Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Conclusão sem pé nem cabeça de premissa sem pé nem cabeça

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Reiniciamos a vista da Segunda Guerra Mundial alternativa assistindo um newsreel de propaganda alemã, relatando a visita de Hitler aos EUA ocupado, e como ambas as nações estariam "trabalhando juntas pela liberdade", em uma relação que supostamente seria semelhante a da Alemanha com a França de Vichy, na verdadeira 2GM.

Após o teaser, encontramos novamente Vosk deliberando com o General alemão na Casa Branca, onde o alemão exige mais esforço por parte do alien em se prepararem contra a ofensiva americana no front. Vosk responde de maneira mais ríspida, bravateando sobre como suas próprias capacidades estarem muito além das alemãs, então é no seu melhor interesse colaborar com o alien.

Entrementes, Alicia foi colocada em um alojamento vago, por ter pertencido a uma tripulante morta durante a crise Xindi, e Archer lhe faz uma visita. A moça está meio atrapalhada por ter que lidar com tanta informação e elementos do futuro, mas expressa seu desejo de voltar a NYC e também de ajudar a encontrar Trip e Maywheater. Ela também sugere apaixonadamente que Archer use a Enterprise para atacar Berlim e as forças alemãs, mas Archer a acalma dizendo que irão providenciar para que as coisas entrem nos eixos, mas de maneira apropriada.

Durante mais um teste do conduíte, que não sai exatamente como planejado, Vosk confabula com um de seus lugar-tenentes que o grupo de Archer, embora do futuro, não são necessariamente agentes temporais, mas que ainda assim a presença deles ali não deve ser coincidência.

Em um briefing com Reed, Archer e T'pol são informados que as mudanças naquela linha temporal ocorreram até mais cedo, com Lênin tendo sido assassinado em 1916, e assim a URSS nunca surgiu, o que permitiria a Hitler concentrar suas forças contra a Europa Ocidental (ainda que nada é dito que explique a razão de o General ter citado uma Moscou ocupada no segmento anterior). O grupo interrompe a reunião ao receber uma transmissão de Vosk, que propõe um encontro com Archer ao em um ponto ao largo de NYC, para uma suposta barganha com os tripulantes dele. Archer fareja uma cilada, mas aceita ir com um grupo até as coordenadas.

Uma vez lá, Archer e dois MACO se encontram com Vosk, que desce de um caminhão com alguns soldados o escoltando. Archer fala com Trip e Maywheater, e ordena a Enterprise os teleportar. Vosk questiona sobre a presença deles naquele tempo, e Archer confirma que sabe bem mais sobre Vosk do que o alien podia imaginar. Vosk argumenta que Archer só sabe de metade da história, e que ele é quem está sendo manipulado. Vosk diz que em troca do auxílio de Archer, que possui tecnologia superior a da década de 1940, pode mandar Archer e sua nave de volta ao século 22, e depois reverter os danos à linha temporal terráquea que provocou, para Archer encontrar sua época como deveria ser.

De volta a Enterprise, Trip e Maywheater contam a Archer o que encontraram na base de Vosk, e Archer diz que Daniels os mandou ali para impedir o alien de completar o trabalho no projeto do conduíte, mas durante a conversa, Trip ataca Archer, que estava preparado para isto depois de ter lido um PADD que Phlox havia passado para Archer momentos antes. "Trip" escapa da enfermaria, mas MACOs já estavam posicionados em corredores adjacentes a enfermaria, que o tonteiam. Archer descobre então que se tratava de Silik.

No apartamento, Alicia trata os ferimentos na perna de Carl, que comenta rumores a respeito de Archer e ela terem desaparecido em pleno ar quando estavam para ser capturados. Ele também mostra que encontrou um treco quando procurava por um isqueiro, e Alicia diz que é um rádio, o exigindo de volta. Alicia se mostra relutante a dizer mais do que sabe, mas acaba cedendo.

Archer questiona Silik na cela da Enterprise que o suliban está ali por causa dos dados no disco que Archer encontrou com ele, que contém detalhes das instalações de Vosk. Archer especula que o Future Guy o enviou ali para roubar tecnologia de como efetivamente viajar no tempo, e que Silik voltaria para o século 22 a bordo da Enterprise, e que para o bem de Silik, é bom que Trip esteja também bem e vivo.

Vosk questiona Archer que um disco de dados foi roubado, e Archer confirma que isto foi feito por um suliban. A espécie é familiar a Vosk, e Archer nega tanto acesso ao suliban como ao disco. Ameaças são trocadas, e a Archer dizer que não aceita a proposta de Vosk, este dispara contra a Enterprise com um canhão de plasma. Archer responde o fogo, e Maywheater coloca a nave em uma órbita fora do alcance da arma de Vosk. O alien não tem escolha a não ser ordenar a continuidade do trabalho sem a tecnologia extra, e Archer ordena mais reparos na Enterprise devido aos danos recebidos, enquanto estudam os dados roubados por Silik para descobrir fraquezas no escudo de Vosk. Archer volta a falar com Silik, e propõe que ambos se juntem para invadirem a base de Vosk. Silik aceita, uma vez que também é de seu interesse que Vosk seja derrotado.

Com diversas divisões americanas cruzando o Rio Ohio e avançando front adentro, o General mais uma vez pressiona Vosk pelo equipamento que prometera. Vosk, secretamente contando que irá conseguir ativar o conduíte ainda nesta noite, assegura o General que este irá ter o equipamento dentro de seis horas, assim que for possível o despacho ferroviário do mesmo.

Enquanto avançam pela noite nas ruas escuras, Archer e Silik conversam a respeito de Vosk, e como este também já tentara antes erradicar os sulibans no passado, mas ele fracassara graças a agentes temporais – Daniels e Silik realmente consideram Vosk um inimigo mais sério do que um ao outro. Por fim, Archer encontra membros da resistência, incluindo Alicia, que irão colaborar com eles no raid que planejam contra Vosk. Carl se mostra meio relutante em ajudar Archer e Silik (disfarçado de humano), mas Alicia pressiona o cidadão para o convencer.

Enquanto Vosk e seu grupo se preparam, um grupo de resistência faz um ataque de diversão contra uma ala da base, para dar cobertura a Archer e Silik, que se infiltram na base. Archer derruba os escudos, e a Enterprise desce sua órbita até a atmosfera alta para engajar a base, embora terá que atirar meio as cegas pelos sistemas de aquisição de alvo ainda estarem off-line. Vosk é informado, e uma vez que não podem divergir potência do conduíte para o canhão de plasma, ordena que um esquadrão da Luftwaffe engaje a Enterprise. O General entra o local neste momento, afirmando que quer este esquadrão para atacar a ofensiva americana, e clama que está tomando o comando das operações, mas Vosk o mata e a sua escolta.

Enquanto tentam avançar pela base a procura de Trip, Silik consegue neutralizar alguns soldados alemães, mas acaba mortalmente ferido por um terceiro. Archer tenta contatar a Enterprise, mas com eles na atmosfera alta não consegue contato, e não há muito que fazer antes que Silik acabe morrendo. Trip, não sabendo ainda que Archer estava vivo, encontra Archer neste momento e o toma por Silik, mas Archer o convence ao mostrar Silik morto no chão. Archer e Trip escapam até as linhas da resistência, e ordenam uma retirada.

Enquanto a Enterprise se posiciona para bombardear a base de Vosk, já com Archer e Trip a bordo, um numeroso esquadrão de Ju 87 Stukas com armas de plasma engaja a nave, oferecendo razoável resistência. Entrementes, Vosk e sua equipe conseguem estabilizar o conduíte, enquanto a Enterprise oferece combate aos Stukas nos céus de Manhattam. No que Vosk entrava no conduíte, Archer ordena abrir fogo contra a base dele, que é completamente obliterada.

Neste ponto, Archer se vê em uma espécie de corredor temporal, acompanhado de Daniels, que confirma que a linha do tempo está voltando ao completo normal. Archer contudo não demonstra muita paciência com Daniels, mas este confirma que a Guerra Fria Temporal está chegando a um fim graças a Archer ter conseguido destruir Vosk ali. E depois de Daniels se despedir, Archer e sua tripulação se encontram em órbita da Terra, sendo recebidos por uma numerosa força-tarefa de naves da Frota Estelar.

 

Comentários:

Quem diria? Jonathan Archer evita um único ato de uma das facções envolvidas na Guerra Fria Temporal no século 20 e é o fim desse conflito misterioso. Só mesmo com Daniels nos dizendo isso palavra por palavra para que admitamos para nós mesmos que "Storm Front, Part II" é o fim desse conceito que foi originalmente apresentado como um dos pilares de Enterprise.

Não adianta ficar refletindo ou criticando muito esse ponto. A missão de Manny Coto com esse episódio duplo que abriu a quarta temporada era uma só: acabar com a Guerra Fria Temporal e colocar a NX-01 numa rota mais consistente com o que a série poderia oferecer, em termos de ser um prólogo das outras produções de Jornada nas Estrelas. Em poucas palavras, "Storm Front" era um mal necessário.

Desnecessário dizer que, por mais estrago que Vosk e seus colegas tenham feito na linha do tempo alternativa, em que tiveram sucesso na implementação do conduíte temporal em 1944, é difícil engolir que sua morte, antes dos danos, pudesse catalisar a pacificação de todas as (aparentemente) infinitas facções envolvidas nesse conflito.

E a história termina sem que saibamos qual é a agenda do Future Guy, dos Tholianos, dos agentes temporais para quem Daniels trabalha etc. Temos apenas de aceitar que, com um grande tiroteio entre gângsters e nazistas, Archer e sua trupe de astronautas promovidos a policiais do tempo colocam um fim nessa maluquice toda.

Assim como na primeira parte da história, aqui também só se pode elogiar o episódio na condição estrita de segmento de ação. O segmento tem "timing" e traz elementos que agradam esteticamente, como por exemplo máximo o vôo da Enterprise sobre Nova York, sendo combatida por aviões, antes de explodir o conduíte temporal de Vosk.

Com relação aos personagens, não há muito o que falar. Quando o mais interessante deles, entre recorrentes e regulares, é Silik, isso é um sinal de que as coisas não vão bem. De fato, o trabalho com eles é tão ruim que, para entendermos o "crescimento" de Archer como personagem, precisamos que Silik o descreva, de novo, palavra por palavra. O fato de que os personagens precisam mais dizer do que mostrar é certamente um sinal de uma história mal elaborada e desatenta para com seus protagonistas.

O que, mais uma vez, enfatiza a natureza de "Storm Front, Part II". O único real protagonista do segmento é a Guerra Fria Temporal. Quando seu principal "personagem" não faz o menor sentido, fica difícil encontrar algo para elogiar além da mera formalidade de um bem-sucedido roteiro de ação.

Afora o ritmo impresso pela agitação e pelos tiros, há mais buracos que um queijo suíço. Se o ato primordial da Guerra Temporal é o sucesso de Vosk em 1944 (evitado por Archer nesta linha temporal), como poderia já estar registrado na história o assassinado de Lênin, em 1916? Ou como toda a linha do tempo foi restaurada, menos os eventos provenientes da Guerra Fria Temporal "vividos" antes do sucesso de Vosk? Em suma, não tente entender. Não vale a pena. Aceite apenas que a quarta temporada de Enterprise, zerando completamente o cronômetro, começa mesmo a partir do próximo episódio.

Vamos?

 

Citações:

Vosk - "I don't trust these people. I never have, and I don't want to furnish them with weapons they can turn against me."
("Eu não confio nestas pessoas. Nunca confiei, e eu não vou lhes fornecer armamento que pode ser utilizado contra mim.")

Silik - "You've changed, Captain."
("Você mudou, capitão.")
Archer - "Yes I have, and not all for the better."
("Sim, eu mudei, e não todo para melhor.")

Archer - "I'm sick of your damn Temporal Cold War! Just send us home!"
("Eu estou farto de sua droga de Guerra Fria Temporal! Apenas nos mande para casa!")

 

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Em seu disfarce de "humano", John Fleck aparece durante parte do episódio com sua face normal, sem a característica maquilagem Suliban.

int.jpg (476 bytes) Tanto nesta parte como na anterior, Christopher Neame interpreta um General alemão sem ter sido referido nome. A equipe de produção "escalou" apenas um General como suposto Comandante em Chefe de toda a frente americana, estacionado com HQ na Casa Branca, embora tão vasto front pedira por um Marechal-de-Campo como Comandante em Chefe.

 

Ficha técnica:

Escrito por Manny Coto
Direção de David Straiton
Exibido em 15/10/2004
Produção: 078

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Golden Brooks como Alicia
Jack Gwaltney
como Vosk
John Fleck
como Silik
Matt Winston
como Daniels
Christopher Neame 
como general alemão
Steven R. Schirripa
como Carmine
Mark Elliot Silverberg
como Kraul
David Pease
como técnico alienígena
Burr Middleton
como narrador do noticiário de cinema

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio