Deep Space Nine
Temporada 1

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Conflito para testar lealdades de Kira
discute violência versus diplomacia

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

O espaço Bajoriano é invadido por uma nave Cardassiana que persegue Tahna Los, um membro de um grupo terrorista conhecido por seus atos de violência contra Cardássia, durante e após a ocupação.

O foragido pede asilo político a Sisko. Kira resolve interceder junto ao governo provisório para garantir a segurança do terrorista, após ele ter revelado suas intenções de abandonar os métodos violentos.

No entanto, mais tarde a major descobre que Tahna Los pretende contruir uma bomba poderosíssima, com propósito desconhecido. Kira encontra-se então dividida entre suas lealdades para com o "velho Bajor da época da resistência frente a ocupação Cardassiana" e para com o "novo Bajor do volátil governo provisório e seu pedido de cooperação para a Federação".

Por fim, ela decide apoiar Sisko e evitar a ação terrorista de Tahna, que pretendia explodir a Fenda Espacial.

 

Comentários:

"Past Prologue"
é um episódio que mostra as diferentes nuances para se chegar a um mesmo objetivo, a via política e a via revolucionária. A primeira é representada pela major Kira, que busca seus objetivos não mais pela força das armas, mas pelas negociações e a diplomacia.

Já a segunda é representada por Tahna Los, membro do Kohn-Ma, um grupo terrorista que luta contra os Cardassianos em defesa dos interesses Bajorianos. No fundo, ambos querem os mesmos objetivos.

A analogia lembra muito as diferenças de contraste entre o conceito de Social-Democracia, que pretende a ascenção do comunismo de forma gradual e diplomática dentro da sociedade, e o Socialismo Revolucionário pregado por Lenin, defendendo a luta armada como forma de instituir uma sociedade mais justa.

Tanto o episódio quanto a realidade histórica mostraram a opção mais saudável.

Outro destaque vai para o conflito entre Sisko e Kira sobre o pedido de asilo de Tahna Los. Ele se mostra duro
e crível. Em certo momento, devido à atitude da major de contatar o Comando da Frota pelas suas costas, Sisko diz a Kira: "Passe por cima da minha cabeça novamente e eu servirei a sua em uma bandeja!"

Isso, aliado a uma interessante trama envolvendo Tahna, Bashir, Garak, os Cardassianos e mesmo as Klingons Lursa e B'etor - irmãs de Duras -, produz um episódio com bom valor de entretenimento, sem esquecer dos seus personagens.

Quem recebe um tratamento especial é Kira, com direito a uma antológica cena entre ela e Odo, em que o oficial de segurança "decide" por ela o que ela deve fazer, após a discussão se encaminhar para tal decisão.

Ancorando o episódio temos a caracterização totalmente bidimensional de Tahna (e o fraco desempenho do ator Jeffery Nordling).

Para surpresa de todos, um episódio do tipo "lealdades testadas", na condição de apenas segundo episódio da série, emerge como um vencedor.

Citações:

Tahna Los - "I want Bajor for the Bajorans!"
("Eu quero Bajor para os Bajorianos!")

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Neste episódio ocorre a introdução antológica de (em suas próprias palavras) "plain, simple Garak". Elim Garak é vivido pelo extraordinário ator Andrew J. Robinson.

int.jpg (476 bytes) Este é o primeiro episódio que mostra a dupla Garak e Bashir em ação.

int.jpg (476 bytes) Há participações de Gwynyth Walsh como B'Etor e Barbara March como Lursa (as infames irmãs de Duras).

int.jpg (476 bytes) Susan Bay, que vive a Almirante Rolman neste episódio, é esposa de Leonard Nimoy.

int.jpg (476 bytes) Os crédito corretos para este episódio são: Kathryn Powers para história e Peter Allan Fields para roteiro.

int.jpg (476 bytes) Este é o primeiro episódio em que a frase "Gold Press Latinum" (traduzida para "ouro pára-látinum") é usada.

int.jpg (476 bytes) Neste episódio é citado pela primeira vez o grupo extremista-terrorista-Bajoriano Kohn-Ma e o nome da célula de resistência de Kira durante a ocupação Cardassiana: Shakaar.

Ficha técnica:

Escrito por Kathryn Powers
Direção de Winrich Kolbe
Exibido em 11/01/1993
Produção: 004

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Jeffery Nordling como Tahna Los
Andrew Robinson como Garak
Gwynyth Walsh como B'Etor
Barbara March como Lursa
Susan Bay como "a almirante"
Vaughn Armstrong como Gul Danar
Richard Ryder como "segurança Bajoriano"

Episódio anterior   |   Próximo episódio