A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Data procura o amor e dá novo passo
na busca por sua própria humanidade

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44932.3.

A alferes Jenna D'Sora, se recuperando de um rompimento com seu namorado, subitamente começa a ver em Data algo mais que uma amizade. Após a jovem beijá-lo apaixonadamente nos lábios, o andróide resolve pedir conselhos a seus amigos sobre o que fazer e decide investir no novo relacionamento.

Já que ele não tem quaisquer emoções ou sentimentos, Data cria um programa especial para guiá-lo nas iniciativas amorosas. Entretanto, conforme seu relacionamento com Jenna progride, ele descobre que, em romances, o curso lógico nem sempre é o mais apropriado. Com isso em mente, ele decide iniciar uma discussão com Jenna, depois explicando que tomou a decisão porque seu estudo de dinâmica interpessoal sugere que conflitos muitas vezes fortalecem a ligação entre duas pessoas. Quando Jenna aponta que há algo artificial no comportamento dele, ele concorda, lembrando-a de que todos os seus comportamentos são baseados em um programa e, portanto, são artificiais.

Enquanto isso, a Enterprise explora uma nebulosa cujas propriedades nunca foram encontradas antes. Para investigar os efeitos que essas propriedades teriam sobre formas de vida, Picard decide visitar um planeta próximo. Durante a viagem, objetos começam a cair no chão misteriosamente, mas ninguém associa as estranhas ocorrências com a nebulosa. 

Quando a nave chega nas coordenadas do planeta, a tripulação descobre apenas espaço vazio, sugerindo que o astro teria desaparecido. Momentos depois, o planeta aparece diante dos olhos dos tripulantes. Uma pesquisa conduzida por Data sugere que a nebulosa pode estar causando pequenos vãos no tecido do espaço próximo, que causam a deformação de qualquer matéria que entra em contato com eles.

Partes da nave começam a desaparecer, e Picard percebe que todos estão em grande perigo, ordenando a imediata saída da nebulosa. Entretanto, a Enterprise é muito grande para manobrar evitando os vãos, e o capitão é obrigado a assumir a perigosa missão de pilotar uma nave auxiliar pela nebulosa à frente da Enterprise, guiando-a em segurança. 

Após a saída da nebulosa, Jenna chega aos aposentos de Data e diz a ele que não poderá mais continuar o relacionamento. Ele reconhece que seu namorado anterior era pouco emotivo e acha que sua atração por Data indicava um padrão. Data compreende a validade de sua opinião e concorda em interromper seu programa para namoro sem hesitar.

 

Comentários:

"In Theory" é mais um belo estudo sobre um dos personagens mais fascinantes de Jornada nas Estrelas --sim, estamos falando de Data. Desta vez, somos convidados a explorar o amor sob o ponto de vista do andróide, e o resultado dessa viagem pode ser definido, no mínimo, como muito divertido.

É bem verdade que em alguns momentos a caracterização de Data está aquém das capacidades já demonstradas pelo andróide. Todo mundo sabe que ele é capaz de movimento mais graciosos do que os aplicados quando ele convida Jenna a sentar-se ao seu lado para recebê-la em seus braços e dar-lhe um beijo.

Por outro lado, os acertos de Brent Spiner superam com folga seus pequenos exageros. As cenas em que um sedutor Data faz de tudo para deixar sua companheira confortável, ou a súbita briga entre os dois são momentos impagáveis.

Mais uma vez o andróide funciona como um belo espelho para nossa própria humanidade. Vê-lo "emular" uma paixão é quase tão agradável quanto estar apaixonado você mesmo, pela extrema sinceridade de suas intenções. E ver Jenna terminando com ele é quase tão triste, pelas mesmas razões. O que nos leva à paradoxal imagem de nos identificarmos com um personagem que, a rigor, deveria ser o mais diferente de nós. São justamente as diferenças que mostram o quanto a essência é a mesma, apesar das diferentes roupagens.

Os personagens principais são bem utilizados na trama de Data, oferecendo suas perspectivas únicas a respeito da situação do amigo andróide. Pessoalmente decepcionante foi a resposta de Picard, que mais lembrou o ranzinza das duas primeiras temporadas do que o capitão que nos acostumamos a ver nos anos subseqüentes.

Sobre a trama secundária, vale dizer que até mostrou alguma qualidade, levando em conta o fato de que sua existência se deu para meramente produzir a "falsa encrenca" do episódio, propiciando um senso de começo, meio e fim para a história. Vemos mais uma vez Picard tomando para si a responsabilidade de guiar sua nave em situação de crise, como ele já havia feito em "Booby Trap", da temporada anterior.

Em termos de direção, Patrick Stewart não teve muito a trazer para o episódio. Evitando muitas inovações, o ator conduziu bem o episódio por trás das câmeras, mas sem qualquer destaque digno de nota.

O episódio traz de volta o tema recorrente da busca da humanidade por Data, em suas várias facetas. Ele segue o padrão estabelecido em "Data's Day" --colocando o personagem em primeiro plano e deixando o enredo envolvendo a nave como pano de fundo. O resultado não é tão primoroso desta vez, mas funciona perfeitamente como um prosseguimento natural do eterno esforço do andróide por suplantar sua própria programação.

 

Citações:

Worf - "Klingons do not pursue relationships. They conquer that which they desire. However, Lt. D'Sora serves under my command. If she were mistreated, I would be very displeased ...Sir."
("Klingons não procuram relacionamentos. Eles conquistam o que querem. Entretanto, a tenente D'Sora serve sob meu comando. Se ela for destratada, eu ficaria muito insatisfeito ...senhor."

Data - "Captain. I am seeking advice on how to..."
("Capitão, estou procurando conselho em como...")
Picard - "Yes, I've heard, Data. And I would be delighted to offer any advice I can on understanding women. When I have some, I'll let you know."
("Sim, eu sei, Data. E eu ficaria encantado em oferecer qualquer conselho que eu puder sobre como entender as mulheres. Quando eu tiver algum, eu aviso.")

Jenna - "You didn't talk to the entire ship about us?"
("Você não falou sobre nós para a nave inteira?")
Data - "No. In actuality less than 1% of the Enterprise crew was involved."
("Não. Na verdade menos de 1% da tripulação da Enterprise foi envolvida.")

Trivia:

Após Jonathan Frakes, é a vez de Patrick Stewart (Picard) mudar de lado e dirigir um episódio da Nova Geração. Stewart voltaria a dirigir um episódio da série na quinta temporada, em "Hero Worship", mais um episódio centrado em Data.

O gato de Data mostrado em "Data's Day" recebe um nome: Spot. Porém mais tarde é revelado que ele na verdade é uma gata, que tem filhotes no episódio da sétima temporada "Genesis"

Michele Scarabelli, que interpreta o interesse romântico de Data Jenna D'Sora, é conhecida como Susan na série de TV "Alien Nation".

E o "alumínio transparente", "criado" por Scotty no século 20 ("Jornada nas Estrelas IV"), é citado neste episódio.

Whoopi Goldberg retorna como Guinan após sua última aparição, em "Night Terrors". Ela apareceu oito vezes nesta temporada, um recorde.

Rosalind Chao também retorna como a esposa de Miles O'Brien, Keiko, após sua última aparição em "Night Terrors". Nesta sua temporada de estréia, Chao apareceu em quatro episódios. Agora ela retornará em "Disaster", do quinto ano, onde dá a luz ao primeiro filho do casal O'Brien.

 

Ficha técnica:

Escrito por Joe Menosky & Ronald D. Moore
Direção de Patrick Stewart

Exibido em 03/06/1991
Produção: 099

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Michele Scarabelli como a alferes Jenna D'Sora
Rosalind Chao como Keiko O'Brien
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Pamela Winslow como alferes McKnight
Whoopi Goldberg como Guinan

Episódio anterior   |   Próximo episódio