectivas culturais. A série destacou atores negros como raras vezes se viu na TV até aquele momento.

Outro tema abordado é a saída da atriz Terry Farrell, ao final da sexta temporada, entre outras tantas curiosidades para deleite dos fãs.