Deep Space Nine
Temporada 1

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História lida com a perspectiva de uma
cultura diferente com bom desempenho

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

Uma nave proveniente do quadrante Gama pára em Deep Space Nine para reparos e o chefe O'Brien é designado para conduzir os trabalhos e fazer primeiro contato com os alienígenas.

Por ocasião disso ele conhece Tosk, um ser com modo de vida bastante excêntrico pelos padrões humanos.

Ao tornar-se amigo do alienígena, O'Brien acaba descobrindo que ele é uma presa criada especialmente para um jogo de caça conduzido pelos membros de sua espécie.

Quando os alienígenas chegam à estação para capturar Tosk, O'Brien desobedece à Primeira Diretriz e ajuda a presa a escapar.

 

Comentários:

"Captive Pursuit"
é mais uma análise de uma cultura supostamente bárbara no melhor estilo de Jornada nas Estrelas. É interessante notar que não importa o quão absurdo seja um costume para nós, para os que fazem parte daquela cultura, tudo não só é normal, como desejável.

Assim, para Tosk é uma honra ser caçado por seus colegas, por mais que pareça bárbaro para os padrões humanos.

O senso "alienígena" de Tosk e da "Caçada", enquanto não muito original, é bem apresentado, com boa execução (o roteiro não cai no óbvio truque do "tradutor universal incapaz de lidar com a linguagem dos nativos do quadrante Gama" e faz um bom trabalho em tratar respeitosamente as crenças dos "caçadores" e de Tosk).

A amizade de O'Brien e Tosk é outro bom ponto (a excelente maquiagem e a linguagem corporal de Scott MacDonald, que fornece um toque de inocência e um real senso de simpatia por Tosk mesmo após ele "fritar" uma meia dúzia de "caçadores" em sua fuga).

O final em que Sisko permite que O'Brien ajude Tosk a escapar e depois faz uma advertência ao engenheiro após o fato realizado é 100% espírito de Jornada.

Citações:

Tosk - "I am sorry. I have no vices for you to exploit."
(Sinto muito. Eu não tenho vícios para o senhor explorar.)

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Episódio contou com a participação de Gerrit Graham (que também pode ser visto interpretando um membro do Q-Continuum no episódio "Deathwish" da segunda temporada de Voyager) como o "Caçador".

int.jpg (476 bytes) A nota à imprensa fornecida pela Paramount lista Tim Burns e Michael Piller como co-autores deste episódio.

int.jpg (476 bytes) Durante a série muitos fãs especularam sobre a possibilidade da volta de Tosk e dos "Caçadores" e de sua possível relação com o Dominion. Os personagens nunca foram citados novamente durante a série, mas é interessante comparar. Tosk é criado exclusivamente para ser a presa na caçada e possui uma capacidade natural de camuflagem. Os soldados Jem'Hadar são criados pelos Fundadores exclusivamente para lutar e possuem também uma capacidade natural de ocultamento.

Ficha técnica:

História de Jill Sherman Donner
Roteiro de Jill Sherman Donner e Michael Piller
Direção de Corey Allen
Exibido em 01/02/1993
Produção: 006

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Gerrit Graham como "o Caçador"
Scott MacDonald como Tosk
Kelly Curtis como miss Sarda (Garota de Dabo)

Episódio anterior   |   Próximo episódio