Morre Arthur C. Clarke

arthur-clarke.jpgO escritor britânico de ficção científica Arthur C. Clarke morreu nesta terça-feira, em sua casa no Sri Lanka, aos 90 anos de idade. Clarke sofria de problemas respiratórios e lutava contra a síndrome de pós-pólio desde 1960. Ele tem mais de 100 livros publicados. Entre suas obras mais conhecidas temos: O Sentinela, 2001: Uma Odisséia no Espaço (adaptação ao cinema de Stanley Kubrick) e Encontro com Rama.

“Ele teve um ataque cardio-respiratório”, disse Rohan de Silva, secretário pessoal de Clarke, segundo a Reuters. O escritor será enterrado sem rito religioso, a seu pedido.

Arthur C. Clarke nunca escreveu para Jornada nas Estrelas, mas influenciou muitos que se envolveram com a franquia, incluindo Gene Roddenberry.

Em 2006, num ensaio comemorando o 40º ano do aniversário de Jornada, Clarke mostrou que ele apreciava muito a franquia. Aqui alguns pontos de seus pensamentos.

“Aparecendo num tempo da história da humanidade, Jornada popularizou muito mais do que a visão de uma civilização viajante no espaço. Episódio após episódio, ela promoveu as então impopulares idéias de tolerância para diferentes culturas e o respeito a vida sob todas as formas, sem pregação e sempre com um pequeno senso de humor.

Com o passar dos anos, a sofisticação das histórias e os efeitos especiais certamente cresceram, mas Jornada retem seu núcleo de valores, ainda muito necessitados em nosso dividido e triste mundo.

Embora Gene e eu tenhamos nos encontrado algumas poucas vezes, tivemos uma calorosa amizade nos últimos vinte anos. Estou muito feliz que Gene tenha ido para o arquivo profissional de sucesso e adquiriu o respeito mundial. O que deve ter dado a ele a maior satisfação foi ter vivido para ver muitas de seus ideais triunfalmente aceitos. Como eu escrevi em meu tributo a ele: Poucos homens deixaram um admirável legado. A Enterprise estará cruzando a galáxia pelos séculos que virão”.

Algumas referências a Arthur Clarke foram mostradas em Jornada, como a placa dedicatória da nave USS Odyssey (Deep Space Nine), “Sua origem e propósito ainda é um grande mistério” (referente ao livro 2001: Uma Odisséia no Espaço) e a doença de Clarke que matou o pai de Jonathan Archer personagem da série Enterprise.

Fonte: TrekMovie, FolhaOnline e VejaOnline.