A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Picard e amiguinhos voltam a ser
crianças, em legítimo estupro científico

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46235.7.

De volta de uma licença de férias, Picard, a alferes Ro, Keiko O'Brien e Guinan se vêem às voltas com o perigo a bordo de sua nave auxiliar. Miles O'Brien consegue teleportá-los de volta à Enterprise, mas uma falha no sistema do transporte os converte em crianças com idade aparente de 12 anos.

Beverly examina o grupo e descobre que, embora seus corpos tenham mudado, suas mentes permanecem intactas. Entretanto, quando o jovem Picard tenta retomar seu comando e liderar sua tripulação como se nada tivesse acontecido, sua equipe começa a ter dificuldades para levá-lo a sério. Por causa disso, Beverly o convence gentilmente de temporariamente ceder o comando a Riker.

Mais tarde, Geordi descobre que os tripulantes transformados foram afetados por um campo de reversão molecular, que fez com que o transporte cortasse de suas células o pedaço do código genético responsável por suas atividades metabólicas da idade adulta. O engenheiro acredita que o transporte pode ser usado para reverter o processo e restaurar o grupo de volta ao normal. Mas antes que eles possam iniciar o processo, a nave é atacada sem aviso por duas naves Klingons.

A tripulação tenta retaliar, mas as naves inimigas conseguem derrubar os sistemas de energia da Enterprise. Subitamente, Worf capta assinaturas de transporte em três áreas de carga. Conforme a tripulação se prepara para defender a nave contra os invasores, dois Ferengis se materializam na ponte. Seu líder, Turin, chega e informa Riker e os demais de que ele declara a Enterprise perdida e está iniciando operações de resgate, de acordo com a lei Ferengi. Se a tripulação se recusar a cooperar, eles serão executados.

A jovem Guinan aponta ao jovem Picard e seus colegas que sua aparência infantil pode ajudá-los a deter os Ferengis sem que os inimigos saibam o que eles estão tramando. Usando o computador das crianças, na sala da escola, eles obtêm um diagrama dos sistemas internos da nave e o usam para coletar hiposprays. Guinan e Ro escalam um tubo Jefferies para dar continuidade ao plano a partir da engenharia. O único problema é a necessidade de obter acesso à ponte.

Para conseguir isso, Picard finge ser o filho de Riker e consegue convencer um dos Ferengis a levá-lo à sala de observação, onde ele poderá conversar com o pai. Durante o diálogo, o capitão discretamente pede a Riker que permita que ele acesse os sistemas do computador por meio do terminal da escola. Infelizmente, os Ferengis também estão exigindo acesso ao computador e estão ameaçando matar todas as crianças a bordo se Riker não cooperar.

Felizmente, as "crianças", com a ajuda de Alexander, o filho de Worf, conseguem deter os Ferengis antes que isso ocorra. Depois de despachar os invasores, Beverly e O'Brien usam o transporte para restaurar o grupo a seu estado adulto normal. Mas não é sem um certo ressentimento por parte de Ro, que pela primeira vez descobriu que a infância pode ser uma experiência positiva.

 

Comentários:

O que aconteceria se Picard e alguns de seus tripulantes, sem mais nem menos, virassem crianças? É nesse "high-concept" que está ancorado "Rascals", uma tentativa bem-humorada de dar uma segunda infância ao capitão da Enterprise, Guinan, Ro Laren e Keiko.

Uma coisa que todo roteirista tem em mente é que toda idéia aparentemente interessante só pode se converter em um bom episódio se for também factível e minimamente verossímil. Infelizmente, neste caso, por mais que pudesse ser legal ver um Picard de 12 anos perambulando pela nave, os roteiristas cometem todo tipo de "licença" para fazer a premissa funcionar em seus próprios termos.

O que obriga, necessariamente, o telespectador a esquecer qualquer tipo de conteúdo mais pensante que o episódio possa querer passar, em favor do único fator que poderia ser preservado em circunstâncias como essa: o entretenimento moderado e acrítico.

Por esse ponto de vista, o episódio até funciona. Há cenas hilárias, como a em que Riker finge estar explicando ao Ferengi o funcionamento dos computadores da Enterprise (lembrando, guardadas as devidas proporções, a sensacional explicação de Kirk aos gânsters de "A Piece of the Action" do jogo de cartas conhecido como Fizzbin) ou ainda a em que o Picard-criança chama destraidamente Riker de "Número Um", para depois corrigir para o Ferengi, justificando que Riker seria o "papai número um" dele!

Em compensação, toda vez que o episódio tenta ser mais sério, como na subtrama envolvendo Ro Laren e Guinan, em que a sábia barwoman tenta convencer a traumatizada Bajoriana de que a infância é algo que vale a pena de se curtir, ele fracassa terrivelmente. Embora o tema envolvendo Ro seja até apropriado, ele destoa do tom "possível" do episódio, tornando qualquer tentativa de tratá-lo seriamente inútil. É embaraçoso ver Laren ao fim do episódio se divertindo com seu conjunto de giz de cera, acompanhada pela "titia" Guinan.

As situações "sérias" de Picard (tentando se impor junto à sua tripulação, apesar de sua aparência) e de Keiko (voltando para o seu marido como uma criancinha, causando em Miles um óbvio conflito interno) poderiam até sustentar um bom episódio por si mesmas, mas acabam perdidas no mar de confusão em que o segmento mergulha.

Tudo isso sem mencionar o estupro científico cometido pela premissa. Como se não bastasse termos de lidar com mais uma falha do teletransporte, movida única e exclusivamente a tecnobaboseira, ainda temos de aguentar a explicação "genética" para a regressão fisiológica de Picard e de seus comandados, com a "invenção" de um trecho inexistente do material genético humano! É muita forçação de barra para um episódio só.

Para completar, uns poucos Ferengis renderem uma nave com mais de mil pessoas a bordo, com ou sem capitão, é uma idéia ridícula. Algo similar seria feito mais tarde em Enterprise ("Acquisition"), mas no caso da nave do século 22, o número de pessoas é reduzido por um fator de dez, o que torna a premissa (ligeiramente) mais factível. De toda forma, uma bola fora.

Esse tipo de forçação de barra é a maior fraqueza do episódio. Ele parece o tempo todo estar agindo como aquele sujeito teimoso que força ao máximo para encaixar as peças erradas do quebra-cabeça no lugar que ele quer, só para completar a figura. No fim, ele até tem uma figura completa, mas fica escancarado o fato de ele ter encaixado peças erradas e ter embaralhado a imagem em alguns pontos. Nada se encaixa perfeitamente em "Rascals".

Do ponto de vista das atuações, o único convidado que merece real destaque é David Tristan Birkin, que interpreta o jovem Picard. Sua impostação de voz (e não é só o sotaque) está bem similar à de Patrick Stewart, quase nos convencendo de que aquele é de fato um Jean-Luc rejuvenescido.

Isis Jones fez um trabalho regular como a jovem Guinan, assim como Caroline Junko King, como Keiko. Já Megan Parlen, como Ro Laren, deixou muito a desejar, não só por sua atuação, mas pelo papel ingrato que os roteiristas prepararam para ela.

Com tudo isso dito, vale ressaltar que do ponto de vista de execução o episódio é bem trabalhado, e pode até divertir a audiência, se ela souber encarar o segmento com muitas pitadas de sal. A regra aqui é: não "ligue" seu senso crítico, só siga com a correnteza e divirta-se --exatamente como uma criança faria.

 

Citações:

Riker - "Okay, Morta. The Enterprise computer system is controlled by three primary main processor cores, cross-linked with redundant melacord-remastat 14-kiloquad interface modules. The core element is based on an FTL nanoprocessor with 25 bilateral kelalacterals. With 20 of those being slaved into the primary Heisentram terminals. Now, you know what a bilateral kelalacteral is?"
("Ok, Morta. O sistema de computador da Enterprise é controlado por três núcleos processadores principais primários, com ligações cruzadas com módulo de interface melacord-ramastat de 14-kiloquad redundantes. O elemento do núcleo é baseado em um nanoprocessador FTL com 25 kelalacterals bilaterais. Com 20 desses escravizados nos terminais Heisentram primários. Agora, você sabe o que é um kelalacteral bilateral?"
Morta - "Of course I do, human. I am not stupid!"
("Claro que sei, humano. Eu não sou estúpido!")
Riker - "No. Of course not. This is the isopolivial interface which controls the main feremental drive unit. DON'T touch that, you'll blow up the entire feremental drive."
("Não. Claro que não. Esta é a interface isopolivial que controla a unidade de força feremental principal. NÃO toque nisso, você irá explodir a unidade feremental inteira.")
Morta - "What!? Wait, what is a... a feremental drive? Just explain it to me."
("O quê!? Espere, o que é uma... uma unidade feremental? Só explique para mim.")
Riker - "That is the feremental drive unit. It controls the remastat core and keeps the ontarien metafold at 40.000 KRGs. The feremental drive is powered up..."
("Essa é a unidade de força feremental. Ela controla o núcleo remastat e mantém o limite ontarien em 40.000 KRGs. A unidade feremental é energizada por..."

Riker - "So, one more time. The remastat kiloquad capacity is a function: square-root the intermix ratio times the sum of the plasma injector quotion."
("Então, mais uma vez. A capacidade kiloquad do remastat é uma função: extraia a raiz da taxa de intermixagem vezes a soma do quociente do injetor de plasma.")

Trivia:

O diretor do episódio é o filho de Leonard Nimoy, Adam Nimoy. Ele também dirigiu "Timescape", ainda da sexta temporada, e foi assistente do diretor Nicholas Meyer em "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida". Adam estudou para ser advogado, porém não seguiu a carreira devido ao histórico do show-business de sua família. 

Michelle Forbes aparece aqui como Ro Laren. É a única participação dela na sexta temporada, e voltará agora apenas no penúltimo episódio da série, "Preemptive Strike", na derradeira sétima temporada.

Indagada sobre como os Ferengis conseguiram adentrar tão facilmente a Enterprise-D, a produtora Jeri Taylor simplesmente respondeu: "Você acreditaria que quatro crianças conseguiriam tomá-la de volta dos Cardassianos?"


Ficha técnica:

História de Ward Botsford & Diana Dru Botsford e Michael Piller
Roteiro de Allison Hock
Direção de Adam Nimoy

Exibido em 02/11/1992
Produção: 133

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Whoopi Goldberg como Guinan
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Brian Bonsall como Alexander Rozhenko
Rosalind Chao como Keiko O'Brien
Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador
David Tristan Birkin como o jovem Picard
Isis Jones como a jovem Guinan
Caroline Junko King como a jovem Keiko
Mike Gomez como Lurin
Tracey Walter como Berin
Michael Snyder como Morta
Megan Parlen como a jovem alferes Ro Laren
Morgan Nagler como um garoto
Hana Hatae como Molly O'Brien

Episódio anterior   |   Próximo episódio