Publicado originalmente
em 2002


Jornada nas Estrelas III
À Procura de Spock

STAR TREK III - THE SEARCH FOR SPOCK


 









 

Por Luiz Felipe do Vale Tavares

O Filme

A tripulação da Enterprise sai em busca do corpo de Spock, presumivelmente morto no filme anterior, mas ressuscitado pelos efeitos do planeta Genesis. Muitos fãs consideram esse terceiro filme como um dos mais fracos da série. O problema é que, comparado com o ótimo filme anterior, “A Ira de Khan”, o terceiro é mesmo muito inferior. Mas inferior não quer dizer necessariamente ruim. Ruim mesmo é só o filme V. Os filmes I, III, Generations e Insurreição não são exatamente ruins, mas sim insatisfatórios. “À Procura de Spock” é uma boa aventura e um excelente passa-tempo. É um típico filme de ficção dos anos 80. Há vilões maus (os Klingons, pela primeira vez como vilões em um filme de Jornada para o cinema), um planeta inóspito, naves de maquetes (viva as maquetes! Fora as naves CGI), lutas braçais entre o herói e o vilão etc.


Para o universo de Jornada nas Estrelas este filme contribuiu com vários aspectos: aprofundamento na cultura Vulcana, mais detalhes do próprio planeta Vulcano, a primeira aparição da USS Excelsior, a primeira aparição da nave de rapina Klingon, a destruição da Enterprise e a morte do filho de Kirk. Ele traçou parâmetros no universo de Jornada que são seguidos até hoje nas novas séries e filmes para o cinema.

A trilha sonora de James Horner é exatamente a mesma do filme anterior, com alguns novos arranjos. A trilha é ótima, mas passa uma sensação de repetição se assistirmos o terceiro filme logo após o segundo. Os efeitos especiais da Industrial Light & Magic (ILM) são inferiores aos efeitos do segundo filme e muito inferiores em relação ao primeiro. Nota-se que caíram de qualidade filme após filme ao invés de melhorarem. Mas, de qualquer forma, ainda há bons efeitos no terceiro filme para serem apreciados. Vulcano, por exemplo, ficou incrível. O trabalho de mesclagem da ILM com maquetes e matte-paintings resultou em belíssimos efeitos, principalmente na cena do altar em que é feita a restauração da memória de Spock.

Leonard Nimoy se mostrou um bom diretor, sabendo dosar aventura e humor nas medidas certas e até manter um clima de suspense que perdura durante o filme inteiro. A Paramount gostou do resultado e o chamou de volta para dirigir o quarto filme, superior ao terceiro e considerado um dos melhores da série.


Imagem

Jornada nas Estrelas III foi totalmente remasterizado e o resultado é incrível. O filme é apresentado em widescreen anamórfico na proporção de 2.35:1 e temos aqui um maravilhoso trabalho da equipe da Paramount.

A imagem é fantástica, com ótima nitidez e cores precisas. Além disso, a película utilizada está em ótimo estado de conservação, com nenhuma sujeira, sem arranhões e outras deteriorações devido ao tempo. Há um pouco de granulação em algumas cenas mais escuras, mas isso é perfeitamente normal em um filme de quase 20 anos de idade. O destaque fica por conta das cenas finais em Vulcano, em que o fantástico trabalho nos efeitos especiais da ILM em “matte-paintings” somada à glória do formato widescreen e a ótima qualidade de imagem do DVD propiciam um dos mais belos planetas alienígenas já mostrados no cinema.

Quanto à outros efeitos especiais cabe aqui uma ressalva. Como o DVD mostra o filme em resolução e nitidez muito superiores ao VHS, muitos “defeitos especiais” antes ocultos se mostram agora visíveis demais. Em praticamente todas as cenas em que há naves espaciais podemos ver o frame da película resultante da sobreposição de imagens, ou seja, podemos ver o recorte da película que compõe a imagem das naves. Isso distrai um pouco a atenção e quebra o clima do filme, pois ficamos prestando atenção nas imperfeições dos efeitos.


Som

Antes de Jornada III, a Paramount já havia remasterizado o áudio dos filmes IV e V, mas o resultado, embora satisfatório, estava longe de impressionar qualquer fã. Isso mudou agora.

Temos aqui um dos melhores trabalhos da Paramount no tocante à remixagem do som original estéreo para Dolby Digital 5.1. O áudio é simplesmente arrasador, com ótima resolução e agressividade. O canal do subwoofer é bem mais ativo do que nos DVDs dos filmes IV e V, e isso faz uma boa diferença. O melhor exemplo é a cena da primeira aparição da nave de rapina Klingon que faz a sala inteira tremer.

Quanto aos canais surround, nos DVDs dos filmes IV e V eles eram usados basicamente para realçar a trilha sonora. Agora neste disco esses canais são mais ativos e muitos efeitos sonoros são redirecionados a eles, criando uma ambientação mais realista, principalmente na cena da destruição do Planeta Gênesis.

Extras


O único extra é o trailer original de cinema, em widescreen anamórfico e com som mono. Faz anos que nenhum fã via esse trailer, provavelmente desde a exibição nos cinemas em 1984. Por isso é bem vindo.

A Paramount está trabalhando, nos EUA, em uma edição especial de Jornada III com vários extras como documentários, entrevistas, áudio com comentários etc. A previsão de lançamento é 22 de outubro deste ano. Aqui no Brasil ainda não há previsão de lançamento deste disco especial.

Conclusões

Um bom filme de Jornada em um ótimo DVD nos quesitos som e imagem. Ficou devendo quanto aos extras, mas há uma edição especial sendo preparada nos EUA. Aí fica uma dúvida, comprar a edição simples ou esperar a edição especial ?

Quem já comprou a edição especial nacional do primeiro filme comprovou que a Paramount sabe muito bem o que os fãs querem, pois a quantidade e qualidade dos extras é nota 10.
A edição especial do segundo filme, já lançada nos EUA, embora não tão completa como o DVD do primeiro, também é de excelente qualidade e traz ótimos extras. Tudo indica que a edição especial do terceiro também não decepcionará.

A melhor indicação é esperar a edição especial, pois certamente será lançada aqui no Brasil embora possa demorar algum tempo. Quem comprar agora certamente ficará tentado a comprar a edição especial, gastando mais uma vez com um mesmo produto e alimentando a ganância da Paramount brasileira que tem a cara de pau de lançar a edição simples por aqui sabendo que há uma edição especial no forno.

Obs: Só faltava agora a Paramount lançar no Brasil a edição simples do segundo filme quando já existe uma edição especial circulando no exterior.


Ficha Técnica


Extras:
Menu interativo, Seleção de Cena e um trailer de cinema

Vídeo:
Widescreen (2.35:1)

Áudio:
Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)

Legendas:
Inglês, Português e Espanhol

Ano de produção:
1984

Duração:
105 minutos

Data de Lançamento no Brasil (Região 4)
24/09/2002