Série Clássica
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Primeiro piloto foi apontado como "muito
cerebral" para o público da rede NBC

Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

Dez anos antes de James T. Kirk assumir o comando da USS Enterprise, o capitão Christopher Pike e sua tripulação recebem um pedido de socorro do planeta Talos IV e se teleportam para investigar. Localizando a fonte do sinal, o grupo de descida descobre sobreviventes de um acidente de uma nave de pesquisa, a SS Columbia.

Entre os sobreviventes está uma bonita mulher, Vina. Pike acaba ficando distraído pela beleza da sobrevivente e em razão disso é capturado pelos Talosianos que vivem no subsolo. O sinal de socorro e os sobrevivente, excetuando-se Vina, eram ilusões criadas pelos Talosianos para atrair a Enterprise e Pike para o planeta.

Os Talosianos
eram uma espécie forte, mas após décadas de vidas dedicadas a ilusões, eles se atrofiaram fisicamente e precisavam de seres mais fortes para reconstruir e repopular seu planeta destruído. Em Pike, com Vina, os Talosianos esperavam ter finalmente encontrado um ser que servisse a seus objetivos de procriação para uma raça mais saudável e mais poderosa.

Os alienígenas usam seu poder de ilusão para instigar o interesse de Pike em Vina, apresentando-a em vários disfarces: uma princesa de Rigel em perigo, uma escrava Órion e uma amável companheira. Quando Pike resiste, os Talosianos trazem a Número Um, primeiro-oficial da Enterprise
, e a ordenança do capitão para que ele pudesse escolher entre uma das fêmeas disponíveis.

O capitão, não desistindo de combater os Talosianos, descobre que emoções primitivas humanas neutralizam a habilidade Talosiana de ler mentes, e eventualmente escapa para a superfície do planeta, junto com as três mulheres.

Os Talosianos ainda voltam a encontrar Pike e os três prisioneiros antes que eles possam se teleportar, mas o capitão se recusa a negociar, ameaçando matar a si mesmo e aos outros para não se submeter às exigências Talosianas. Temerosos de perder sua única fonte de repopulação, os talosianos estudam os registros da USS Enterprise e descobrem que a espécie humana é muito independente para se
rvir aos objetivos deles.

Sem outra escolha, os Talosianos libertam os humanos. Após a Número Um e a ordenança Colt subirem a bordo, Pike pede a Vina que deixe o planeta com ele. Apesar de sua crescente afeição pelo capitão, Vina não pode deixar Talos IV. Os alienígenas revelam que uma expedição realmente se acidentou no planeta e que Vina, a única sobrevivente, estava muito machucada e desfigurada. Com a ajuda das ilusões dos Talosianos, no entanto, el
a ainda parecia ser bela e sentia-se saudável.

Os Talosianos aceitam continuar fornecendo a Vina sua ilusória aparência de beleza e saúde e permitem que Pike saia do planeta. Percebendo que seria o melhor para Vina, Pike volta à Enterprise. Os Talosianos, em um ato de boa fé, enviam uma imagem de Vina para a tela da nave. Ela não apenas recuperou sua beleza, mas também ganhou outra ilusão - a de que Christopher Pike fica
ria com ela no planeta.


Comentários:

"The Cage"
é um caso atípico de piloto para uma série de televisão. Apresenta apenas um personagem que continuaria na série ao longo de seus três anos: Spock.

Também tem em comum com o resto da série (embora com significativas alterações) o veículo de transporte: a nave estelar USS Enterprise.

É difícil, portanto, incorporar esse episódio como sendo parte integrante da série original. O único fator que permite que "The Cage" seja incorporado à saga de Jornada nas Estrelas é o aproveitamento de seu conteúdo no único episódio de duas partes de toda a série, "The Menagerie".

Mesmo com as diferenças entre o piloto e o restante da série, podemos perceber alguns traços compartilhados por eles, principalmente no que diz respeito aos assuntos abordados.

"The Cage" discute principalmente a dificuldade do ser humano se adaptar ao cativeiro. Um dos maiores valores compartilhados pela humanidade é o de direito à liberdade. "The Cage" nos mostra que não é possível para o homem que o aprisionamento seja agradável, por mais que tentemos torná-lo confortável.

Se a princípio, essa idéia não nos parece das mais sólidas, analisando-a a partir da perspectiva do "castigo", punição aplicada às crianças quando desobedientes, percebemos o quanto o conceito é verdadeiro. Uma criança pode passar várias horas dentro do seu quarto, brincando, divertindo-se, adorando estar naquele ambiente. No entanto, quando é ordenada que fique em seu quarto, como um castigo por um mau comportamento, não há nada que a faça feliz, mesmo estando em um local capaz de entretê-la. O "castigo" não é ficar no quarto, a verdadeira punição é o efeito psicológico de estar preso.

Além disso, outro aspecto abordado por "The Cage", mais interessante, é o de que devemos tirar proveito de nossos supostos defeitos, nossas fraquezas. Transformá-las em virtudes, em vantagens. O Capitão Pike faz isso ao usar o que existe de mais primitivo nos seres humanos, as emoções básicas, raiva, ódio, para resistir ao controle mental imposto pelos Talosianos.

Será que esse conceito é válido, quando transposto da ficção científica para a realidade? Alimento para a mente...

O episódio ainda toca em dois conceitos: o perigo de uma guerra nuclear - exibido através do destino dos Talosianos - e ainda, que as aparências podem enganar, pois se no início somos levados a encarar os alienígenas como malévolos, ao fim da história, percebemos que não é bem assim.

De qualquer forma, em seu conceito primordial, Jornada nas Estrelas já se mostrava uma série promissora, que colheria milhões de fãs no mundo todo, não simplesmente para entretê-los mas para provocá-los a refletir sobre o mundo e a condição humana. Não é à toa que os executivos da NBC consideraram o primeiro piloto de Jornada "muito cerebral"...

Analisando o enredo, podemos perceber uma história bem amarrada, com começo, meio e fim, com boa fluidez, não vai aos trancos, apresenta-se cadenciada. Talvez o ritmo seja um pouco mais lento do que o ideal. Falta um ponto de clímax, um momento em que o telespectador pára e pensa: e agora? Mas pelos propósitos da narrativa, pelas questões levantadas, e pelo grau de verossimilhança, o enredo pode ser considerado bom.

Vendo sob a perspectiva dos personagens, a construção da história é irretocável. Vemos uma força nos personagens, uma personalidade definida, e mais do que isso, um senso de propósito. Desde já temos o vulcano Spock (embora ainda estivesse em processo de amadurecimento, nem fazendo sombra ao grande Spock dos episódios subseqüentes), a Número Um (segundo oficial na cadeia de comando, uma mulher, em 1964? Bravo!), o Dr. Phillip Boyce, já se mostrando um proto-McCoy, e a nobreza de intenções e a determinação do capitão Christopher Pike, personagem brilhantemente interpretado por Jeffrey Hunter.

Além dos personagens regulares, temos a estonteante Vina, e os inacreditavelmente alienígenas Talosianos. São por personagens como esses que os trekkers se perguntam: como teria sido a série se seguisse os padrões de "The Cage"?

Todos os aspectos de produção podem ser elogiados, desde o roteiro e a direção, até os efeitos especiais (extremamente convincentes, levando em conta as possibilidades tecnológicas e orçamentárias da época), passando pela cenografia criada para o planeta (reaproveitada em "Where No Man Has Gone Before") e para a recriação da batalha de Rigel VII (reutilizada em "Requiem for Methuselah") e por detalhes sutis como as veias pulsantes das enormes cabeças dos Talosianos (na verdade, veias infláveis, com uma pequena bombinha de ar pressionada pela atriz que interpretava o papel). A escolha de mulheres baixas e com traços faciais estranhos, somada ao excelente trabalho de maquiagem e a dublagem dos alienígenas com vozes masculinas ajudam muito a convencer o telespectador de que se tratam, realmente, de alienígenas.

Por fim, vale fazer uma nota sobre a capacidade de se encaixar esta história de forma coerente na cronologia de Jornada nas Estrelas.

Por se tratar de um piloto, ainda mais no caso atípico de "The Cage", até que foi possível encaixar o conteúdo do episódio no restante da série. No entanto, alguns aspectos são inconciliáveis, como os procedimentos e a terminologia de locomoção, no que se refere ao motor de dobra.


Citações:

Pike - "Do you want me to try my theory out on your head?"
("Você quer que eu teste minha teoria na sua cabeça?")


Trivia:

Nesse piloto as armas não são "feisers", mas sim lasers. A terminologia foi trocada por recomendação do consultor de ciência da série, para evitar que termos de coisas existentes fossem usados imprecisamente. A mesma coisa aconteceu mais tarde com os cristais de lítio, que viraram cristais de dilítio.

Spock aparece mancando em uma cena em Talos IV. A explicação é um suposto envolvimento do personagem em um conflito anterior ao episódio, fato mencionado no roteiro, mas editado da versão final.

Ficha técnica:

Escrito por Gene Roddenberry
Direção de Robert Butler
Produzido em 1964 (não foi ao ar)
Produção: 01

Elenco:

Jeffrey Hunter como Pike
Majel Barrett como Número Um
John Hoyt como Boyce
Peter Duryea como Tyler
Laurel Goodwin como Colt
Leonard Nimoy como Spock

Elenco convidado:

Susan Oliver como Vina
Meg Wyllie como Guardião
Malachi Throne como voz do Guardião

Próximo episódio