Deep Space Nine
Temporada 1

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História tenta desenvolver misticismo
Bajoriano sem obter bons resultados

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46729.1.

O'Brien e Bashir, respondendo a um misterioso pedido de ajuda, se transportam para uma vila Bajoriana bem a tempo de ver o povoado sendo atacado por uma criatura "formada pelos pensamentos negativos da população do local em eras passadas".

Aparentemente, a única forma de defesa é a utilização da figura de um contador de histórias que tem por função focalizar a energia psíquica da aldeia e afastar tal "besta".

Porém, durante o último ataque, o contador de histórias (chamado de Sirah pelos locais) morre. Em meio à crise, a comunidade seleciona erroneamente O'Brien como seu novo Sirah, na esperança de que ele possa salvá-los de tal entidade, o Dalrok.

Em uma trama secundária, uma adolescente, líder de um outro povoado Bajoriano, vai a Deep Space Nine para negociar limites territoriais com uma outra facção, onde ela começa a nutrir uma amizade com Jake e Nog.

 

Comentários:

A trama principal deste episódio está entre as mais tolas de todos os tempos, com flagrantes problemas de execução. Mostra uma primeira tentativa, fracassada, de desenvolver os conceitos do misticismo local existente entre os Bajorianos.

A explicação para o episódio reside exatamente no que parece ser desde o início, mostrando primeiro a incapacidade de surpreender o telespectador, e em segundo, a falta de vontade de tentar parecer verossímil.

A trama secundária envolvendo Nog e Jake é também uma completa perda de filme. Representa apenas uma líder precoce tentando driblar os problemas da infantilidade em meio a negociações importantes. Mostra o quanto a série ainda engatinhava no desenvolvimento de tramas políticas.

Apenas algumas falas razoavelmente afiadas de Bashir salvam este episódio de ser o pior da temporada. Péssimos atores convidados não ajudam a nenhuma das duas tramas.

Com a óbvia necessidade de desenvolver o personagem Ben Sisko, por que não fazer deste um episódio sobre a fé Bajoriana e seu Emissário?

Diante das oportunidades perdidas nesse episódio, só resta fazer o infame trocadilho com a música de Chico Buarque: "O que Sirah, que Sirah?..."


Citações:

Bashir - "Don't worry, chief. I have faith in you."
(Não se preocupe, chefe. Eu tenho fé em você.)

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Episódio conta com a participação de Nog.

Ficha técnica:

História de Kurt Michael Bensmiller
Roteiro de Kurt Michael Bensmiller e Ira Steven Behr
Direção de David Livingston
Exibido em 03/05/1993
Produção: 014

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Lawrence Monoson como Hovath
Kay E. Kuter como "o Sirah"
Gina Philips como Varis
Jim Jansen como Faren
Aron Eisenberg como Nog
Jordan Lund como Woban
Amy Benedict como "uma mulher"

Episódio anterior   |   Próximo episódio