Easter eggs e referências no episódio “Nepenthe”

Continuando a apresentar as referências e informações escondidas sobre o mais novo episódio da série Picard, veja os easter eggs e curiosidades de ‘Nepenthe”. Confira a nossa lista.

Imagens do “mind meld” da Comodoro Oh com Agnes Jurati

A técnica vulcana do mind-meld (fusão mental) foi vista pela primeira vez com Spock e McCoy, no episódio “Dagger of the Mind”, da Série Clássica.

Duas das imagens de destruição planetária, vistas durante a fusão mental entre Oh e Jurati, no flashback, são efeitos visuais reutilizados do episódio “If Memory Serves” de Discovery, uma do ataque destrutivo do Controle à Terra e a outra de Tellar, vista na visão de Spock sobre o anjo vermelho. Não sabemos se isso vai significar uma conexão entre as duas séries ou apenas um aproveitamento de imagens já prontas.

 

Raio trator Borg

A nave La Sirena é presa por um raio trator esverdeado vindo do cubo Borg.

Resultado de imagem para star trek "Q Who?" borg

Esse dispositivo de tecnologia Borg foi introduzido na segunda temporada de A Nova Geração, no episódio “Q Who?“. E passou a ser o dispositivo padrão das naves Borg, como forma de capturar naves de seu interesse.

 

Kestra

A filha de William Riker e Deanna Troi tem o nome da irmã mais velha da Deanna, que morreu afogada quando ela ainda era bebê. A história é contada em um sonho pela mãe Lwaxana Troi, em “Dark Page” de A Nova Geração.

 

Coração de Picard

Quando encontra Kestra, ao chegar em Nepenthe, Picard fala para ela apontar a flecha para sua cabeça, pois seu coração é feito de duritanium sólido. Picard, enquanto alferes, foi esfaqueado no coração durante uma briga com um nausicaano e quase morreu. Seu coração foi substituído por um coração artificial. Esta história foi mostrada no episódio de A Nova Geração “Tapestry” e também contada por Picard para Wesley Crusher no episódio “Samaritan Snare”.

Duritanium é uma liga metálica usada em construções, citada várias vezes em Star Trek, como reforço do casco de naves, como nos episódios de Enterprise “Minefield” e de Voyager “Dreadnought” e como revestimento dos tricorders médicos em Voyager “Retrospect”.

 

Thad Troi-Riker

O primeiro filho de Deanna Troi e William Riker tem seu nome em homenagem ao Coronel Thaddius Riker, um soldado da União Americana durante a Guerra Civil e ancestral distante de William T. Riker, como mostrado em Voyager “Death Wish”, onde este ancestral foi salvo por Q. Thad foi infectado por um vírus baseado em silício, similar à doença mortal mostrada no episódio de Enterprise “Observer Effect”.

 

Casa de Troi-Riker

Resultado de imagem para house "The Great Outdoors".

A casa em que mora o casal Troi/Riker está localizada no Universal Studios Backlot, não muito longe da vila mexicana, onde foram filmadas partes de “Absolute Candor”.

 

Bunnicorn

Resultado de imagem para dog star trek

Uma das espécies nativas de Nepenthe é um coelho venenoso com chifres, chamado “bunnicorn“, que pode ser uma homenagem ao canino Alfa 177, que tinha chifre, visto no episódio da Série Clássica “The Enemy Within”.

 

Perguntas de Kestra para Soji

Resultado de imagem para Data Sherlock Holmes

Kestra pergunta para Soji se ela gosta de Sherlock Holmes e se sabe tocar violino. Data era fã de Sherlock Holmes e isso é citado em vários episódios de A Nova Geração como em “Data’s Day”, quando o Capitão Picard introduziu Data nos trabalhos de Arthur Conan Doyle e no episódio “Elementary, Dear Data”, Data fez o papel de Holmes, com La Forge no papel de Dr. Watson.

No mesmo episódio “Elementary, Dear Data”, Data conta para La Forge sobre o famoso violino de Holmes, comprado por 55 xelins na Totternham Court Road. Ele também mantinha um violino em uma prateleira, em seus aposentos a bordo da Enterprise-D.

 

Kzinti

Quando Picard está conversando com Riker, este cita que teve alguns problemas com os kzintis. Eles são uma espécie de felinos humanoides, agressivos e carnívoros, originários do planeta Kzin, criados pelo autor de ficção científica Larry Niven, que apareceram em dois episódios da Série Animada, “The Time Trap” e “The Slaver Weapon”.

 

Imzadi

Em conversa no jardim, Riker chama Deanna de “imzadi”. A palavra Imzadi é o apelido de Deanna, e foi pronunciado pela primeira vez no episódio “Encontro em Farpoint” de A Nova Geração. Sua origem veio do livro: Imzadi, de Peter David, sobre os jovens Troi e Riker. A palavra é betazoide e significa “amada!”.

 

Fenda Tyken

Durante o jantar, Kestra cita seu amigo, Capitão Crandall, que conhece tudo, desde Qo´noS até a fenda Tyken. Qo´noS é o planeta natal dos klingons e a fenda Tyken é uma ruptura do espaço, na qual a energia é absorvida. Esta rara anomalia recebeu o nome de Bela Tyken, a capitã melthusiana que a encontrou pela primeira vez. No episódio de A Nova Geração “Night Terror” a nave USS Enterprise-D fica presa em uma fenda Tyken, contendo um sistema binário desconhecido, quando sai a procura de uma nave de ciência da Federação.

 

Gormaganders

A Dra. Jurati menciona que deveriam se esconder atrás de um cometa, mas que poderia ser um gormagander gigante. O gormagander é uma espécie de baleia espacial, um organismo não atmosférico, que foi citado nos episódios de Discovery “Magic to Make the Sandest Man Go Mad” e “Will You Take My Hand”. O gormagander é uma iguaria comestível que a alferes Sylvia Tilly experimenta na embaixada de Orion em Qo´noS, planeta natal dos klingons. Foi mencionado ainda no Short Trek “The Escape Artist”, quando Harry Mudd estava sendo julgado por penetrar em um gormagander, o que era considerado crime pela Federação.

 

Hirogen

Quando Narissa enfileira os ex-Borgs (ou x-B) para forçar Hugh a falar onde Picard e Soji estão, vemos um ex-borg hirogen. Os hirogens são uma espécie de caçadores nômades, do quadrante Delta, que viam outras formas de vida como presas, sem mostrar compaixão ou empatia por outras espécies inteligentes.

Um Hirogen, que luta contra os Borgs, foi visto no episódio de Voyager, “Infinite Regress”. Sua raça foi quase que totalmente assimilada.

 

Faca romulana

Resultado de imagem para shizon blade nemesis

A faca que a romulana Narissa usa para lutar contra Elnor é semelhante à faca usada por Shinzon, o pretor romulano, no filme Star Trek: Nemesis, ao cortar sua mão e fornecer seu sangue para que Data faça uma análise.

 

Antigas bandas no século 24

A camiseta de Kestra, filha de Troi e Riker, exibe o logotipo da banda Klingon (traduzida de tlhIngan Hol) “Sex Phasers” e é um referência a banda Sex Pistols, conforme explicado pelo showrunner Michael Chabon.

E aí, achou mais alguma referência? Deixe nos comentários as que você encontrou!