DublaCon terá 14 atrações envolvidas com Star Trek

A dublagem brasileira vai ganhar a sua primeira convenção. O nome do evento é DublaCon, organizado pelo site e canal do Youtube Versão Dublada, do dublador Ygor Guidoux. A primeira edição será realizada no próximo sábado, 11 de dezembro de 2021 e uma outra edição presencial está prevista para 2022.

Na programação, presenças confirmadas de mais de 60 dubladores, sendo 14 deles envolvidos com Star Trek, além de diretores, cantores e tradutores, divididos em diferentes painéis de 30 a 60 minutos de duração. O primeiro painel anunciado é o de super-heróis, porém ainda não há mais informações.

Sobre as demais configurações e temáticas, ainda serão anunciadas. Durante os painéis, os participantes estarão no chat respondendo perguntas previamente selecionadas, que foram enviadas durante as últimas três semanas.

“O evento será muito legal para o fã que gosta de dublagem, que quer saber mais, ver o rosto dos ídolos, saber como é todo o mecanismo e como a engrenagem funciona. Mas também é legal para o crítico, porque muitas vezes lemos críticas sobre dublagem e então percebemos que essas pessoas não sabem nada do que estão falando. Logo, será bom para fãs e críticos também”, disse Nívea Dória, dubladora profissional e integrante do time do Trek Brasilis.

Entre tantas atrações, destacamos aquelas que têm envolvimento nas dublagens de Jornada nas Estrelas:

Cecília Lemes (Philippa Georgiou em Discovery e a de Deanna Troi em Nemesis e em Picard);

Thais Durães (segunda voz de Joann Owosekun em Discovery);

Mauro Ramos (Sahil e outras participações em Discovery, além de Sarek no filme de 2009);

Miriam Ficher (Saavik em Jornada III e Amanda no filme de 2009);

Hélio Ribeiro (voz de Data e Lore em alguns episódios de A Nova Geração, Almirante Forrest de Enterprise, Chekov em Jornada IV, Sulu em Jornada V);

Jorge Lucas (quarta voz de Data em A Nova Geração e em Insurrection, segunda voz de Garak em Deep Space Nine, Tuvok em Voyager);

Márcio Simões (Jean-Luc Picard em Generations, Primeiro Contato, Insurreição e a segunda voz do capitão em A Nova Geração, segunda voz também de Quark em Deep Space Nine);

Andrea Murucci (primeira voz de B’Elanna Torres em Voyager);

Selma Lopes (primeira voz de Beverly Crusher e uma das vozes de Guinan, em A Nova Geração, primeira voz de Kira Nerys em Deep Space Nine);

Oberdan Jr. (primeira voz de Wesley Crusher);

Philippe Maia (Charles “Trip” Tucker em Enterprise);

Duda Espinoza (Malcolm Reed, em Enterprise);

Yuri Calandrino (Daniels em Enterprise e participações na Série Animada);

Wendel Bezerra (diretor de dublagem de Nemesis).

A apresentação do evento será de Ygor Guidoux, Flora Paulita (dubladora e diretora de dublagem) e Llays Macedo (dubladora, cantora, diretora e tradutora). Ainda serão disponibilizadas opções de Meets and Greets – juntamente com seus valores – com os diversos dubladores. A inscrição pode ser feita pelo site do evento (clique aqui).

A DublaCon tem como parceiros a Dublapédia Brasil, World Dubbing & News, HBT Allen, DublagemBra, Loucos por Dublagem, Planeta da Dublagem, Papo com Natan e Canal Making Of.