ESPECIAL: Elenco de DS9 no cinema

Já fui perguntado diversas vezes sobre as participações dos atores de DS9 no cinema, especialmente em produções importantes e com qualidade.

Aqui compilo uma pequena lista de 4 recomendações que pretendo complementar com o tempo:

Louise Fletcher (a maléfica “Vedek/Kai Winn”) pode ser vista em ” One Flew Over The Cuckoo’s Nest (1975)” (“Um estranho no ninho”). Este filme é considerado pela crítica especializada, um dos dez melhores do cinema Americano de todos os tempos e é um dos 3 únicos filmes da história (ao lado de “It Happened One Night (1934)” e “The Silence Of The Lambs (1991)”) a ter recebido os cinco principais prêmios da Academia: Filme, Diretor (para Milos Formam), roteiro, ator (para Jack Nicholson) e (é claro) atriz (para a senhora Fletcher).

Colm Meaney (o “Chefe Miles O’Brien”) é um dos atores da História de Jornada nas Estrelas com uma carreira cinematográfica mais estabelecida e com consistente qualidade artística. Já tendo trabalhado com diretores do porte de Stephen Frears e Alan Parker. Fico com a sua participação em “The Snapper (1993)”, de Frears (um dos melhores diretores de atores do mundo), que valeu a Meaney uma nominação ao ‘Globo de Ouro’ de melhor ator. O filme em questão também recebeu nominações importantes da Academia Britânica e do prêmio ‘César’ da França.

René AuberJonois (o chefe de segurança “Odo”) tem extensa carreira em teatro (já tendo ganho o prêmio ‘Tony’), TV (estará concorrendo a um ‘Emmy’ no próximo dia 7 de outubro, pela sua participação na série “The Practice”, de David E. Kelley) e Cinema. Seleciono aqui o clássico filme (ganhador da Palma de Ouro do festival de Cannes) “MASH (1970)”, do excelente diretor Robert Altman. “Mash” também recebeu inúmeras nominações importantes ao ‘Oscar’ e ao ‘Globo de Ouro’, tendo ficado com o ‘Globo de Ouro’ de melhor filme.

Avery Brooks (o “comandante/capitão Sisko”) pode ser conferido em uma sensível atuação em “American History X (1998)” ao lado de Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D’Angelo e Jenifer Lien (a Kes de Voyager). “X” é um dos mais poderosos tratamentos do racismo da história do cinema comercial Americano e valeu uma indicação ao ‘Oscar’ de ator para Norton.

Li na revista SET deste mês de setembro a seguinte listagem dos 10 maiores vilões do cinema. Tal listagem traz uma grata surpresa para os fãs de DS9. Andrew J. Robinson (o misterioso alfaiate Cardassiano “Garak”) ficou em nono lugar pelo seu papel no conhecido filme de Clint Eastwood, “Perseguidor Implacável”.

Aqui vai a lista:

01 – Hannibal Lecter (Anthony Hopkins): “O Silêncio dos Inocentes” e “Hannibal”.

02 – Darth Vader (Dave Prowse com voz de James Earl Jones): “Trilogia de Star Wars”.

03 – Norman Bates (Anthony Perkins): “Psicose”.

04 – O Xerife de Nottingham (Alan Rickman): “Robin Hood – O príncipe dos ladrões”.

05 – Annie Wilkes (Kathy Bates): “Louca Obsessão”.

06 – John Doe (Kevin Spacey): “Seven”.

07 – Freddy Krueger (Robert Englund): “A Hora do Pesadelo”.

08 – Cyrus (John Malkovich): “Con Air”.

09 – Scorpio (Andrew Robinson): “Perseguidor Implacável”.

10 – Drácula (Christopher Lee): “Drácula”.