Deep Space Nine
Temporada 1

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História Ferengi realiza com sucesso
uma sátira do crime organizado

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

O grande Nagus Zek, líder da Aliança Ferengi, chega à Deep Space Nine para supervisionar a introdução da presença comercial Ferengi no quadrante Gama.

Aproveitando a visita, Zek anuncia Quark como seu sucessor. Durante o desenrolar da trama, ocorre também uma história secundária sobre amizades entre pessoas de culturas distintas, enfocando a relação de Jake e Nog.

 

Comentários:

"The Nagus"
é um exemplo de um episódio Ferengi que funciona. A baixa qualidade dos episódios Ferengi em geral sempre foi uma crítica recorrente à série.

O episódio é tolo e inofensivo e sabe muito bem disto, não nos forçando a lembrar deste fato a cada dois minutos. Desenvolvendo-se desta forma, ele encontra o seu próprio tom de comédia e certamente algumas boas risadas.

Além de dar uma "cara" à sociedade Ferengi, com a figura do Grande Nagus Zek (numa bela atuação de Shawn), este episódio estabelece melhor do que qualquer outro anterior os valores de sua sociedade. Para quem não sabe, em essência, os valores e virtudes da sociedade Ferengi são os nossos atuais vícios e defeitos.

Após a suposta morte de Zek (a noção de que Ferengis mortos são dissecados, "fatiados" e vendidos em embalagens à vácuo também é bastante consistente com tal sociedade), Quark assume a função de Nagus. Nesse momento, o episódio parece tornar-se uma sátira ao crime organizado.

A noção de que Rom pode planejar a morte do próprio irmão e ao final do episódio ter sua atitude elogiada por Quark é, novamente, totalmente Ferengi.

Citações:

Zek - "You failed, miserably!"
(Você falhou, miseravelmente!)

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Episódio contou com as participações de Rom e Nog.

int.jpg (476 bytes) História marcou a estréia do ator Wallace Shawn como o Grande Nagus Zek e do ator Tiny Ron como o criado particular de Zek, Maihar'du.

int.jpg (476 bytes) Este é o primeiro episódio a apresentar uma "Regra de Aquisição" (do original "Rule of Acquisition").

int.jpg (476 bytes) Este episódio foi originalmente chamado de "Friends and Foes".

int.jpg (476 bytes) Neste episódio são citados pela primeira vez o "Festival da Gratidão" Bajoriano e suas "Cavernas de Fogo".

Ficha técnica:

História de David Livingston
Roteiro de Ira Steven Behr
Direção de David Livingston
Exibido em 22/03/1993
Produção: 011

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Max Grodénchik como Rom
Lou Wagner como Krax
Barry Gordon como Nava
Lee Arenberg como Gral
Aron Eisenberg como Nog
Tiny Ron como Maihar'du
Wallace Shawn como Grande Nagus Zek

Episódio anterior   |   Próximo episódio