Morre Robert McCall, a arte em Star Trek: O Filme

Jornada e a exploração do espaço tiveram uma outra perda neste final de semana. O artista Robert McCall faleceu nesta sexta-feira, aos 90 anos, no Arizona (EUA). McCall passou sua carreira com uma visão de futuro não só para a NASA, como também para Hollywood, inclusive tendo pintado quadros para Star Trek: O Filme.

Robert McCall serviu as forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial, em seguida, trabalhou como artista de publicidade antes de se tornar um ilustrador de revistas como Life, Popular Science e outras.

Ele começou a pintar o futuro no início do programa espacial, e desde então seu trabalho tem sido visto em selos postais americanos, logotipos de missões da NASA e murais (incluindo as paredes do Instituto Smithsoniano). Isaac Asimov disse uma vez que ele era “a coisa mais próxima de um artist in residence (trabalha para um determinado lugar e num período de tempo) do espaço exterior”.  

McCall também fez pinturas para Hollywood, incluindo os famosos cartazes de publicidade de 2001: Uma Odisséia no Espaço, The Black Hole, Tora! Tora! Tora!, bem como algumas pinturas conceituais para o primeiro longa de Jornada, Star Trek: O Filme (ver abaixo).

Fonte: Trek Movie e TrekToday.

7 Comments on "Morre Robert McCall, a arte em Star Trek: O Filme"

  1. Me impressiona a capacidade dos artistas em pintar, porém, reproduzir algo que se pode ver ou conviver é um nível desta arte, mas, pintar aquilo que somente nossa mente é capaz de imaginar é fazer algo que apenas pouquíssimas pessoas são capazes, isso sim é arte em um nível acima e em se tratando de pintar o futuro então. Por isso minha admiração. Acredito que o mundo ST perdeu alguém cujo talento não será substituido apenas reproduzido. Paz a McCall.

  2. Grande artista! Pena que fiquemos conhecendo figuras importantes como esta só na hora da morte…

    Muito talentoso mesmo!

    Mas, viveu muito e espero ter vivido bem.

  3. Fico triste em constatar que as mentes por trás de Jornada estão se apagando… já são recorrentes as notícias do falecimento de alguém diretamente envolvido com jornada ou que contribuiu de alguma forma para este universo, sejam eles atores, escritores, roteiristas, diretores, maquiadores. Esses seletos artistas da ficção são para mim visionários. Aos poucos eles saem da vida para entrar na eternidade e quem sabe, poderão enfim alcançar as estrelas com as quais tanto sonharam.

  4. Um artista indiscutivelmente talentoso. O poster de 2001 é um ícone do sci-fi. Que descanse em paz.

  5. Post 2:

    Faço suas, as minhas palavras.

  6. Uma pessoa que consegue ver o futuro e expressa-lo através da arte, é assim como vejo as pessoas como o Robert McCall e outras figuras que passaram por ST. Mas se eles estão indo dessa para melhor pelo menos deixaram sua marca para nos encorajar.

    Portanto vamos em frente.

  7. oi pessoal sou fã de star trek,gostaria de saber se será feito um novo filme de jornada nas estrelas!(eu)..ainda continua fã da antiga geração após anos sao os unicos e melhores,(CAPITAÕ KIRK)..e o meu idolo(SENHOR SPOK),,,bjj

Leave a comment

Your email address will not be published.


*