Van Sprang fala sobre o Controle e a semelhança Borg

Um dos grandes acontecimentos do episódio “Infinito Perpétuo”, foi o personagem Leland, da Seção 31, sendo assumido pelo Controle. Em uma nova entrevista com o SyFy, o ator fala sobre como ele vê esta nova versão do personagem.

Quando você fez a cena de recrutamento da Georgiou na 1ª temporada, você sabia que estaria entrando em algo muito maior?

Não, não de tudo. Quando Aaron Harberts e Gretchen Berg me ligaram para fazer o papel, eu não tive uma grande ideia sobre o que Leland e a Seção 31 teriam a ver com a série. Então, quando a 2ª temporada começou, meio que foi de episódio para episódio. À medida que progrediu, apenas cresceu na minha cara. Eu não fazia ideia. Eu pensei que só poderia estar fazendo alguns episódios. Tudo é muito secreto com a série, o que é ótimo. Mas nunca tive um arco sólido para crescer. Aconteceu, felizmente, episódio a episódio. Transformou-se em algo bastante surpreendente.

Por causa de todos os segredos, você criou sua própria história de fundo para Leland?

Quero dizer, eu sempre o interpretei como meu próprio protagonista. Eu tenho minha própria ideia de quem ele é; ele é falível, ele é humano, ele está tentando se destacar na Seção 31, ele cresceu na Frota com Pike. Então eu tive esse relacionamento. E depois com Michelle [Yeoh], em termos do conhecimento que Leland tinha sobre Georgiou ser do Universo Espelho. Eu apenas toquei como se, eu soubesse, mas não sabia. Mas, como eu disse, cada vez que recebíamos um novo roteiro, eu estava tão informado quanto o resto do elenco, da equipe e do público.

Ok, agora você foi tomado por um robô assassino.

Sim. Isso é verdade.

Então, qual pesquisa você faz? Você assistiu 2001: Uma Odisseia no Espaço? Você assistiu O Exterminador do Futuro? Você assistiu ouso dizer isso … o Borg em A Nova Geração?

[Risos] Honestamente, eu não fiz muito para me preparar para isso. Fui informado e a par de todas as coisas que você mencionou. Eu certamente sabia sobre os borgs. Eu sou um grande fã da A Nova Geração, eu os vejo desde que eu estava no ensino médio, junto com o Exterminador do Futuro. Mas a minha ideia de fazer algo assim foi que há uma linha tênue. O Controle é um robô que está se tornando um humano ou um robô fingindo ser humano? Eu acho que é o segundo, então tentei torná-lo o mais natural possível.

Com Leland – como ele mesmo – eu sempre tentei deixá-lo calmo e recatado. Meus olhos estavam distantes, eu nunca daria às pessoas muito contato visual. Mas, uma vez que ele se tornou esse AI, eu coloquei meus olhos diretamente nos outros membros do elenco. Essa é a mudança que fiz. Este computador é inteligente o suficiente, que estava tentando retratar um ser humano como parte de seu ser. Então, tentei interpretar um pouco mais humano do que apenas ser robótico, como o Exterminador do Futuro ou qualquer outra coisa.

Então, você está fazendo mais contato visual com as pessoas agora que você é um robô do que você era quando você era humano?

[Risos] Correto. Eu não queria fazer uma grande produção para me tornar uma IA. Estou tentando humanizá-la. Eu não queria andar diferente ou agir de maneira diferente.

Como foi lutar contra Michelle Yeoh?

Primeiro de tudo, é uma honra estar na série e trabalhar com ela. Quando descobri que tinha que lutar com ela, foi uma emoção. Ela é tão profissional nisso. A maneira como ela navega é completamente perfeita. Era como se ela estivesse tecendo um suéter ou algo assim. Se eu estivesse me movendo de uma certa maneira, ela me corrigia. Ela é uma dançarina também, então se tornou uma dança. Ela é tão treinada e fácil. Eu luto muito – nas séries que faço, eu luto o tempo todo. Mas Michelle fez isso completamente sem esforço. Ela recebe todos os elogios. Ela era um grande ativo para essa luta. Foi um sonho que se tornou realidade.

Há uma série da Seção 31 no horizonte, para não mencionar Star Trek Discovery temporada 3. Você está em um ou outro?

Eu não sei nada sobre isso! Fiquei tão surpreso quanto qualquer um quando a série da Seção 31 foi anunciada. Eu gostaria de saber! Se você descobrir, me avise.

Falando ao StarTrek.com, Van Sprang aborda mais um pouco o seu papel na série e a questão dos Borg.

Leland realmente divide as pessoas, companheiros de bordo e espectadores, porque ele é muito esperto.Quanta diversão isso tem sido para interpretar?

Muitas vezes eu faço o antagonista, o que é bom. Eu tenho esse ingrediente. Está entranhado no meu corpo, eu acho. Mas com Discovery, eu não sabia o que estava acontecendo. Nós fomos roteiro a roteiro semanalmente. Eu pensei que ia estar na série por apenas alguns episódios. Eu estava fazendo ele como o protagonista. Mas, a cada semana, eu tinha um novo roteiro e o personagem cresceu de certa forma, em termos do meu relacionamento com Georgiou. Então, eu levei isso um pouco em uma direção diferente – que Leland pode ser um pouco mais manipulador em termos do que ele está tentando fazer em cada episódio. Mas eu nunca o interpretei como o antagonista. Eu sempre disse que ele tem sua própria agenda, ele vai seguir em frente, ele vai tentar chegar tão alto nas fileiras quanto possível, porque isso é apenas o tipo de pessoa que ele é.

Na escrita que me foi dada, tentei retratar sua humanidade. Ele sendo um ser humano falível fez um antagonista melhor, porque ele parecia ter muito de uma agenda acontecendo. Então, apenas permitiu que a humanidade se tornasse um antagonista natural. Eu realmente não tenho que fazer muito para retratar um antagonista em tudo. Estava só lá na página.

Em que ponto Alex Kurtzman ou a equipe de escritores lhe contaram o fim do jogo, para que você pudesse colocar migalhas de pão construindo isso? Ou foi tudo uma surpresa para você?

Eles não me disseram nada. Qualquer coisa sobre isso.. quero dizer. Passou de script para script e não me foi permitido saber de nada. Ninguém foi. Em um ponto, Alex estava no set em Toronto e ele me disse: “Leland está indo em uma direção que você pode ficar um pouco surpreso”, e isso foi antes do episódio 11. Isso foi em torno, eu acho, do episódio sete ou oito ou nove. Foi quando eles se aproximaram de mim e disseram: “Sim, ele pode se tornar um pouco da IA”.

Havia muitas direções que eles pensavam em entrar, em termos do que eu poderia parecer como uma IA. No fim das contas, era apenas um Leland de aparência mais humana, porque acho que a IA era inteligente o suficiente, o Controle era inteligente o suficiente para perceber que, uma vez que Leland se tornasse aquilo, queria enganar o resto da tripulação, a Seção 31 e Discovery .

Muitos espectadores pensaram que Leland morreu em “O Anjo Vermelho”. Aquele golpe nos olhos era todo CGI, certo?

Sim, isso foi tudo CGI. Eu estava de olho ali. Eles tinham câmeras lá. Eles disseram: “Ok, agulha sai, bate nos seus olhos”. Eu me joguei de volta, aterrissei no chão e meu olho estava normal, mas eles colocaram um pouco de CGI no meu olho para fazer com que parecesse vermelho. Foi fantástico. Eu me encolhi também.

E nos leve através da cena de atormentar a si mesmo.

No dia em que eu estava filmando aquela cena, eles contrataram esse cara substituto. Então, foi estranho, mas foi muito útil porque ele realmente parecia comigo. Ele estava lá e enquanto eu falava comigo mesmo, ele estava reagindo de uma maneira que eu tinha nas tomadas anteriores, onde ele estava sendo amarrado. Isso foi extremamente útil, e foi incrível porque o que foi mostrado na tela foi exatamente como eu pensei que iria parecer. Tentei ser o mais vulnerável possível, tanto quanto Leland e tão ameaçador quanto possível, como o Controle na IA, em termos de falar comigo mesmo.

Muita conversa online comparou o que aconteceu com Leland a alguém sendo assimilado pelos borgs. A linha de texto diz “A luta é sem sentido” certamente ecoa “resistir é inútil”. Alguns fãs estão supondo que Leland possa ser o primeiro Borg. Qual é a sua opinião?

Eu acho muito intrigante. Quando li pela primeira vez o roteiro, pensei: “Ah, isso é a criação dos borgs? É assim que acontece?”. Nós estamos tão no escuro quanto qualquer outra pessoa, mas assim que eu vi isso, eu pensei, “Isso é como o Borg”.  O episódio Borg de A Nova Geração acabou por me surpreender [quando assisti originalmente], muito menos quando Picard se tornou Locutus. Essa foi a primeira coisa em que pensei, meio que me fez cócegas até o fim: “Uau, vou apenas fazer tudo isso valer a pena.”

Quais são as chances de ver você um pouco mais antes que a temporada termine?

Isso está aberto para discussão posterior.