Espécies: Ocampas


Planeta natal: desconhecido
Quadrante: Delta
Tipo: humanóide
Alinhamento: não-alinhado

História

Talvez a coisa mais curiosa sobre os Ocampas é o fato de que não vivem mais do que nove anos. Já possuíram habilidades mentais, mas atualmente só resta vestígios disso. Porém, comunicação telepática ainda é possível.

Seu mundo, um planeta de classe G (o quinto no sistema), transformou-se em um grande deserto pela influência da tecnologia dos Nacenes. As partículas nucleogênicas, essenciais no processo de formação das chuvas, desapareceram da atmosfera. O planeta começou a esquentar e, para tentar se redimir do desastre que causara, o Guardião, um Nacene, construiu uma cidade subterrânea para abrigar os Ocampas. Além disso, manteve-se presente, protegendo-os e suprindo-os com alimento e energia vindos de sua estação espacial.

A água era abundante nesta cidade. Os túneis pelos quais os Ocampas desceram ao sub-solo foram celados com campos de força. Tempos mais tarde a facção dos Kazon-Ogla estabeleceu-se na superfície a fim de minerar a cormalina, uma riqueza da região. Eles realizaram tentativas frustadas de penetrar na cidade subterrânea para roubar a água.

Em anos recentes, muitos jovens Ocampas começaram a quebrar as tradições, desobedeceram as instruções do Guardião e fundaram uma colônia na superfície. Kes – que mais tarde se tornaria uma tripulante da USS Voyager – era um deles. Foi capturada pelos Kazon-Ogla, escravizada e salva pela capitã Janeway e sua tripulação.

Os Ocampas foram protegidos durante 500 gerações, mas após a morte do Caretaker ninguém sabe o que o futuro guarda para a espécie. As reservas energéticas são suficientes para apenas 5 anos. Quando exauridas, forçarão a volta da raça à superfície, onde terá que encontrar meios de se adaptar.

Fisiologia

Os Ocampas se assemelham muito aos humanos, mas apenas fisicamente . Sua expectativa de vida é de cerca de nove anos, a marca registrada da espécie.

Sua procriação é um processo repleto de rituais. Em primeiro lugar, as fêmeas precisam entrar na fase do Elogium, semelhante à puberdade humana, ou seja, maturidade. A diferença é que o Elogium dura um tempo finito e ocorre apenas uma vez na vida da mulher.

Normalmente, o Elogium ocorre na idade de 4 ou 5 anos. Uma bolsa mitral cresce nas costas da Ocampa; nesse local a criança se desenvolverá. As palmas das mãos são então cobertas pelo “Ipasaphor”, uma secreção amarelada e o casal tem 40 ou 50 horas para iniciar o acasalamento. Antes disso, entretanto, o ritual do rolississim deve ser feito; pai ou mãe da moça deve massagear seus pés até a lingua ser engolida. O procedimento deve durar em torno de 6 dias para a criança ser concebida.

Cultura

Os Ocampas vivem um impasse. A camada conservadora da sociedade não aceita as idéias dos mais jovens, que insistem na capacidade mental da espécie há muito adormecida.

Os mais velhos consideram tais idéias fantasiosas e uma afronta às vontades do Guardião. Aliás, todos os aspectos da cultura estão condicionados à interpretação dos líderes às vontades da entidade que os nutre.

Isso tornou os Ocampas um povo dependente, vulnerável e incapaz de combater as adversidades. São conformistas, apáticos e passivos dentro de seu próprio mundo.

Personalidades

Kes
Jovem resgatada do cativeiro em acampamento Kazon pela tripulação da USS Voyager. Namorada do Talaxiano Neelix, permaneceu a bordo por três anos, assistindo o Doutor na Enfermaria da nave. Transformou-se em uma forma de vida baseada em energia.

Tanis
Lider de um grupo de Ocampas retirados do planeta natal por Suspiria, a Nacene companheira do Guardião. Eles vivem em uma estação espacial semelhante àquela encontrada pela USS Voyager dez meses antes.

Referências:

Voyager – 1ª temporada: Carateker parte I e II, Elogium.

Voyager – 2ª temporada: Coldfire.

Voyager – 3ª temporada: Warlord, Before and After, Scorpion parte I.

Voyager – 4ª temporada: The Gift.

Voyager – 6ª temporada: Fury.

Marcos históricos:

2371
Primeiro contato com seres humanos, quando a nave USS Voyager da Frota Estelar é transportada cerca de 70.000 anos-luz ao quadrante Delta por uma força alienígena

2372
Dez meses após ser atirada ao quadrante Delta, a USS Voyager encontra a espécie em uma estação espacial de outra entidade Nacene, a raça do Guardião. As lendas sobre as habilidades telepáticas e telecinéticas dos Ocampas são comprovadas

2374
A tripulação da USS Voyager testemunha a desmaterialização e evolução de Kes a um estado de pura energia. Ela usa suas habilidades mentais agora altamente desenvolvidas para mandar a USS Voyager cerca de 10.000 anos-luz rumo ao quadrante Alpha

Artigo originalmente publicado no conteúdo clássico do Trek Brasilis.