Revisões literárias: comentários ou resumos?

books.jpgEnquanto me preparo para iniciar os trabalhos na próxima revisão literária do Trek Brasilis, do terceiro volume da série de Greg Cox sobre Khan, To Reign in Hell: The Exile of Khan Noonien Singh, imaginei se este não seria o melhor momento para repensar o formato destas revisões, de modo a tornar o material resultante mais interessante e agradável a todo o fandom de Jornada nas Estrelas que acompanha o Trek Brasilis.

Quando iniciamos a série de revisões dos livros de Jornada para o TB, estas tinham um formato convencional, como breves críticas e comentários gerais aos títulos, caso por exemplo das revisões de Stargazer – Book 1: Gauntlet e de Tales of the Dominion War. Com o tempo, resumos detalhados foram adicionados na avaliação do livro, para assim oferecer ao leitor não apenas um contexto mais claro ao que se estava comentando, mas também tentar proporcionar mais detalhes sobre material o qual por diversas razões na sua maioria o público Brasileiro não tem acesso; bons exemplos disto são as revisões da série Eugenic Wars, e de The Lost Era: Serpents Among the Ruins.

Eventualmente o estilo de resumo teve que ser deixado de lado devido a gerar uma grande carga de edição quando o TB tinha seu formato anterior — mas agora no atual formato, a edição ocorre de maneira bem mais fácil, diretamente realizada pelo autor do texto, e ademais, pode ser feita em várias postagens separadas, o que possibilita serializar o resumo. Pessoalmente, eu acredito que faça mais sentido, pois se os livros não são disponibilizados em Português e raramente estão à venda em livrarias Brasileiras, não há muito propósito em apenas uma crítica convencional.

O que consideram os leitores do TB a este respeito? O formato de crítica simples é suficiente ou a retomada dos resumos dos livros de Jornada seria algo interessante? Os comentários dos colegas de fandom são bem-vindos.

15 Comments on "Revisões literárias: comentários ou resumos?"

  1. Eu entro nesse site todo dia antes de começar o trabalho, na esperança de nunca ver a mitologia Star Trek morrer, quisera ver todos esses livros traduzidos e acessíveis ao publico Brasileiro. Mas os resumos completo dos livros são como uma emersão de um oceano de línguas que não entendemos para respirar um pouco de ar puro. Não sei se estou sendo entendível. Entretanto, independente de qualquer coisa, e baseado nesse fato, se essa for uma votação, meu voto vai para manter o resumo detalhado dos livros…

  2. Faço o mesmo que o J.F. Souza. Todos os dias o TB é o primeiro site que eu entro.
    Concordo com ele sobre a questão do tópico.

  3. Concordo com 01 e 02!

  4. Resumo! =]

    Eu tenho um interesse particular em saber o que é abordado no livro “Prime Directive”.

  5. Leandro Martins | 10 de abril de 2008 at 4:16 pm |

    Aproveitando a deixa do NiCoDeMuS, os colegas devem também ficar à vontade para fazer sugestões de títulos que consideram interessantes para revisão.

    Claro que não dá para prometer que todas as sugestões receberão revisões, mas certamente servirá para conhecermos com mais detalhes as preferências dos leitores, para fazermos boas escolhas.

  6. Luís Henrique Campos Braune | 10 de abril de 2008 at 6:20 pm |

    Fecho com todos aqui. Meu “voto” está dado. Duas coisas que vejo diariamente: o TB e meu email.

  7. Resumo, para a felicidade geral da nação trekbrasilis. =D

  8. Com certeza, resumo. Ou melhor, resenha : resumo comentado. Já que competência pra isso, não falta por aqui 😉

    Gostaria de saber mais detalhes, por exemplo, sobre aquele livro sobre a guerra Dominium ( cujo nome agora eu não lembro)

    Aproveitando o embalo, sei que deve ser um trabalho arduo. Mais gostaria de ver também, mais resenhas e notas de episódios das 5 séries.

    Já que, como todas as séries ja vieram pro Brasil. Oficialmente não ha mais spoliers

    🙂

  9. Resumo é a escolha mais lógica. \\//;

  10. Leandro Martins | 10 de abril de 2008 at 10:23 pm |

    O consenso parece estar forte a favor dos resumos, mas isto vem sem muita surpresa, realmente. De qualquer forma, sempre é válida uma consulta destas ao fandom a respeito das suas preferências sobre mais material.

    E sim, não será apenas e tão somente os resumos per se, ainda terá adicionalmente uma avaliação adicional da obra, claro.

    Então assim ficamos: voltam os resumos dos livros, agora em formato serializado, e acompanhado da avaliação tradicional.

  11. Alvaro Monteiro | 10 de abril de 2008 at 11:28 pm |

    Como a maioria aqui, também visito o TB diariamente em busca de informações.
    Aprovo a ideia, claro!

  12. uma resenha do novo livro do shatnerverso – the academy collision course – seria muito bem vinda

  13. Tomara que o novo filme se transforme numa febre, porque só assim, quem sabe, as editoras nacionais criarão coragem de traduzir e publicar os pocket books do universo Jornada, quero acreditar!

  14. Paulo Eduardo Rabello de Lima | 11 de abril de 2008 at 8:59 pm |

    Apenas para informação: o livro “To Reign in Hell – The Exile of Khan Noonien Singh” está a venda na livraria Saraiva, por R$19,00. Eu recomendo a leitura. Não é muito difícil de entender a história e nem i “inglês”, se vc já está acostumado com o universo Trekkie.
    Também dá para encontrar mais 03 títulos da série de Star Trek.

    Abraço a todos os trekkies.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*