Doug Jones mostra sua reação ao ver final da temporada

O ator Doug Jones, que esteve no painel do PaleyFest Los Angeles, concedeu uma entrevista ao site TrekMovie que comentou sobre as mudanças pelas quais o Saru passou durante a segunda temporada e o que achou do final da temporada. 

Vendo Saru passar pelo vahar’ai, como você está atuando de forma diferente? Você vê o novo Saru como um personagem diferente?

Isso tem sido difícil para mim, porque eu não sabia que isso estava por vir. Os escritores me surpreenderam com essa evolução. Então, eu defini Saru como uma espécie baseada no medo que a superou e é muito boa, muito apropriada, muito respeitosa de autoridade, todas essas coisas. Agora que eu não tenho medo, isso mudou um pouco as coisas, mas eu não queria deixar isso claro. Eu quero interpretá-lo ainda como um cavalheiro. Ele ainda é refinado, ele tem boas maneiras. Eu não quero que ele perca isso. Isso faz parte do seu charme para mim.

Existe um lado negro no novo Saru, talvez um lado perigoso?

Muitos fãs têm especulado sobre isso, dizendo: “Eu me pergunto o que está acontecendo, do que ele é capaz agora?” Mais sombrio? Não. Mas sem medo – pense nisso, se algum de nós não tivesse medo algum, teríamos que nos controlar, não é? E eu enfrentando o Capitão Pike, como fiz em um episódio anterior, e na semana passada levantei-me com o Capitão Leland da Seção 31, dizendo a ele: “Você mexe com minha família, eu bagunço com você”, um momento. Esses são momentos que Saru não teria antes. Então, essa é uma evolução que está bem, porque ele está fazendo isso pelas razões certas.

O que você pode nos dizer sobre os quatro episódios finais?

Da minha perspectiva, quando eu li os roteiros e quando eu trabalhei neles e vi onde estávamos indo e onde a história estava indo tudo que eu poderia fazer é [de boca dizendo baixinho “Oh meu Deus!”]. Certo? Isso é tudo o que posso dizer.

Com Anson Mount não fazendo parte da terceira temporada, você está pronto como ator e Saru está pronto para entrar na cadeira do capitão? Ou estamos esperando outro capitão?

Eu não tenho ideia, honestamente. Sabíamos que o Capitão Pike – interpretado maravilhosamente por Anson Mount, acho que ele está num trabalho maravilhoso com esse papel – sabíamos que isso seria temporário, porque o pegamos emprestado da Enterprise. Então, isso não pode durar para sempre, nós sabíamos disso. Mas agora o que acontece com a cadeira aberta de capitão quando ele voltar para a Enterprise? Ninguém adivinha porque Michael Burnham também tem status de Comandante novamente, e Saru tem status de Comandante, mas eu sou o primeiro oficial. Mas ela foi a única a salvar o dia o tempo todo, e Saru está bem ciente disso. E Michael Burnham e Saru passaram muito neste ano. Temos uma compreensão e respeito e nosso relacionamento substituto do tipo irmão/irmã é ainda mais profundo do que nunca. Então, nós dois queremos ver o sucesso do outro. Assim, Eu não vou tirá-la da cadeira do capitão se achar que ela merece, e ela não vai fazer isso comigo também. Então, ninguém sabe quem receberá a cadeira do capitão. Eu não sei.

O que você gostaria de explorar com Saru na terceira temporada?

Eu gostaria que Saru encontrasse um equilíbrio com sua nova liberdade. Porque ele é como um adolescente agora, que está explorando a casa pela primeira vez. Sem medo. “Uau!” Então, eu quero vê-lo aprimorar isso na direção correta e respeitosa. Eu também não me importo que ele encontre o amor ao longo do caminho, qualquer espécie de aparência ou qualquer forma que venha. Porque eu posso ou não ser capaz de voltar ao meu planeta natal novamente. Nós não sabemos se eu tivesse uma vida amorosa, seria com outra Kelpiana ou seria com outra espécie? Vamos ver o que funciona.

Vamos obter uma atualização no seu planeta após sua revolução? Os Kelpianos estão comendo todos os Ba’ul?

Não, não, porque somos parte do novo Equilíbrio agora. Estamos encontrando uma solução pacífica para o relacionamento de Ba’ul e Kelpiano. Acredito que voltaremos por um segundo para descobrir o que aconteceu lá. Eu acho que estamos bem.

Assista o vídeo completo.