Stewart descreve sentimento de voltar a Star Trek

O ator Jonathan Del Arco (Hugh), junto com Tara Karsian, tem um podcast semanal chamado Hollywood Caucus. Com o tema Patrick Stewart – “Magia da Língua”, Sir Patrick Stewart foi o convidado especial para um bate-papo super interessante com Del Arco, onde falou de seu retorno a franquia e como ele e sua esposa estão lidando com a crise mundial do novo coronavírus.

Inicialmente, Sir Patrick contou a Jonathan Del Arco como foi a volta a franquia:

“Pensei quando terminamos [Star Trek: Nemesis] que eu não queria mais fazer porque achei que tinha dito tudo o que havia para ser dito sobre Jean-Luc Picard e sua tripulação. Mas aqui eles estavam me oferecendo uma narrativa completamente diferente, até um personagem  completamente diferente – alguém em quem nos dezoito anos desde que eu tinha tirado meu uniforme pela última vez, tantas coisas tristes e prejudiciais tinham acontecido com Picard que ele não era mais o homem de outrora. Ele estava triste, estava decepcionado, estava com raiva, estava até potencialmente um pouco perigoso, eu acho. E ele tinha cometido erros”.

Continuou Stewart falando a respeito da nova história de Picard:

“Mas, sobrepujando isto, estava o seu sentimento de culpa pela morte do comandante Data, que, como todos sabemos, tem sido um dos enredos mais significativos da nossa nova série. Então, sim, entrei pro time e foi uma das coisas mais inteligentes que já fiz. Porque eu tive grandes momentos na primeira [temporada] e trabalhando com uma equipe tão brilhante de escritores e produtores, e o elenco que foi montado – no qual eu interpretei uma pequena e modesta parte – é tão notável, e eu incluo você Jonathan,  nisso (risos). Todos os dias que trabalho lá é emocionante, interessante e divertido, devido à qualidade das pessoas com quem trabalho e, claro, dos diretores que também tivemos.”

Perguntado como foi a reação dele diante da calorosa recepção dos fãs com a chegada do primeiro ano de Picard, respondeu:

Eu não esperava [a recepção]. Esse é o elemento que me deixou mais desconfortável, que o sentimento pudesse  ser: “Oh, nós sabemos quem eles são, já vimos isso, já tivemos o suficiente de Picard, vamos passar para algo completamente novo”. E não aconteceu nada disso; pelo contrário. Você mesmo testemunhou isso (falando com Jonathan)”.

“O que é particularmente interessante é o quanto as pessoas sentem que este é exatamente o momento certo para uma série como Star Trek: Picard. E, claro, não havia coronavírus quando começamos a filmar a série, mas onde estamos agora, a compreensão e compaixão, a simpatia e a justiça do que Gene Roddenberry incutiu pela primeira vez em Star Trek ainda está lá e ainda seria tão potente quanto era há tantos anos atrás”.

Quanto à crise do coronavírus, Stewart, aos 79 anos, disse que tem mantido com sua esposa uma quarentena rigorosa onde mora, limitando os convidados:

“Nenhuma terceira pessoa deve atravessar nossa entrada até que isso termine”. Mas para passar o tempo, anunciou um projeto de leitura que faz nas redes sociais. O ator começou neste domingo a ler um soneto de Shakespeare por dia para entreter seu público neste momento de isolamento e distanciamento social.

Hugh, o personagem de Jonathan Del Arco, morreu na primeira temporada, mas Patrick mantem esperanças sobre a volta de Del Arco no segundo ano da produção. “É mesmo um presente, Patrick. Sabe que te adoro e fiquei muito grato por ter voltado a trabalhar contigo”, disse o ator.

Stewart: “É totalmente mútuo, Jonathan. Fiquei tão feliz quando me disseram que o borg Hugh estaria de volta e estou tão contente por ter concordado em fazê-lo. Tem sido divertido. E não fale no passado, porque ainda não acabou(risos)”.

Del Arco: “Bem, ainda não acabou para você”.

Stewart: “Olha, é  Star Trek. Nunca acaba quando se está em Star Trek (risos)!”

Perguntado sobre como era a relação entre os atores no set de filmagem, Stewart fez uma comparação com o elenco de A Nova Geração:

“Como você sabe, nosso grupo tem um ótimo senso de humor. Como uma das grandes coisas que sempre se lembra do elenco de A Nova Geração, há sempre muitas risadas no set, especialmente quando se trata de Alison Pill (Agnes Jurati), são risadas impressionantes”.

O último episódio da primeira temporada de Star Trek: Picard vai ao ar nesta quinta-feira (26) no Amazon Prime Video. A série já foi renovada para um segundo ano.