Publicado originalmente
em 10 de março de 2003


Peter Duryea: salvo por Jornada
Saiba mais sobre o ator que não teve uma vida longa no cinema, mas achou sua vocação de vida na preservação ambiental


 









 


por Rosimeire Anne

Gene Roddenberry o escolheu para interpretar José Tyler, o mais jovem oficial da ponte a bordo da nave Enterprise, no primeiro piloto da Série Clássica "The Cage". Com o rapa promovido pela NBC em preparação para um novo piloto, o papel acabou sendo cortado. Mas sua rápida participação no programa já garante um espaço para o ator no coração dos fãs -- e na história da indústria do entretenimento. É provavelmente tudo o que vai ser preservado de sua carreira no século 21, graças à remasterização da série para o lançamento em DVD. 

Peter Duryea nasceu dia 14 de julho de 1939 em Los Angeles, Califórnia (EUA). Ele é filho do ator Dan Duryea, que ficou famoso no cinema por suas interpretações como vilão em filmes policiais e western. Apesar de ter nascido no seio da indústria do entretenimento, o jovem Duryea trabalhou em poucos filmes e séries de televisão.

Com sua boa aparência americana, Peter era bem natural ao interpretar homens de olhar sedutor. Mas ele tinha também uma considerável habilidade na arte de representar, adicionando um belo bônus à sua aparência de garoto bonito -- ele interpretou o diabo da maneira mais visceral e engenhosa.

Se Roddenberry só conseguiu dar a Peter um papel num único episódio, o produtor de "Dragnet", Jack Webb, fez muito mais, escalando Duryea para fazer vilões em uma seqüência de episódios de "Dragnet", mais notavelmente no episódio intitulado "Intelligence - DR-34", em 1969, no qual Duryea interpreta um ambicioso membro de um armado e perigoso grupo paramilitar de direita. 

Ele também interpretou jovens de bom coração e estudantes em séries como "Family Affair".


Em filmes de longa-metragem, o trabalho de Duryea ficou limitado a grandes papéis em produções de pequeno orçamento, como "Catalina Caper", e a personagens de pouca importância, em filmes como "The Carpetbaggers". Em contraste com seu pai, que fez muitos filmes e séries durante décadas, o jovem Peter parou com seu trabalho nas telas no começo dos anos 1970. 

No fim dos anos 70, o agora "vovô" Peter, que deixou uma carreira lucrativa em Los Angeles, achou seu lugar longe de Hollywood: a natureza. É isso mesmo, José Tyler virou um abraçador de árvores daqueles.

Duryea é membro fundador da Guiding Hands Recreational Society, entidade sem fins lucrativos que financia um parque natural voltado para acampamento, o Tipi Camp. A instalação, localizada às margens do lago Kootenay, sudeste da Columbia Britânica (Canadá), oferece workshops e retiros desde 1988. Duryea diz que "a natureza é basicamente pacífica e opera como uma grande cooperativa".

Essa é uma das razões pelas quais os jogos realizados no Tipi Camp são todos não-competitivos. Para quem briga no acampamento, a punição é "severa": os encrenqueiros são levados ao Poste da Paz, plantado e esculpido em 1988, onde são obrigados a ficar frente a frente para que "olhem um nos olhos do outro e resolvam a diferença". 

"Nós usamos apenas quatro de nossos sentidos", diz Peter Duryea, "Nós temos por volta de 53 sentidos que nos conectam à natureza, como cordões umbilicais, mas a maioria deles atrofiaram porque passamos 99% de nosso tempo entre quatro paredes." Sua referência aos 53 sentidos vem da pesquisa de Michael Cohen, professor de ecopsicologia aplicada (!) da Universidade Greenwich, no Estado de Washington (EUA). A filosofia do acampamento é baseada em "observações sobre como a natureza trabalha e como nossa mente opera, e a distância entre as duas". A meta é justamente reduzir essa distância.

 

De junho até setembro, centenas de pessoas de todas as idades vão para o Tipi Camp, levando embora consigo nada mais do que experiência e deixando uma insignificante pegada. O programa se propõe a "desafiar todas as pessoas", diz Duryea, "juntamente com exercícios espirituais para se sintonizar com a natureza, as crianças também aprendem orientação básica, primeiros-socorros, trabalhos manuais, cuidados na água, entre outras habilidades." 

A experiência, segundo Duryea, mudou o curso de sua vida e o levou de volta à produção de filmes. Sua companhia de mídia educacional, Radiance Video, realizou mais de 40 produções relacionadas ao meio ambiente desde 1983, falando de tópicos delicados como a restauração das bacias hidrográficas e reciclagem.

"Causas que precisam ter uma luz lançada sobre elas ganham o interesse da Radiance Video", diz Duryea.




Filmografia

1970 - Blood of the Iron Maiden - Peter 
1967 - Catalina Caper - Tad 
1966 - Lt. Robin Crusoe, U.S.N. - Co-Piloto 
1965 - The Bounty Killer - Juventude 
1965 - Taggart - Rusty Bob Blazer 
1964 - The Carpetbaggers - Diretor Assistente



Séries de TV e telefilmes

1971 - Family Affair no episódio "Cinder-Emily" - Jim Turner
1971 - Family Affair no episódio "Too Late, Too Soon" - Jim Turner
1969 - Dragnet no episódio "Intelligence - DR-34" - Paul Reed
1969 - Adam-12 no episódio "Log 62: Grand Theft Horse?" - Charles Carter
1968 - Gomer Pyle, U.S.M.C. no episódio "Gomer, the Perfect M.P." - Ben Derzansky
1968 - Dragnet no episódio "Internal Affairs - DR-20" - John Meadows
1968 - I Spy no episódio "Tag, You're It" 
1967 - Dragnet no episódio "The Trial Board" - Ted Clover
1966 - Combat! no episódio "Jonah" - Simmons
1966 - Jornada nas Estrelas, em "The Menagerie" - José Tyler
1966 - Twelve O'Clock High no episódio "The Pariah" - Staff Sgt. Hunter
1966 - The Virginian no episódio "Nicky" in episode: "Jacob Was a Plain Man" 
1965 - Jornada nas Estrelas, em "The Cage" - José Tyler
1965 - Bewitched no episódio "The Magic Cabin" - Charles McBain
1965 - Combat! no episódio "The Linesman" - Pvt. O'Connor
1965 - Daniel Boone no episódio "The Sound of Fear" - Andrew Perigore
1965 - Dr. Kildare no episódio "Lullaby for an Indian Summer" - Larry
1964 - Twelve O'Clock High no episódio "Decision" - Lt. Peters
1964 - The Outer Limits no episódio "Expanding Human" - Morrow