Publicado originalmente
em 2001


Jornada nas Estrelas - Insurreição
STAR TREK - INSURRECTION


 









 

Por Luiz Felipe do Vale Tavares

O Filme

Nesse nono filme de Jornada nas Estrelas, um almirante da Frota Estelar, auxiliado por uma raça alienígena chamada So'na, planeja remover os Ba'ku, população de um planeta alienígena, para se apossar de um segredo que se encontra no planeta deles.

A tripulação da Enterprise-E, ao tomar conhecimento dos planos do almirante, desobedece as ordens da Frota Estelar para proteger os Ba'ku.

"Insurreição" é um filme que sofreu do mal "fazer por fazer", ou seja, é um filme que foi feito apenas para manter um ciclo de um filme de Jornada nas Estrelas a cada dois anos. A história é muito simples, sem reviravoltas, usando vários elementos de episódios passados, sem muita ambição e sem muita criatividade. 
Entretanto, mesmo com todos esses elementos negativos, Insurreição é um bom filme. Tem boas atuações, boa direção de Jonathan Frakes, cenas de aventura legais, humor (embora exagerado às vezes), bons efeitos especiais e garante simples diversão pelas quase duas horas de duração.

A produção não é tão caprichada como em "Primeiro Contato". Os sets de filmagem se resumem à cidade dos Ba'ku, que, fora as casas em si, tudo em volta é uma paisagem campestre californiana sem um mínimo de disfarce para parecer um planeta alienígena. Seria legal se os técnicos de efeitos especiais colocassem mais algumas luas no céu, que por sua vez poderia ter uma tonalidade diferente, e coisas do tipo. Ah, me esqueci do bichinho de estimação do garoto que foi gerado por computador. Bom... fora o tal bichinho, tudo que vemos em volta é a nossa boa e velha Terra.

Os efeitos especiais também não são tão bons como em "Primeiro Contato". Como a ILM (Industrial Light & Magic) estava ocupada com "Star Wars: A Ameaça Fantasma", a produção teve de recorrer à Blue Sky, que é uma empresa muito competente, mas não tão boa quando a ILM. Todas as naves foram geradas por computador e como resultado tivemos uma certa artificialidade no produto final. Muitas cenas no espaço pareciam mais 2D do que 3D. Eu ainda acredito que, em filmes de ficção científica, uma boa maquete é, em ternos de realidade e eficiência, muito superior a uma imagem gerada por computador.

Concluindo, temos uma boa aventura que poderá entreter, desde que não seja acompanhada com muitas expectativas.

Imagem

A Paramount realizou um excelente trabalho no tocante à imagem de "Insurreição" --ela é bem definida, todos os detalhes em cena são visíveis e as cores são vivas. Temos às vezes a impressão de estar diante de uma imagem tridimensional, principalmente nas cenas no planeta Ba'ku.

O filme é apresentado em widescreen anamórfico na proporção de 2,35:1. Tal resulta em uma experiência cinematográfica onde a cópia em VHS fica a anos-luz de distância.

A autoração do DVD é perfeita e não há sinais de compressão de vídeo. Os menus são simples e sem imaginação, mas são de fácil navegação.

Som

O áudio é apresentado em inglês (Dolby Digital 5.1) e espanhol (Dolby Surround). Para quem tem crianças em casa ou prefere ver filmes dublados, infelizmente a opção de áudio em português não está presente.

O DVD tem espaço mais que suficiente para mais uma trilha de áudio adicional, lembrando que o "Insurreição" para Região 4 é idêntico ao Região 1, com apenas uma única diferença, o importado tem três trilhas de áudio (inglês 5.1, inglês 2.0 e francês 2.0). Portanto, concluímos que a Paramount poderia muito bem incluir o áudio em português na nossa edição.

Eu particularmente não gosto de filmes dublados, mas acredito que todos os DVDs devem vir com opção de áudio em português, quando disponível, pois deve-se agradar a todas as preferências, principalmente para quem tem crianças pequenas em casa.

O som em inglês Dolby 5.1 é excelente, mas não tão bom quanto o de "Primeiro Contato"; principalmente pelo fato de esse ser um filme um pouco mais calmo, com menos cenas de ação e explosões. As caixas de som surround trabalham para valer na cena em que Picard e cia. são atacados no planeta Ba'ku pelas sondas com transporte. O subwoofer também faz a sala tremer sempre que a Enterprise passa pela tela.

O áudio em espanhol está disponível em simples estéreo surround.

O DVD tem opções de legendas em inglês (ótimo para treinar essa língua), português e espanhol.

Extras

As primeiras versões em DVD dos filmes de Jornada lançadas nos EUA não possuem grandes extras. Portanto, não é de se esperar que aqui fosse o contrário.

Pelo menos "Insurreição" é o único DVD de Jornada a contar com um curtíssimo making of de 5 minutos (!!!) mostrando os bastidores. É pequeno, mas é interessante, principalmente para vermos uma amostra da amizade entre o elenco.

Também contém dois trailers de cinema bem legais, com opção de áudio 5.1.

Ficha Técnica

Extras:
Menu interativo, Seleção de Cena, Trailer Teaser, Trailer de Cinema e Bastidores

Vídeo:
Widescreen (2,35:1) anamórfico

Áudio:
Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)
Espanhol (Dolby Digital 2.1 Surround)

Legendas:
Inglês, Português e Espanhol

Ano de produção:
1998

Duração:
103 minutos

Data de Lançamento no Brasil (Região 4)
19/06/2001