A Ira de Khan em Alta Definição

appletv.jpgCom a Paramount ainda correndo atrás da duplicata para reorganizar seu esforço em lançamentos com alta definição de imagem, após a queda do HD-DVD, a disponibilidade de material de Jornada nas Estrelas em alta definição fica limitada. Mas entre o pouco já disponível, há alguns dos seis primeiros filmes da franquia disponíveis em HD na iTunes Store, seção de aluguel. Assim sendo, fui dar uma conferida como é que um dos filmes da franquia se sairia visto na resolução de 720p.

Quando do lançamento do serviço de aluguel de filmes na iTunes Store e da versão “Mark II” do Apple TV, Steve Jobs destacou durante sua keynote que a loja já contava, entre outros, com os seis primeiros filmes de Jornada nas Estrelas. Embora nem todos dos seis títulos já conta com versão em HD, pelo menos dois já haviam quando decidi por ver algum deles em alta definição: A Ira de Khan e A Terra Desconhecida. Escolhi o primeiro deles e fiz o procedimento de aluguel do filme, que por ser catálogo em HD, ficou em 3,99 dólares. Depois do download, segue as regras 30/24 do serviço: tenho trinta dias para ver o título, e depois de iniciado, tenho 24 horas para o terminar.

khan03.jpg

No dia seguinte ao aluguel já decidi fazer meu comparativo, intercalando entre o filme no Apple TV a 720p e no DVD regular, a 480p. Tornando uma longa história curta, o filme parecia mais definido, mas não por uma margem escandalosa — a imagem era melhor, mais nítida, mas nada que fosse extremamente diferente.

khan01.jpg

Como não há realmente ainda uma maneira prática de fazer uma captura de tela da imagem de um Apple TV, os exemplos neste artigo tem que ser na base da foto digital da tela, o que não dá realmente um exemplo adequado da qualidade para comparação.

A diferença me pareceu mais significativa em cenas internas e com boa iluminação, e com tomadas onde havia grande quantidade de detalhes gráficos. As cenas espaciais não me pareceram receber um grande ganho de diferença da qualidade. Em ambas as versões, era possível se perceber uma granulação nas superfícies claras do casco da Enterprise, por exemplo.

khan022.jpg

Claro que devemos considerar que a versão de A Ira de Khan disponível em HD na iTunes Store segue o padrão de HD escolhido pela Apple para o serviço, que é em 720p, mais limitado se comparado as possibilidades de 1080p de um disco Blu-ray, por exemplo. No caso de filmes mais antigos, esta conversão para HD, embora nos deixe com uma ótima imagem, não me parece razão para substituir per se os DVDs já existentes, a não ser pela conveniência do filme disponível em mídia de computador.

cbs.jpg

De resto, a iTunes Store conta com um estoque razoalvelmente fornido de itens para o fã da franquia. Além dos seis primeiros filmes, há disponível as primeiras temporadas de todas as séries exceto por TNG, sendo que TOS tem duas versões, a tradicional e a remasterizada com os efeitos visuais revistos. Há também disponível uma ampla gama de outros materiais, como diversas das trilhas sonoras dos filmes e séries, audiobooks e vários podcasts, estes últimos de maneira gratuita.

Claro que, para fazer algum uso deste material, você precisa ter acesso a uma conta da iTunes Store e algum domínio de Inglês, já que não há recurso nativo no Apple TV para suportar legendas. Resta aguardar, então, para que a Paramount coloque ordem na casa novamente e passe a raioazular o acervo da franquia.

5 Comments on "A Ira de Khan em Alta Definição"

  1. Francisco Oliveira | 13 de março de 2008 at 8:39 pm |

    Será como uma nova experiência quando a Paramount transferir os longas para a Full HD (1080p) em discos Blu Ray .
    Aqui em casa tenho projetor e player BluRay no PS3 e posso testemunhar aos amigos como é um espetáculo à parte as imagens tratadas em alta definição .
    Com o fim do formato HDDVD todas as películas só terão um destino = Blu Ray , e a Paramount que estava exclusiva ao hddvd já esta voltando seu foco novamente ao formato vencedor das mídias HD .

  2. Acredito que o formato físico com os anos se tornará obsoleto, com o tempo aparelhos munidos de HD e com conexão a internet se tornarão a principal forma de ver filmes em alta definição, a definiçao criticada de 720p um dia irá avançar, esta tcnologia está engatinhando, mas creio que ela avnçará terrivelmente rápido. Percebo que a Paramount já reparou isso, e está se tornando uma boa fornecedora de conteúdo on-line. O futuro de Star Trek é o HD, o hard disk.

  3. Dificilmente a mídia física se tornará obsoleta tão cedo, até porque quem baixa filmes, se quiser mesmo colecionar filmes e séries, terá que passá-las para disco. É isso ou arriscar a ficar sem nada no caso de uma pane no computador. Além do mais, o Blu-ray agrega recursos avançados de interatividade que vão além do próprio filme ou episódio em alta definição. Para o colecionador é uma ótima mídia para agregar material de alta qualidade (extras e outros conteúdos). E não se iludam, 720p sempre será isso, nunca se igualará à resolução full HD (1080p). Também tenho um Play 3, a qualidade da imagem é fantástica.

  4. A realidade é uma só: o povo brasileiro, na maioria absoluta, não vai se desfazer da mídia física por um loooongo tempo, porque mesmo o computador “PC” popularizado é muito fraco para fazer um download e, li numa coluna do Ethevaldo Siqueira, no Estadão, sobre tecnologia, que brevemente haverá muitos problemas na distribuição de aumento de capacidade de cotas para aumento na velocidade de bandas largas. Imagine uma Amazon no Brasil vendendo filmes em 1080 P disponíveis para download e, ainda, quanto se pagaria por isso (10 megas pelo menos), quando a maioria dos brasileiros se conecta pelo modem discado… maioria que representa uma minoria, pois a verdadeira maioria não tem acesso a isso e o mercado não vai desprezar esse massa toda! Quero dizer que, se nos países ricos os downloads e uploads da vida substituírem a mídia física, aqui no Brasil, pelo contrário, substituído o DVD pelo Blu-ray, este último vai ficar por um bom tempo sem sair de moda e, claro, pirateado!

  5. A verdade é que aqui no Brasil os camelôs já estão se preparando para atualizar seus estoques…

    Infelizmente a massa da população só pode ter acesso a esses ou a qualquer outro filme via camelotagem…

Leave a comment

Your email address will not be published.


*