A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Geordi é reprogramado por Romulanos
para minar aliança Federação-Klingon

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44885.5.

A caminho de férias em Risa, Geordi é sequestrado pelos Romulanos e submetido a um procedimento de lavagem cerebral. Enquanto um sósia é enviado para substituí-lo no planeta, Geordi é forçado a passar por uma dolorosa série de experiências criadas para colocá-lo sob controle Romulano.

Enquanto isso, a USS Enterprise é enviada para escoltar o embaixador Klingon Kell até o sistema Kriosiano, onde uma das colônias Klingons está lutando por independência. O governador de Krios, Vagh, acusa a Federação de ajudar os rebeldes secretamente. Embora Picard negue a acusação, Vagh apresenta armas capturadas junto aos rebeldes que parecem ser da Federação.

Quando Geordi retorna, ele não tem nenhuma lembrança do que aconteceu com ele, pois sua memória foi substituídas pelas experiências de seu sósia em Risa. Logo após sua chegada, Data detecta a presença de emissões de banda E intermitentes, comumente associadas a transmissões Romulanas. O andróide tenta determinar a fonte das emissões e trabalha com Geordi na análise das armas rebeldes. Os dois logo percebem que os rifles foram manufaturados por Romulanos para parecerem como armas da Federação.

Picard supõe que os Romulanos estariam tentando destruir a aliança entre a Federação e o Império Romulano, o que parece acalmar os ânimos de Vagh. Mas não por muito tempo --logo depois o governador volta a contatar Picard e informá-lo de que os Klingons interceptaram um carregamento de armas a Krios, originado da Enterprise. Um exame de Data confirma que um transporte não-autorizado foi feito a partir da área de carga, mas os chips de memória no computador foram apagados para esconder a identidade do responsável.

Picard inicia uma investigação, e naves de guerra Klingons se descamuflam e cercam a Enterprise. O embaixador Kell se oferece para ir a Krios e convidar Vagh para acompanhar a investigação de perto, com o objetivo de convencê-lo das boas intenções da Federação.

Kell chama Geordi em seus aposentos e fica claro que o engenheiro está sob o comando do embaixador. Ele o programou para transportar as armas e agora o ordena a matar Vagh quando ele vier a bordo da nave, alegando estar agindo em nome da Frota Estelar.

A transmissão de Kell para Geordi produz outra emissão de banda E, que permite que Data descubra que o embaixador está por trás delas. O andróide rapidamente deduz o que está acontecendo e consegue impedir Geordi justamente no momento em que a tentativa de assassinato iria ocorrer. Kell é exposto como um traidor conspirando com os Romulanos e é colocado sob custódia de Vagh. Com a guerra evitada, resta apenas um trabalho à conselheira Troi: restaurar as memórias e a saúde mental do engenheiro-chefe da Enterprise.

 

Comentários:

"The Mind's Eye" apresenta uma trama de primeira linha, com elementos variados e interessantes, mas uma coisa que certamente ele abre mão é de uma alta dose suspense. A princípio, poderíamos pensar que trata-se de um erro por parte dos roteiristas de nos contar de antemão o que está se passando na Enterprise, em vez de permitir que descubramos junto com Data, ao final da história, o que está havendo.

Na verdade, essa opção deles é perfeitamente defensável --a idéia não era fazer um episódio de mistério, mas uma trama política. O foco não está em descobrir a ação dos Romulanos, mas sim convencer Vagh e os Klingons de que a Federação não está agindo contra seus interesses.

Nesse sentido, o grande esforço é fazer com que a corrida da tripulação para desvendar o mistério antes que seja tarde demais é mais do que suficiente para dar ao episódio a injeção de adrenalina de que ele precisa, sem grandes doses de ânimo à la Hitchcock.

A caracterização dos elementos da trama está muito bem feita. O embuste é tão sórdido e maquiavélico que praticamente mostra uma tarja "Made in Romulus" nele. A participação do embaixador Klingon na fraude, como aliado Romulano, é muito bem colocada, já criando um pano de fundo para a história que se desenrolaria no final desta temporada, quando uma guerra civil é instaurada entre duas facções em luta pelo poder no Império Klingon.

Assim também funciona a primeira aparição de Sela, a misteriosa filha de Tasha Yar com um Romulano, fruto dos eventos relatados em "Yesterday's Enterprise", da terceira temporada. Ela teria um papel ainda mais importante durante a guerra civil Klingon.

Curiosamente, embora Geordi seja o ponto central da história, o enredo faz dele apenas um marionete na mão do embaixador, perdendo uma oportunidade de desenvolver o personagem. o fenômeno não é sem precedentes. Em "Identity Crisis", a história também usou Geordi como foco, justamente de um modo em que ele acaba sendo pouco aproveitado. Mas no caso presente, não há dúvida de que vale a pena sacrificá-lo, só para privilegiar um enredo sensacional como este.

O conflito de Worf com os Klingons, em razão de sua descomendação (vista em "Sins of the Father"), também é interessante. Aliás, a título de nota, a sequência de episódios com temática Klingon talvez seja o maior (e melhor) exemplo do bom uso de continuidade em uma série visto em A Nova Geração.

Picard também tem algum destaque, ao precisar lidar com uma difícil situação diplomática --principalmente logo após ele impedir Geordi de matar o governador Vagh. Felizmente Data está lá para explicar tudo.

A exposição de Kell junto aos Klingons é uma das grandes cenas deste episódio. O ridículo pedido de asilo feito pelo embaixador a Picard é quase tão hilário quanto a resposta dada por Picard.

E para quem gosta de ação espacial, valeram as cenas em que a Enterprise está cercada por naves Klingons, em uma tomada muito semelhante (guardadas as devidas proporções, é claro) à vista em "The Enterprise Incident", da Série Clássica. A batalha pôde ser evitada, mas só a hostilidade daquela situação já valeu. Só não dá para dizer que a tensão estava no ar porque essas cenas foram no vácuo do espaço...

Por fim, o episódio sutilmente também se propõe a uma discussão filosófica: até onde o ser humano é diferente de uma máquina? Geordi foi tão facilmente reprogramado quanto um computador, deixando no ar a dúvida sobre a suposta dicotomia entre homem e máquina. Felizmente, ele nem se aventura pela busca de respostas --ainda faltam subsídios para definir a linha entre vida natural e artificial (embora A Nova Geração sempre enfatize o quão tênue ela é, por meio de Data).

Uma grande história, ação, reflexão, boa direção, boas atuações, Klingons, Romulanos e contextualização perfeita são alguns dos elementos que fazem de "The Mind's Eye" tão bom. Ele merece ser visto de uma perspectiva histórica, por estabelecer tão bem o clima das relações entre três grandes forças do quadrante Alfa, sem desmerecer nenhuma delas.

 

Citações:

Data - "Joking? Ah, 'Forced to endure Risa'. Your actual intent was to emphasize that you did enjoy yourself. Yes, I see how that can be considered quite amusing."
("Brincando? Ah, 'Forçado a ficar em Risa'. Sua verdadeira intenção era enfatizar que você se divertiu. Sim, vejo como isso pode ser considerado muito engraçado.")

Vagh - "You swear well, Picard. You must have Klingon blood in your veins."
("Você pragueja bem, Picard. Você deve ter sangue Klingon em suas veias.")

Trivia:

A atriz na sombra, interpretando Sela, a filha Romulana de Tasha Yar, não é Denise Crosby --ela foi apenas dublada pela atriz, durante a pós-produção. Crosby apareceria como Sela pela primeira vez em "Redemption, Part I".

O diretor deste episódio, David Livingston, voltaria a dirigir outro episódio da Nova Geração na quinta temporada, com "Power Play". Fã assumido do filme "The Manchurian Candidate", obra em que a história deste episódio foi baseado, Livingston tentou trazer algum ator do filme para participar como extra, mas não teve sucesso.

Pela primeira vez o nome de Majel Barrett-Roddenberry é creditado ao final do episódio como sendo a voz do computador da Enterprise-D. Isso será algo recorrente de agora em diante.

 

Ficha técnica:

História de Ken Schafer e Rene Echevarria 
Roteiro de Rene Echevarria
Direção de David Livingston

Exibido em 27/05/1991
Produção: 098

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Larry Dobkin como embaixador Kell
John Fleck como Taibak
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Edward Wiley como governador Vagh
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio