Deep Space Nine
Temporada 2

Análise do episódio por
Luiz Castanheira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Segundo ato fornece respostas, no
melhor episódio da trilogia Bajoriana

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.


Sisko e Jaro conversam no escritório do comandante de Deep Space Nine. Sisko não está feliz pela transferência de Kira para Bajor sem ninguém consultá-lo a respeito. Jaro diz que a transferência é uma espécie de promoção dada a Kira pelo resgate de Li Nalas, Sisko fica mais tranqüilo mas ainda um tanto desconfiado. Ele pergunta a Jaro por que não manter Li Nalas na Capital Bajoriana para fortalecer a posição do governo provisório. Jaro diz que não é seguro para Li em Bajor agora e que Sisko não poderia ter um melhor oficial de ligação que Li Nalas, o maior herói da história bajoriana. Jaro parte para Bajor.

Jake chama Sisko pelo comunicador e pede que ele o encontre na porta dos aposentos deles. Chegando lá, Sisko vislumbra o emblema do "Círculo" em sua própria porta.

Odo entra no quarto de Kira e fica transtornado por encontrá-la fazendo as malas para partir, aparentemente resignada com a transferência. Kira, percebendo o quão genuinamente Odo está perturbado com isto tudo, diz: "- Eu também sentirei muito a sua falta, Odo".

O momento é interrompido por Dax que vêm devolver um pote de creme que ela tomou emprestado. Então chega Bashir que veio desejar sorte. Depois adentra O'Brien que diz que foi uma prazer servir com Kira. Logo depois chega Quark com uma garrafa de "syntahale" para comemorar a partida da Major. O quarto fica cada vez mais e mais barulhento até que finalmente a porta toca mais uma vez e desta vez é Vedek Bareil que adentra os aposentos de Kira. Bareil diz que ele não queria perturbar.

- Não, por favor, entre. Estes são meus ... estes são meus amigos.
[Kira, olhando em volta nos seus aposentos, descobrindo, talvez pela primeira vez, o quanto estas pessoas passaram a significar pra ela.]

Bareil não anunciou sua vinda a DS9, pensando que assim seria melhor devido a crescente violência em Bajor. Ele convida Kira a passar alguns dias em seu Monastério. "- Costuma ajudar quando o espírito fica um pouco ferido" , diz ele. Kira aceita.

Kira vai fazer sua última visita ao OPS (Centro de Operações de DS9). Li Nalas, seu substituto, se junta a ela e logo depois Sisko. Li diz que sente muito e diz que não queria este posto, Kira diz que a principio também não queria mas mudou de idéia com o tempo. Sisko diz a Kira que NINGUÉM poderia substitui-la e que vai fazer de tudo para tê-la de volta. Kira pede permissão para desembarcar e vai embora de DS9.

Algum tempo depois, já no jardim do Monastério de Bareil em Bajor, Kira diz a Bareil que não têm nenhum dom para as Artes. Bareil então a leva para uma câmara interna do Monastério onde fica guardada uma arca com um Orb(o "Terceiro Orb", o "Orb de Profecia e Mudança") em seu interior. Bareil abre a arca e deixa Kira sozinha.

Envolta em luz, logo ela se vê na câmara dos Ministros, com os legisladores gritando, mas ela não pode ouvi-los. Então Dax, em uma roupa de Vedek, a abraça, mas quando ela se afasta ela se transforma em Vedek Winn. Kira recua e esbarra com as costas no Ministro Jaro, que diz que as vozes clamam por ele. Mas Bareil aparece e diz que as vozes clamam por ela. Finalmente ela se vê despida e pede que Bareil a ajuda a escutar as vozes. Também despido, ele a abraça e a beija, então ela pode escutar. Fim da visão.

Quark vai até o escritório de Odo e diz saber que os Kressarianos estão fornecendo armas para o "Círculo", suficientes para montar um Exército. Odo fica intrigado pois os Kressarianos nem ao menos têm forças militares. Odo pergunta a Quark como ele obteve esta informação e ele diz não poder revelar as suas fontes. Odo, enquanto aguarda o computador lhe dizer quando chegará a próxima nave Kressariana, nomeia Quark um oficial de segurança e lhe dá uma ordem de descobrir para onde as armas estão indo em Bajor. Frente aos protestos de Quark, Odo diz que ele faz isto ou ele o prende por obstruir uma investigação. Quark acaba concordando.

Ao receber as novidades, Sisko decide ir a Bajor e pede que Li Nalas use suas ligações junto aos militares para descobrir quanto suporte o governo provisório possui.

Kira se encontra com Bareil no jardim claramente não querendo falar sobre sua experiência com o Orb. Bareil diz que a sua última experiência com o Orb envolveu Kira e por isto que ele a convidou para vir ao Monastério. Eles escutam artilharia pesada a distância. Então Winn fala com eles de cima de uma ponte quase acima de suas cabeças. Mais traiçoeira, doce e sutil do que nunca, Winn ataca Bareil por ele ter permitido a Kira o acesso ao Orb sem prévia consulta a Assembléia dos Vedeks.

Sisko visita o general Krim, um líder militar que ele encontrou no ano passado, e que está comandando a defesa da capital. Sisko comenta que aparentemente toda vez que existe a possibilidade de um confronto direto entre os militares e as forças do "Círculo", os militares batem em retirada. Sisko diz também que o governo provisório necessita do apoio dos militares. Krim pede a simpatia de Sisko para este conflito em que "Bajoriano luta com Bajoriano". O general parece surpreso quanto ao envolvimento dos Kressarianos como fornecedores de armas para o "Círculo". Sisko promete que assim que descobrir onde são guardadas tais armas, Krim será o primeiro a saber. Sisko fala também sobre a possibilidade de ter a Major Kira de volta a DS9, sob o que Krim diz não ter autoridade alguma. Mas Krim faz questão de dizer que ele não esquecerá o fato de que Sisko não tentou trocar a informação sobre os Kressarianos por um favor a respeito do caso Kira.

No OPS, Li e Dax estão retardando ao máximo a partida do cargueiro Kressariano para que O'Brien e Odo possam fazer uma "inspeção" em sua carga. Finalmente O'Brien deposita um container no hangar do cargueiro e autoriza a partida. Logo em seguida uma parte da lateral deste container desliza e se transforma em um rato.

Sisko visita Kira no Monastério e diz que ainda não desistiu de trazê-la de volta, e de que o "Círculo" está armado para um golpe de estado iminente. Sisko não têm certeza se os militares vão apoiar o governo provisório. Assim que ele parte, Kira é atacada por um grupo extremamente similar ao que atacou Quark anteriormente. Eles aplicam algum tipo de droga, e a levam embora.

No hangar de carga da nave Kressariana, Odo (como rato) assiste quando um gul Cardassiano se transporta a bordo com várias caixas. O capitão do cargueiro inspeciona o armamento e recebe em um PADD a impressão digital do polegar do Cardassiano, que logo depois se teleporta da nave.

Kira recobra os sentido em uma construção subterrânea, usada como quartel general do "Círculo", onde ela fica surpresa por ver o Ministro Jaro dando ordens. Jaro não tem mais nada a esconder: "- Eu sou o 'Círculo', Major". Kira finalmente entende por que Li Nalas foi transferido para DS9. A sua presença na Capital seria uma ameaça ao Golpe planejado por Jaro. Kira pergunta como Jaro pode se voltar contra o seu próprio governo.

- Eu não permitirei que os Bajorianos sejam fracos novamente ... nós trouxemos arte e arquitetura a incontáveis mundos. Nós não merecemos ser vítimas.
[Ministro Jaro]

Jaro pergunta a Kira o que Sisko fará quando tiver certeza do golpe. Frente a frontal recusa de Kira em responder, Jaro informa a Kira de que o "Círculo" aprendeu algumas coisas com os Cardassianos, "- como saber encorajar as pessoas a falar, por exemplo".

A tripulação de DS9 está discutindo a abdução de Kira e Li oferece o seu nome para tentar conseguir alguma cooperação. Quark adentra o OPS e, para espanto geral, diz ter descoberto o local do quartel general do "Círculo". Sisko monta uma equipe de resgate. Li pede para ir pois, entre outras coisas, deve muito a Kira, Sisko concorda.

Eles se materializam nas cavernas, e Sisko distribui comunicadores extras para todos; quem pegar Kira primeiro deve prender o comunicador nela e chamar pelo teletransporte. O tiroteio começa e Bashir acaban encontrando Kira primeiro, toda machucada e ensangüentada. Bashir vai a nocaute mas Kira pega o comunicador e o grupo de resgate se desmaterializa.

Kira é tratada na enfermaria, onde ela diz que Li Nalas é o único que pode parar Jaro. Mas ele nunca chegaria vivo até a câmara de Ministros. "- Cortesia de uma arma cardassiana", anuncia Odo, chegando com um PADD contendo uma prova definitiva, um manifesto de carga com a impressão do polegar de um gul Cardassiano. O "Círculo" não sabe da real fonte do seu armamento. Os motivos Cardassianos são simples, quando a Federação partir, devido ao iminente golpe, eles vão voltar e tomar o controle do sistema Bajoriano.

Sisko pede que Dax abra um canal para Bajor por que Li Nalas deseja se pronunciar perante a câmara de Ministros pelo subespaço. Mas todas as comunicações com Bajor estão sendo bloqueadas. O golpe já está em andamento. Sisko pede que Dax contate o almirante Chekote no Comando da Frota Estelar.

Enquanto isto no altar de um templo Bajoriano, Jaro pede a Winn o seu apoio público. Winn diz que a sua voz é pouco ouvida na assembléia dos Vedeks. Jaro diz que isto vai mudar quando ele, o próximo líder Bajoriano, entrar na ordem dela e promete que fará tudo em seu poder para vê-la se tornar a próxima Kai. Winn sorri e diz que "os Profetas estão sorrindo para você hoje, Ministro".

O'Brien diz que duas naves de assalto Bajorianas estão vindo para DS9, dando ordem de que todo o pessoal não-Bajoriano deve deixar a estação em sete horas. Sisko coloca o almirante Chekote a par de toda a sombria situação. Entretanto o almirante, mesmo com o envolvimento Cardassiano, considera o iminente golpe um assunto interno Bajoriano e aplica a Primeira Diretriz. Ele ordena a Sisko que evacue DS9.

Voltando ao OPS, sua mente funcionando a toda, Sisko pergunta a O'Brien quando demoraria uma TOTAL evacuação de pessoal e propriedade da Federação. O'Brien diz que levaria vários dias, e as naves de assalto chegarão em menos de sete horas.

"Então eu acho que alguns de nós ainda não terão terminado de fazer as malas quando eles chegarem aqui", diz Sisko

Continua ...

 

Comentários:

Existe uma espécie de dito popular que postula que em toda trilogia, seja ela em qualquer arte, o segundo ato é sempre o seu melhor momento. Esta trilogia está de acordo com tal regra.

São apresentadas respostas para o porquê da transferência de Li Nalas a DS9 e de Kira de volta a Bajor, bem como são posicionados os dois principais candidatos à sucessão de Kai Opaka: Bareil e Winn. Chega sem surpresas a verdade de que Jaro está por trás do "Círculo" e é também sem surpresa a confirmação do envolvimento Cardassiano. Mas o que
funciona realmente de forma maravilhosa é que este grupo xenófobo radical, o "Círculo", está sendo armado pelos Cardassianos (o seu pior inimigo) sem o conhecimento de tal grupo.

É impressionante como foi conseguido empacotar tanta coisa em uma única hora de televisão. Vejamos, Kira recebe um BOCADO de desenvolvimento, entendendo sua relação com a tripulação (especialmente Sisko), tendo sua primeira experiência com um Orb e o vislumbre de um possível relacionamento afetivo com Bareil. Temos também a re-introdução de Bareil e Winn, a apresentação de inúmeros elementos de trama que confirmam o perigo que o "Círculo" representa, a confirmação do envolvimento de Jaro com o "Círculo", a confirmação do envolvimento Cardassiano no suprimento de armas, a "valsa" de Winn e Jaro e o início de conflitos militares em Bajor com a iminente entrada das forças do "Círculo" na capital Bajoriana, conflitos estes que nunca são mostrados, mas servem para dar um senso de urgência à trama, que culmina com a ordem de evacuação de DS9.

Ao contrário do que se pode imaginar, o passo de episódio é lento, com cenas longas e bem estruturadas, mas o iminente golpe de Estado serve como uma espécie de bomba-relógio que explode ao final do episódio. Eventos realísticos que se baseiam de forma consistente em elementos já estabelecidos durante a série parecem levar os personagens (e o espectador) em uma enxurrada fora do controle deles. Bravo!

A direção de Corey Allen é excepcional, mantendo um passo tipicamente cinematográfico, mas com uma fotografia talvez ainda mais inventiva do que a de Winrich Kolbe em "The Homecoming" (basta conferir QUALQUER cena em que alguém entra ou sai do elevador).

Ótimas atuações de Langella (em especial), Beymer, Anglim e Fletcher. O elenco regular está muito bem também, mas o destaque vai de novo para Nana Visitor.

A cena "da despedida", logo no começo do primeiro ato, com toda a tripulação indo para se despedir de Kira em seus aposentos, é maravilhosa. É lindo como ela descobre o quanto aquelas pessoas passaram a significar pra ela ao longo do último ano.

A última visita de Kira ao OPS (com uma fotografia totalmente não-usual), a entrada de Li Nalas em cena e depois Sisko, bela direção. A fala de Sisko de que ninguém poderia substituir Kira soa infinitamente verdadeira e mostra que algo se solidificou entre ela e Sisko ao longo do tempo, aliado ao fato de ela dizer a Li que não queria este posto no início, mas isto mudou.

A visão de Kira é brilhantemente executada, oferecendo talvez a mais madura utilização de sexualidade até aquele momento em Jornada nas Estrelas. Tal visão oferece elementos que serão utilizados no próximo episódio e ao longo da temporada.

A cena entre Odo e Quark, onde Odo termina por recrutar Quark como oficial de segurança é maravilhosa. O que funciona muito bem é que é Quark que descobre que os Kressarianos estão armando o "Círculo" e, ao final, o local do quartel-general do próprio "Círculo".

(Funciona tão bem quanto a descoberta do brinco de Li Nalas, por parte do próprio Quark, em "The Homecoming". Parece realmente o tipo de coisa que Quark pode obter através de canais "não-oficiais".)

A cena entre Winn e Jaro, em que os dois selam a sua união tendo Bajor ao fundo É CINEMATOGRÁFICA!

Aparentemente o Governo Provisório é formado por um bando de lesmas preguiçosas e Jaro tem um bom número de generais "em seu bolso". Mas acho que general Krim não é um destes generais.

O segmento mais fraco do episódio é a fuga de Kira da base do "Círculo", não chegando nem aos pés da fuga de Li Nalas em "The Homecoming". Porém, o fato de a tortura de Kira ser realizada fora de cena, e ser mostrada apenas Kira já brutalizada é bastante efetivo (apesar do "toque mágico de Bashir", logo em seguida na enfermaria, tirar um pouco do impacto deste ato de tortura).

Sisko nunca poderia deixar a estação com toneladas de tecnologia da Federação à disposição de um possível governo xenófobo radical. NUNCA!

"The Circle" oferece importantes resoluções e desdobramentos para elementos apresentados em "The Homecoming", acenando com o possível esfacelamento do Governo Provisório, a aliança entre Winn e Jaro e uma possível retirada da Federação e um retorno dos Cardassianos.


Citações

Bashir - "Could someone please explain this conversation to me?"
("Alguém poderia por favor explicar esta conversação pra mim?")

Bareil - "It might be interesting to explore useless for a while..."
("Pode ser interessante explorar a sua inutilidade por enquanto.")

Quark - "We've got to leave! Well, I do, anyway; you can just turn into a couch."
("Nós temos que ir embora! Bem, eu irei de qualquer forma; você pode simplesmente se transformar em um sofá.")



Trivia:

int.jpg (476 bytes) Toda a trilogia do qual este episódio faz parte foi escrita simultaneamente. As partes 1, 2 e 3 foram escritas respectivamente por Ira Steven Behr, Peter Allan Fields e Michael Piller, baseadas na história de Jeri Taylor e modificada por Behr.

int.jpg (476 bytes) O diretor Corey Allen filmou inicialmente a cena da despedida no quarto de Kira em uma tomada só com "câmera aberta", como no teatro. Porém, apesar de Allen ter ficado com esta versão da cena como souvenir, a versão da cena exibida, por decisão dos produtores, foi bem mais convencional (mas de qualquer forma excelente).

int.jpg (476 bytes) Quando Robert Hewitt Wolfe (o "Vulcano", como é chamado pelo seus colegas da produção) escreveu o primeiro rascunho de "In The Hands Of The Prophets", ele idealizou Vedek Bareil como uma figura velha e sábia, uma figura como Ghandi. Foi Michael Piller que o fez mudar de idéia e tornar Bareil uma figura jovem e vigorosa.

int.jpg (476 bytes) O episódio teve locações (para as cenas no jardim do monastério) no parque Griffith. Porém tal locação, apesar de bonita, é um desastre em termos de áudio e todos os diálogos tiveram que ser dublados em pós-produção.

int.jpg (476 bytes) A cena em que Odo se transforma em rato foi um desafio, não somente por problemas técnicos, mas por um temperamental ator: O RATO.

int.jpg (476 bytes) Participação de Louise Fletcher como Vedek Winn. Louise Fletcher (22/07/1934, natural de Birmingham, Alabama, nos EUA) é filha de um pastor episcopal e, sendo seus dois pais surdos-mudos, aprendeu a linguagem dos sinais muito cedo. Participou de filmes como "Thieves Like Us", de Robert Altman, e "One Flew Over the Cuckoo's Nest", de Milos Forman, pelo qual recebeu o Oscar por sua interpretação da enfermeira Ratched. Louise participou de vários filmes do gênero Sci-Fi como: "Exorcist II: The Heretic", "Firestarter", "Brainstorm" e "Flowers in the Attic". Também participou do seriado "VR5" como a personagem Nora Bloom. Louise recebeu uma indicação ao Emmy (o Oscar da
TV) por sua personagem Christine Bey, recorrente na série "Picket Fences". Seu currículo é uma literal "Bíblia" (esta pequena referência nem chega a tocar a ponta do iceberg), mesmo ela se dando ao luxo de parar de atuar por mais de 10 anos para cuidar dos dois filhos.

int.jpg (476 bytes) Participação de Philp Anglim como Vedek Bareil. Philip Anglim (11/02/1953, natural de San Francisco, Califórnia, nos EUA) participou da série "Millenium", interpretando Tom Black no episódio "Sacrament".

int.jpg (476 bytes) Participação de Stephen Macht como general Krim. Stephen Macht (01/05/1942, natural de Filadélfia, Pensilvânia, nos EUA) é pai do também ator Gabriel Macht e já participou de séries como: "Kojak", "Hill Street Blues", "Babylon 5" e "The Practice", entre outras.

int.jpg (476 bytes) Mike Genovese, que faz Zef'No aqui, também fez um holograma no episódio da primeira temporada de A Nova Geração, "The Big Goodbye".

int.jpg (476 bytes) Presença de Li Nalas, Ministro Jaro, Vedek Bareil e Vedek Winn.


Ficha técnica:

Escrito por Peter Allan Fields
Direção de Corey Allen

Exibido em 04/10/1993
Produção: 022

Elenco:

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado:

Richard Beymer como Li Nalas
Frank Langella como ministro Jaro Essa [não-creditado]
Stephen Macht como general Krim
Bruce Gray como almirante Chekote
Philip Anglim como Vedek Bareil Antos
Louise Fletcher como Vedek Winn Adami
Mike Genovese como Zef'No
Eric Server como um oficial Bajoriano
Anthony Guidera como um Cardassiano

Episódio anterior   |   Próximo episódio