Publicado originalmente
em 3 de março de 2003


Ordenança Colt e o Rei do Rock
Saiba mais sobre a atriz que interpretou a ordenança Colt, personagem que fez parte do elenco do primeiro piloto da série


 









 


por Rosimeire Anne

Qual a ligação entre a ordenança Colt e Elvis Presley? A resposta é Laurel Goodwin. A atriz foi imortalizada no mundo do entretenimento por ter contracenado com o Rei do Rock em "Girls! Girls Girls!", filme de 1962, mas o resto de sua carreira não lhe proporcionou muito reconhecimento. Entre os fãs de Jornada nas Estrelas, Goodwin é conhecida como a recatada mas sexy ordenança do capitão Christopher Pike no piloto "The Cage"

Goodwin nasceu no dia 11 de agosto de 1942, em Wichita, Kansas. Ela começou trabalhando como modelo infantil aos sete anos e na adolescência decidiu seguir a carreira de atriz. Mudou para San Francisco, Califórnia, onde fez o colegial na Lowell High School e cursou a Universidade Estadual de San Francisco. 

No seu ano de caloura, seu professor a aconselhou a fazer um trabalho de verão em Shasta, Califórnia, e em suas horas livres, ela acabou virando babá dos filhos do cinematografista Kurt Gunther. Em retribuição, ele tirou algumas fotos dela e as enviou para o departamento de publicidade da Paramount, onde ele trabalhava. Laurel foi convidada para uma audição e tornou-se uma atriz contratada em 1962. 

Ela foi notada pelo produtor Hal Wallis e chamada a fazer parte do elenco do filme "Girls! Girls! Girls!", como a "garota legal" rivalizando pelo coração do Rei do Rock com a líder feminina Stella Stevens. Ela recebeu boas críticas por sua estréia e outros personagens de filmes se seguiram; em "Papa´s Delicate Condition" ela fez a filha mais velha de Jackie Gleason e em "Stage To Thunder Rock" trabalhou ao lado de atores veteranos como Barry Sullivan, John Agar e Lon Chaney Jr. 

O terceiro e último filme de Goodwin foi o western de autoria de Sam Peckinpah e dirigido por Arnold Laven, "The Glory Guys", onde ela teve a chance de aprender com um então promissor ator (e hoje estrela reconhecida), James Caan. Entretanto, nessa época, metade dos anos 60, a produção de filmes estava caminhando vagarosamente para uma fase de retração e não havia muito demanda para atrizes do tipo de Goodwin.

Sua carreira posterior foi confinada à televisão, onde ela interpretou vários papéis, mudando de personagens ingênuas para garotas hippies voluptuosas, como nas séries "Virginian", "Mannix", "Get Smart", e "The Beverly Hillbillies", no fim dos anos 60. Logo depois, ela acabou conquistando uma vaga em Jornada nas Estrelas para o primeiro piloto da série. Originalmente, ela deveria ser uma personagem fixa da tripulação, mas quando a rede de televisão NBC exigiu a troca de boa parte do elenco, sua personagem acabou excluída da série (um papel semelhante seria exercido pela atriz Grace Lee Whitney, mas até essa nova ordenança não sobreviveria mais que 13 episódios).

Após perder um papel no filme "Gidget" por ser muito alta, Goodwin acabou por gradualmente abandonar a carreira de atriz, apesar de ter feito alguns comerciais posteriormente.

Desde 1970, ela é casada com o diretor de filmes William Wood, e juntos os dois têm se envolvido na produção de vários filmes de longa-metragem, incluindo "Stroker Ace".


Filmografia

1965 - The Glory Guys - Beth Poole
1964 - Stage to Thunder Rock - Julie Parker
1963 - Papa´s Delicate Condition - Augusta Griffith
1962 - Girls! Girls! Girls! - Laurel Dodge



Séries de TV e telefilmes

1967 - Mannix, no episódio "A Question of Midnight" - Andrea
1966 - Jornada nas Estrelas, em "The Menagerie" - Ordenança J.M. Colt
1965 - Get Smart, no episódio "Anatomy of a Lover" - Phoebe
1965 - Jornada nas Estrelas, em "The Cage" - Ordenança J.M. Colt
1962 - The Beverly Hillbillies, no episódio "Robin Hood and the Sheriff" - Stella
1962 - The Beverly Hillbillies, no episódio "Robin Hood of Griffith Park" - Stella
1962 - The Virginian, no episódio "A Gallows for Sam Horn" - Peg Dineen