Editores

Salvador Nogueira é jornalista científico, colaborador ocasional da imprensa especializada em televisão e ficção científica e criador do Trek Brasilis. Estudou jornalismo da USP (Universidade de São Paulo) e é desde sempre fã inveterado de Jornada nas Estrelas. Mas sempre guarda um tempinho para acompanhar as partidas do São Paulo FC ou ouvir um pouco de boa MPB ou clássicos do rock. Guarda similar entusiasmo pelo progresso da exploração espacial e espera ansiosamente a missão que levará o homem a Marte. É autor dos livros Rumo ao Infinito, publicado em 2005 em Editora Globo, Conexão Wright-Santos Dumont, lançado em 2006 pela Record, e coautor do Almanaque Jornada nas Estrelas, lançado em 2009 pela Editora Aleph.

Leandro Martins Pinto Magalhães é analista de sistemas de uma indústria paulista de médio porte, e mora em São Paulo. Seu interesse por Jornada nas Estrelas, além de cinema e também animação em geral, vem desde o início dos anos 80, mas sua participação mais ativa no fandom tem sido de 1998 para cá, através de diversos grupos de discussão, e como colaborador do fórum Jornada BBS e a partir do final de 2003, do Trek Brasilis. Alguns de seus outros interesses também incluem exploração espacial, História e assuntos afins, além de também escrever contos nas horas vagas, como a fan-fic Star Trek: Earth, DC.

Fernando Penteriche é jornalista. Na internet, foi um dos criadores da Base Estelar Nexus, um dos sites pioneiros em divulgar notícias do universo de Jornada nas Estrelas no Brasil. Desde 2000, é editor do Trek Brasilis.

Colaboradores

Ralph Antonio Pinheiro Cavalcante é formado em engenharia elétrica-eletrotécnica pela UFRJ e funcionário público federal. Nascido no Rio de Janeiro, é casado e mora em Castanhal, Pará. Fã de Jornada nas Estrelas desde a época da exibição na TV Record, não deixa também de curtir um bom rock progressivo e MPB, além de seus Flamengo e Paysandu.

hramos.jpg “Frank” Hollander Ramos é formado em Administração de Empresas, pós graduado em logística e comércio exterior, desenvolvedor de sistemas e também professor universitário. Gosta de séries em geral desde os anos 80, tendo especial interesse em SCI-FI, principalmente em Jornada nas Estrelas, Battlestar Galactica (2003) e Stargate.

Mariana Gamberger é formada em engenharia civil pela Unicamp, mas atualmente nao trabalha nesse campo. É apaixonada por Deep Space Nine, mas também gosta muito de “Farscape”, “Arquivo-X”, “C.S.I.”, além de tantas outras séries.

Fernando Rodrigues da Silva é engenheiro químico especializado em gestão ambiental atuante em Campinas, escritor de contos nas horas vagas. Apaixonado por cinema, em especial ficção científica. Cresceu sendo “educado” por autores como Asimov, Clarke e Bradbury. Nas horas vagas, tenta acompanhar suas séries favoritas, DS9, “C.S.I.”, “Seinfeld”.

Nívea Guimarães Doria é Bacharel em Letras Português-Espanhol pela UERJ, onde cursa o mestrado em Letras/Lingüística. Sua maior pretensão profissional desde a infância, no entanto, é ser escritora. Trekker por influência do pai e da avó paterna, é fã de DS9 e da Série Clássica. Assumidamente viciada em TV, suas séries favoritas são: “Homicide: Life on the Street”, “Ally McBeal”, “Boston Legal”, “Gilmore Girls”, “The 4400” e “Battlestar Galactica (2003)”. Fã de anime e dublagem em geral, já foi administradora e moderadora do Fórum DublaNet, no qual, atualmente, comanda a seção de entrevistas, intitulada Mesa Redonda.

Luiz Felipe do Vale Tavares é Analista de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduado em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi também professor de Direito na UNIFIEO de Osasco. Entre seus interesses estão Jornada nas Estrelas, cinema, literatura e classic rock.

Luiz Cláudio Castanheira dos Santos é mestre em engenharia mecânica e professor de cursos preparatórios no Rio de Janeiro. Organizou, por mais de quatro anos, encontros mensais gratuitos e assistenciais de Jornada nas Estrelas em sua cidade (Reunião-Trekker-RJ). Grande fã de Jornada, em particular de Deep Space Nine. Gosta também de música (Rock e Fusion principalmente), cinema (clássicos em todas as línguas e os novos filmes que honram tal tradição e espírito) e TV (especialmente quando escrita por David E. Kelley).

Daniel Sasaki é jornalista formado pela PUC-Campinas. Começou a acompanhar Jornada pelas reprises da Série Clássica na Rede Record, em 1994. Apaixonou-se por Voyager assim que descobriu que a nave-tema seria comandada por uma mulher. Além do universo trekker, também interessa-se por Aviação Comercial, Antropologia e História. Daniel é autor do livro Pouso Forçado (Ed. Record), que traz os bastidores do fechamento da Panair do Brasil pelo governo militar em 1965.

Carlos Santos é analista de suporte e atua na área de manutenção e suporte a servidores de rede. Casado e pai de uma filha, morador do Rio de Janeiro e torcedor do Flamengo, Carlos assiste a Jornada nas Estrelas desde sua estréia no Brasil pela TV Tupi. Fã de ficção-científica em geral, tem também interesse por história, aviação e navegação, além de Rock e MPB.

Alexandre Bortuluci é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado em Design e mora há mais de 20 anos em Vitória, cidade que considera a Oitava Maravilha do Mundo. Fã entusiasta de Jornada, não deixa de assistir nenhum episódio de qualquer uma das séries, tendo um carinho especial por Deep Space Nine. Entre seus inúmeros interesses, tem-se destaque o apreço de torcer para o Flamengo e ouvir “Pet Shop Boys”.