A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Peça imprime mais realismo à ficção de
Jornada ao mostrar pensar alienígena

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45047.2.

A Enterprise recebe um sinal das "Crianças de Tama", uma raça alienígena que não é conhecida por ter um passado violento, mas cuja linguagem é considerada "incompreensível" para os humanos. Encontrando os Tamarianos em órbita de um planeta desabitado, Picard e sua tripulação tentam estabelecer relações diplomáticas. Mas, mesmo após várias tentativas de diálogo entre o capitão da Enterprise e Dathon (seu contraparte Tamariano), nenhum dos dois consegue entender o outro. De repente, Dathon se vira para ele, armado com duas adagas, e os dois capitães são imediatamente transportados para a superfície do planeta. 

Riker e o resto da tripulação descobrem que é impossível teleportar Picard de volta à nave, graças a um campo gerado pela nave Tamariana. Na superfície, Dathon continua a oferecer a Picard uma de suas adagas, mas o capitão da Enterprise recusa a oferta, alegando que não lutaria com o alienígena.

Dathon na verdade não quer lutar. Suas boas intenções são comprovadas quando, ao cair da noite, o capitão Tamariano oferece a Picard fogo para combater o frio noturno, ajudando o humano a conseguir dormir. Ao acordar, na manhã seguinte, Picard não encontra Dathon. Ele começa a examinar os objetos pessoais do alienígena, na tentativa de entender suas intenções. Subitamente, sua investigação é interrompida pela voz de Dathon seguida pelo rugido de um animal. 

Perseguido por um bicho grande e feroz, Dathon volta a oferecer uma adaga a Picard, que desta vez é aceita. Ao tentarem se comunicar para estabelecer uma luta mais eficiente contra o animal, Picard descobre que os Tamarianos se comunicam por exemplos, e os nomes próprios e lugares que eles citam são referências a situações de sua história. Iluminado por esse princípio, Picard é capaz de iniciar uma comunicação com Dathon, que responde entusiasticamente. 

Enquanto isso, Riker envia Worf e um grupo avançado à superfície, por meio de uma nave auxiliar, para resgatar o capitão. A nave, entretanto, é bloqueada por um tiro perfeito da nave Tamariana, que danifica o veículo impedindo que ele possa chegar à superfície.

Enquanto isso, Picard e Dathon se coordenam para combater a criatura, mas seus esforços são interrompidos por uma tentativa de teleportar o capitão da Enterprise de volta à nave. Ele é desmaterializado momentaneamente, e Dathon, sozinho, fica vulnerável ao ataque do animal.

Enquanto o capitão Tamariano encontra morte lenta, Picard descobre que a situação de dois líderes se unindo para combater um inimigo comum é parte da mitologia alienígena, e subitamente percebe que Dathon o levou ao planeta especificamente para lutar contra a besta junto dele e iniciar relações diplomáticas entre as duas culturas. 

Após inúmeras tentativas, a tripulação finalmente consegue teleportar Picard. De volta à nave, ele consegue se comunicar com os Tamarianos e evitar um combate entre as duas naves. Usando o método alienígena de comunicação, ele conta como Dathon morreu e expressa sua admiração pelo capitão alienígena.

O conflito é evitado e Picard fica apenas questiona, caso os papéis fossem invertidos, se ele seria capaz de dar a vida para tentar estabelecer comunicação com outra espécie.

 

Comentários:

"Darmok" é um episódio maravilhoso porque consegue combinar perfeitamente os elementos mais fantasiosos de Jornada nas Estrelas com uma história que reflete um contexto mais realista do ponto de vista da ficção científica. Afinal de contas, seria mesmo muito surpreendente se a maior parte dos alienígenas da galáxia pensasse de forma tão similar aos humanos como geralmente acontede em Jornada.

Embora o tipo de raciocínio desenvolvido pelos Tamarianos ofereça alguns empecilhos ao surgimento de idéias mais abstratas, necessárias ao aprimoramento tecnológico que os levaria eventualmente ao espaço, ainda assim o valor do conceito aplicado ao episódio (o reconhecimento de que o modo de pensar de um alienígena deve ser, por definição, "alienígena") é inestimável.

Não fosse só pelo belo conteúdo de ficção científica, o episódio também seria um vencedor pela própria estrutura da narrativa. O envolvimento que a audiência estabelece com os personagens, principalmente a empatia emanada do capitão Dathon (crédito para Paul Winfield, que interpreta seu personagem com força e emoção incríveis), é admirável.

O roteiro é construído para que soframos com as mesmas dificuldades de Picard para entender aqueles diálogos amalucados das "Crianças de Tama", de modo a nos transmitir o mesmo senso de pioneirismo, exploração e mistério vivido pelos tripulantes da Enterprise.

O final da história é tocante. Depois de todo o esforço para estabelecer comunicação, a morte de Dathon é mais um lembrete do custo que há em cada grande descoberta --muitas vezes envolvendo de fato a morte de muitas pessoas. O esforço do capitão, entretanto, não foi em vão, como Picard pôde demonstrar na cena final do episódio.

Aliás, o senso de camaradagem que se estabelece entre os dois líderes é mais um dos aspectos notáveis desse roteiro. É interessante ver um pouco mais do lado "explorador e intelectual" do capitão Picard, ao ser introduzido em uma situação de "intercâmbio cultural forçado". E nem é preciso elogiar mais o lado nobre de Dathon, se sacrificando pelo entendimento entre sua cultura e a da Federação.

Do ponto de vista técnico, o episódio é muito bem executado. Além de uma direção competente de Winrich Kolbe, temos belos efeitos especiais, como o da criatura na superfície --sutil o suficiente para que não a vejamos em detalhes, mas forte o suficiente para que saibamos que ela está por lá e pronta para fazer picadinho dos dois capitães. Em termos de tomadas espaciais, fica apenas a crítica para os disparos de feiser da Enterprise pelos tubos de torbedos fotônicos, um erro bobo e que poderia ter sido evitado facilmente.

Fica também um destaque para a bela maquiagem dos Tamarianos, que apesar do uso extenso de próteses de borracha, permite que Winfield expresse todo o seu talento interpretativo. O figurino (que mostra, inclusive, a estréia de um uniforme "alternativo" de Picard, blusa cinza e casaco vermelho, que ele usaria ao longo de toda a quinta temporada) também não deixa por menos.

Finalmente, vale apontar que esse episódio tem uma característica especial: apesar da incrível qualidade, ele não resiste a múltiplas assistidas. Por ter como essência da história o desvendamento do mistério Tamariano (por parte de Picard e da audiência), uma vez que descobrimos o que é afinal "Darmok e Jilad em Tanagra", boa parte da magia acaba se perdendo. Resta apenas a apreciação das brilhantes interpretações e a reflexão sobre o quão mais complicado do que ligar um tradutor universal pode ser o contato com uma cultura alienígena.

 

Citações:

Dathon - "Darmok and Jilad in Tanagra."
("Darmok e Jilad em Tanagra.")

Trivia:

O capitão Tamariano Dathon é interpretado por um velho conhecido dos fãs de Jornada. Trata-se de Paul Winfield, o capitão da USS Reliant (Jornada nas Estrelas II), Clark Terrell.

O episódio é dirigido por Winrich Kolbe, o mesmo diretor de "All Good Things...", o episódio final da Nova Geração. Kolbe dirigiu ainda o episódio piloto de Voyager, "Caretaker".

A atriz Ashley Judd interpreta aqui a alferes Robin Lefler. A Warner acaba de anunciar que vai produzir um filme com as aventuras da Mulher Gato e Ashley, de sucessos como "Risco Duplo" e "Beijos Que Matam", vai interpretar a personagem, que já fez sucesso com Michelle Pfeiffer. A atriz tem um currículo respeitado com vários filmes de sucesso, como em "Smoke", "Fogo Contra Fogo", ambos em 1995, e em "Tempo de Matar", em 1996. Ashley ainda atuou no filme para TV "Norma Jean and Marylin", fazendo o papel de Marylin Monroe jovem. Ganhou por essa interpretação uma nomeação ao Emmy. A sua personagem na Nova Geração, alferes Lefler, ainda voltará a aparecer no episódio "The Game", desta mesma temporada.

Repare no incrível "blooper" deste episódio, quando a Enterprise dispara uma rajada feiser diretamente do lançador de torpedos!!!

 

Ficha técnica:

História de Philip Lazebnik e Joe Menosky
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Winrich Kolbe

Exibido em 30/09/1991
Produção: 102

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Paul Winfield como capitão Dathon
Richard James como o primeiro-oficial Tamariano
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Ashley Judd como alferes Robin Lefler

Episódio anterior   |   Próximo episódio