LeVar Burton: LaForge pode voltar em ‘Picard’

Em uma entrevista ao Entertainment Tonight (ET), LeVar Burton comentou sobre a possibilidade em reprisar o papel de Geordi LaForge em Star Trek: Picard, cauteloso para “não ter problemas”, numa clara indicação que o segredo deveria ser mantido. Então, sugeriu de forma direta:

“Eu acho que é razoável supor que essas pessoas ainda fazem parte da vida de Picard… Claro, que diabos. Sim! Absolutamente (risos). (…) Você verá todos nós. Provavelmente nem todos ao mesmo tempo, embora nunca diga nunca”.

Após alguns atores de A Nova Geração terem voltado em Star Trek: Picard, outros personagens devem reaparecer na segunda temporada da série, segundo Burton. E LaForge, pode ser um deles. Além de LeVar, os membros restantes do elenco principal que ainda podem aparecer são Gates McFadden (Dra. Crusher), Michael Dorn (Worf) e Wil Wheaton (Wesley Crusher).

Burton interpretou Geordi LaForge, pela última vez no filme Star Trek: Nemesis, em 2002. O personagem acaba indo para Utopia Planitia, em Marte, segundo o livro “Star Trek: Picard – The Last Best Hope”, de autoria de Una McCormack, lançado no início de fevereiro. Na obra, da editora Pocket Books, a vida de Jean-Luc Picard é retratada a partir de 2381 (dois anos após Nêmesis, de 2379), assim como o que aconteceu naquele período no universo de Jornada.

LeVar Burton e Michael Dorn visitaram Patrick Stewart no set de Picard, quando Marina Sirtis e Jonathan Frakes foram estrelas convidadas (Instagram / Isa Briones)

Na entrevista ao ET, Burton até revelou o que disse aos produtores de Picard sobre onde ele vê Geordi em 2399:

“Sugeri aos produtores que encontrássemos Geordi em uma posição que ele estivesse ensinando, transmitindo esse conhecimento e informações para outra geração. Veremos. Alex [Kurtzman] e o pessoal no comando estão fazendo um trabalho incrível. Quando eles ligarem, o que eles quiserem que eu faça, tenho certeza de que será espetacular”.

Pressionado, Burton confirmou que seu retorno “foi comentado”, mas quando perguntado se havia um acordo assinado, ele disse apenas “não posso revelar”.

Nascido em Mogadíscio, capital da Somália, o africano Geordi LaForge (LeVar Burton) serviu com o Capitão Picard (Patrick Stewart) por muitos anos nas Enterprises-D e E, até pedir transferência para liderança na construção da esquadra de resgate em Utopia Planitia (Marte), na crise da realocação Romulana, como vista no livro de Una McCormack e na minissérie em quadrinhos Star Trek: Picard – Countdown, lançada pela IDW em novembro de 2019, ambas obras não-canônicas. Essa é a história do personagem de LeVar Burton e que não deve ser o ponto final.

A segunda temporada de Star Trek: Picard já está em andamento, ao menos no desenvolvimento inicial da história. Até agora, o único membro do elenco da Nova Geração confirmado para a próxima temporada de Picard é Whoopi Goldberg, que reprisará seu papel de Guinnan . As filmagens estavam programadas para começar no verão, antes que a pandemia causasse uma interrupção em toda a produção de filmes e televisão na Califórnia.