Revisões literárias: comentários ou resumos?

books.jpgEnquanto me preparo para iniciar os trabalhos na próxima revisão literária do Trek Brasilis, do terceiro volume da série de Greg Cox sobre Khan, To Reign in Hell: The Exile of Khan Noonien Singh, imaginei se este não seria o melhor momento para repensar o formato destas revisões, de modo a tornar o material resultante mais interessante e agradável a todo o fandom de Jornada nas Estrelas que acompanha o Trek Brasilis.

Quando iniciamos a série de revisões dos livros de Jornada para o TB, estas tinham um formato convencional, como breves críticas e comentários gerais aos títulos, caso por exemplo das revisões de Stargazer – Book 1: Gauntlet e de Tales of the Dominion War. Com o tempo, resumos detalhados foram adicionados na avaliação do livro, para assim oferecer ao leitor não apenas um contexto mais claro ao que se estava comentando, mas também tentar proporcionar mais detalhes sobre material o qual por diversas razões na sua maioria o público Brasileiro não tem acesso; bons exemplos disto são as revisões da série Eugenic Wars, e de The Lost Era: Serpents Among the Ruins.

Eventualmente o estilo de resumo teve que ser deixado de lado devido a gerar uma grande carga de edição quando o TB tinha seu formato anterior — mas agora no atual formato, a edição ocorre de maneira bem mais fácil, diretamente realizada pelo autor do texto, e ademais, pode ser feita em várias postagens separadas, o que possibilita serializar o resumo. Pessoalmente, eu acredito que faça mais sentido, pois se os livros não são disponibilizados em Português e raramente estão à venda em livrarias Brasileiras, não há muito propósito em apenas uma crítica convencional.

O que consideram os leitores do TB a este respeito? O formato de crítica simples é suficiente ou a retomada dos resumos dos livros de Jornada seria algo interessante? Os comentários dos colegas de fandom são bem-vindos.