Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
"Terceiro piloto" da série dá boa atenção ao "grande trio"

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Almirante Forrest recepciona Archer e seu sênior staff em uma demonstração triunfal em São Francisco, e o Capitão da Enterprise discursa para uma grande multidão, lembrando que diversos tripulantes seus tombaram no cumprimento do dever, e que é bom estar de volta ao lar.

Mais a noite, em um bar em São Francisco, Archer recebe a companhia de Erika Hernandez, uma morena que também é uma Capitão da Frota Estelar, e ambos conversam um pouco a respeito do homefront na Terra durante a crise Xindi. Mais tarde, em órbita da Terra, Archer está com Erika na ponte da Columbia, conversando a respeito dos melhoramentos na classe. Archer comenta que Jeffries estava correto em considerar que mais músculos seriam necessários as naves, após passar pelas experiências que passou.

Entrementes, outros tripulantes também estão com atividades. T'pol está arrumando malas para uma viagem a Vulcan, enquanto Trip decide o que fazer antes de voltar a supervisionar o processo de refit na Enterprise; com a cidade de sua irmã destruída no primeiro ataque Xindi, ele não tem muitas opções para escolher. T'pol o convida para passar algum tempo lá, na casa de sua mãe, e o engenheiro aceita o convite depois de ponderar um pouco a respeito.

Dia seguinte, e Archer participa do debriefing da missão, com Forrest e o Embaixador Vulcano Soval, entre outros. Soval questiona algumas decisões de comando de Archer durante os eventos em que encontraram uma nave vulcana na Expansão Délfica, e Archer se mantém por sua decisão, afirmando que não havia como salvar os vulcanos já em estágio avançado de contaminação, segundo Phlox. Soval pressiona mais Archer, que não se contém em dar uma ríspida resposta ao Embaixador vulcano. Forrest ordena uma suspensão nos processos de debriefing para dar tempo a Archer esfriar a cabeça, mas o Capitão da Enterprise não considera isto necessário tanto quanto não considera necessário ter que se explicar ao Embaixador Vulcano, que segundo Archer, só fez foi atrapalhar a missão. Tempos depois, Archer encontra a involuntária companhia de Erika em um parque nacional, pois segundo a Capitão da Columbia, ele sabe bem que não se deve ir escalar sem uma companhia.

Enquanto ajuda Phlox com alguma bagagem para as férias do médico na Terra, Reed comenta a respeito de alguns incidentes xenofóbicos na Terra, pois segundo parece, toda a crise Xindi deixou partes da população do planeta mais sensível a aliens. Apesar de tudo, Phlox não se mostra particularmente preocupado. Em Vulcan, T'pol e Trip chegam na casa da mãe da vulcana, T'Les, e embora a mulher pareça se mostrar mais fria do que Trip poderia esperar ate mesmo de uma vulcana, ela também é polida e atenciosa. T'pol, contudo estranha ela estar naquela hora do dia na casa, mas ela explica que não está mais trabalhando na Academia de Ciências. T'Les também entrega a ela um comunicado do noivo da moça, mas o qual ela considera ex-noivo, posicionamento que sua mãe coloca em xeque.

Entre uma subida de rocha e outra, Erika e Archer conversam a respeito dos acontecimentos recentes. Archer ainda está meio "on the edge", mas Erika procura manter um clima mais descontraído na medida do possível. Em um bar, Maywheater, Phlox e Reed distribuem alguns autógrafos ocasionais, até que um cidadão se dirige a Phlox de maneira ríspida. Phlox sugere deixar o bar, mas Reed e Maywheater insistem em ficar. O sujeito desdenha do fato de eles serem da Frota Estelar, e antes que se possa imaginar, uma briga se inicia, com Reed e Maywheater se defendendo do cidadão inoportuno e outro que se juntara a ele. A briga interrompe quando Phlox reage instintivamente (o rosto muda de forma e incha) a situação.

T'Pol arranca da cama Trip as quatro da manhã, para também ajudar a preparar o café-da-manhã, rotina costumeira de convidados em uma casa vulcana. Durante a refeição, a conversa gravita sobre as opções de T'pol dali para frente, se volta para Vulcan, ou aceita um comissionamento na Frota Estelar Terráquea. Uma breve discussão se inicia, mas T'pol não pressiona o assunto para não fazer Trip sentir-se desconfortável.

Mais tarde, enquanto ajuda a dar um tapa em um dispositivo de cozinha da casa, Trip procura ter uma conversa informal com T'Les. A mulher aproveita a deixa para comentar a respeito do envolvimento romântico dele com sua filha, o que pega o humano de surpresa, mas ela assegura que não era coisa do tipo que escaparia do conhecimento de uma mãe. O assunto meio morre no ar enquanto Trip ativava o dispositivo que consertara, e Koss, o ex-noivo de T'pol, bate à porta. A sós, T'pol pergunta o que faz ali, uma vez que deixara claro para ele na correspondência que não quer mais nada com ele. Koss considera que esta decisão não é apenas deles, e que devem manter as tradições. T'pol começa a procurar tangentes por onde seguir, como dizer que esteve recentemente doente e sabe-se lá se ainda esta, e também lembra que ela pode apelar para um Knut Kalifee. Koss acha curioso que ela realmente considere esta opção, e especula se Trip seria um adversário a altura de tal coisa. Antes de ir, contudo, Koss diz que pode ajudar a mãe dela a voltar ao trabalho, pois segundo ele sabe, ela foi forçada a se retirar.

Mais a noite, Erika estranha que Archer questione se eles realmente deveriam ter começado a explorar o espaço da maneira que começaram, e se uma mudança de atitude não seria preferível, para algo mais defensivo e mais contido em casa. Mais tarde, Archer acordar com barulhos nos rochedos em que passam a noite, e com Erika ainda dormindo, sai para investigar, pistola de fase em punho, e não demora a ele se encontrar lutando e sendo derrotado por dois Xindi. Mas não passava de um pesadelo – Archer acorda sobressaltado, com Erika verificando se ele está sentindo-se bem.

Erika procura acalmar seu colega Capitão, mas ele desabafa com ela sobre o que precisou fazer durante a crise Xindi, se os fins justificam os meios e por estas linhas de raciocínio. Ele afirma que olha para Erika e se vê três anos antes, um entusiasta explorador, e especula que seja porque tenha sido, se perdeu ao longo do caminho. Não muito mais a acrescentar Erika tem além de um tranqüilizador beijo na boca de Archer.

Confrontada por T'pol sobre a real natureza de sua "aposentadoria", sua mãe afirma que caiu sob investigação por supostamente ter copiado informação sensível dos arquivos da Academia. T'les não fez isto, e especula que tenha sido uma vendetta incentivada pelo fato de sua filha ter tantas atividades com os humanos, especificamente a respeito do incidente que ocasionou na destruição do monastério de P'jem. T'pol se revolta com tal atitude, o que incita sua mãe a comentar como as emoções da moça estão facilmente florescendo, o que ela associa ao relacionamento de T'pol com Trip.

Enquanto visitam o Monte Seleya, T'pol comenta com Trip que decidiu se casar com Koss, para isto poder restaurar a posição de sua mãe perante a Academia. T'pol afirma que a decisão é sua e faz isto conscientemente, mas Trip pode ler claramente que é algo que ela escolhe por não ver muitas outras opções. T'pol procura racionalizar sua decisão com Trip, mas o engenheiro não compra muito a idéia.

Na manhã seguinte, Archer parece estar bem mais disposto e animado do que até então, com eles animadamente comentando sobre eles reatando seu supostamente anterior relacionamento... Erika pergunta porque é que teriam parado de saírem juntos, e Archer a lembra que ele era seu oficial superior, o que seria algo inapropriado. Mas, agora ele não é mais o superior dela, Erika também lembra, além da ironia de serem os dois Capitães das primeiras duas naves de capacidade dobra 5 da Frota.

Enquanto faz um exame de rotina em Hoshi a bordo da Enterprise, a moça o lembra que eles tem marcado uma ida para jantar em um restaurante muito comentado por Phlox. O médico contudo não se mostra muito animado para ir, o que Hoshi rapidamente associa com os eventos que Maywheater comentou com ela. Hoshi diz que se esconder na nave não é maneira de lidar com preconceito, mas Phlox assegura a humana que ela não precisa se preocupar.

Dias depois, o debriefing parece terminar em um tom muito mais adequado. Archer se desculpa com Soval pela sua reação anterior, e o Embaixador admite que, embora possa ter tido reservas a indicação de Archer para comandar aquela missão, esta decisão se mostrou bastante correta, e o congratula e agradece pelos serviços prestado a ambos os seus mundos, e ambos trocam um aperto de mãos.

Preparando-se para a cerimônia de casamento de T'pol, Trip conversa com T'les. A mulher especula a respeito da decisão de sua filha estar sendo baseada nos costumes de seu povo, e pergunta para Trip se ele já "informara" a ela sobre o amor dele para com T'pol – vulcanos não expressam emoções, mas não são cegos a ela, argumenta T'les. Trip diz que naquele momento está realmente sentido que perde a vulcana, mas que acabou não podendo realmente expressar tudo o que sente por ela. Para a surpresa de Trip, T'les diz que ainda há tempo – sua filha precisa tomar suas decisões dispondo de toda a informação e fatos disponíveis, uma maneira bastante vulcana de encarar o que está prestes a propor para o humano, mas Trip diz que não quer complicar a vida da vulcana ainda mais do que já está. Na cerimônia, T'pol agradece a presença de Trip (vestido como vulcano com roupas do marido de T'les), e a cerimônia prossegue, mas não antes de T'pol passar pelo humano lhe dando um beijo no rosto.

 

Comentários:

Depois da montanha-russa de "Storm Front", "Home" é um episódio mais que bem-vindo. É quase um terceiro piloto para a série (sintomático da perda de audiência a cada temporada). Está contando? O primeiro foi "Broken Bow", a estréia de Enterprise. O segundo, "The Expanse", último episódio do segundo ano, que deu início ao arco Xindi, que perdurou por toda a terceira temporada. "Home" é o terceiro.

Dos três, ele é disparado o mais voltado para os personagens. É verdade que "Broken Bow" fala bastante da evolução de Archer, do filho de Henry ao capitão da NX-01, mas há muito mais no pacote e o desenvolvimento dos personagens é esparso. Em "Home", não só voltamos a ver a antiga rebeldia de Archer, tão bem expressa no piloto (o verdadeiro) de Enterprise, como também ganhamos insights importantes sobre como a cabeça do capitão mudou depois desse ano na Extensão Délfica.

Archer é um homem torturado. Aclamado por todos os humanos como o "salvador da pátria", ele se vê sob um ângulo muito menos favorável. Um indivíduo que colocou seus princípios de lado para cumprir sua missão. Ele está totalmente descrente no conceito de exploração pacífica do espaço, depois de três anos trocando farpas com alienígenas lá fora.

Por isso, "Home" é tão interessante do ponto de vista dele. Ao colocar Archer em contato com Hernandez, uma ex-namorada e agora promovida a capitã da Columbia (NX-02), segunda nave construída com o motor de dobra cinco, podemos ver o contraste entre o explorador pacífico e esperançoso e o homem cínico e prático, calejado por encontros com Sulibans, Klingons, Andorianos, Vulcanos, Xindis...

Nesse processo de desenovelamento do personagem, algumas cenas se destacam como clássicas. A que mais marca é o "debriefing" do capitão, em que Archer é pressionado por Soval e perde totalmente o controle, lembrando o quanto ele pode se ressentir dos Vulcanos, a despeito de sua convivência com T'Pol.

E a cena final, em que Soval cumprimenta o capitão, ajuda a reforçar essa sensação de trauma/incompreensão, muito mais do que legítima animosidade, entre humanos e Vulcanos.

De outro lado, temos bom trabalho de desenvolvimento para T'Pol e Trip. O engenheiro acompanha a oficial de ciência a uma visita à família em Vulcanos. Há um esforço interessante de detalhar a relação entre os dois, enfatizando o porquê de ela estar no pé em que está, muitas vezes criticada como "morna" e "alusiva" demais. Na verdade, a barreira cultural é tão grande que justifica esse "pé atrás", tanto dela quanto dele. Trip protagoniza algumas cenas interessantes, especialmente com a mãe de T'Pol. E deve-se louvar a coragem dos produtores, em produzir uma mudança substancial num personagem: ao contrário do que parece a princípio, T'Pol acaba mesmo se casando com Kos. A não ser que o evento seja simplesmente esquecido, promete trazer novos desdobramentos interessantes no futuro.

Para fechar a conta, os personagens secundários fazem um papel do mesmo tipo: secundário. Sua função meramente consiste em mostrar o clima de xenofobia que ficou na Terra após o ataque Xindi. Além de oferecer comentário social relevante aos tempos atuais, a série apresenta elementos que também devem ser mais bem explorados no futuro.

Como destaque da produção fica o sensacional efeito especial da cara inflada de Phlox. Pode não ter sido particularmente importante para a história, mas não se pode negar a qualidade técnica da tomada.

No fim, "Home" é o que promete ser: uma volta para casa. Quem sabe agora, embalada com um sentido de prólogo da Série Clássica mais intenso, Enterprise não engata uma quinta e entrega tudo o que prometeu aos fãs em sua premissa original?

 

Citações:

Archer - "This planet would be a could of dust right now if we’d have listened to you. We got more help from the Andorians!"
("Este planeta seria uma nuvem de poeira bem agora se nós tivéssemos escutado você. Tivemos mais ajuda dos Andorianos!")

Archer - "You end up spending most of your time boldly going into battle."
("Você acaba gastando boa parte do seu tempo audaciosamente indo para a batalha.")

T'Les - "Do you really believe a Vulcan and a human could have a future? Imagine the shame your children would have to endure"
("Você realmente acredita que uma vulcana e um humano possam ter um futuro? Imagine a vergonha que suas crianças teriam que enfrentar.")

Tucker - "Sorry? You bought me 16 light years to watch you marry some one you don’t even know?"
("Desculpe? Você me trouxe 16 anos-luz para assistir você se casar com alguém que você sequer conhece?")

 

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Sobre o segmento, Dominic Keating comentou que "nossos heróis finalmente podem constatar como o mundo deles mudou após o ataque Xindi à Florida no final do segundo ano".

int.jpg (476 bytes) Jack Donner, que interpretou o Sacerdote vulcano que realiza o casamento de T'pol e Koss, também é um alumni da Série Clássica. O ator interpretou o Subcomandante romulano Tal no episódio "The Enterprise Incident".

 

Ficha técnica:

Escrito por Michael Sussman
Direção de Allan Kroeker
Exibido em 22/10/2004
Produção: 079

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Joanna Cassidy como T'Les
Michael Reilly Burke
como Koss
Ada Maris
como Capitão Erika Hernandez
Gary Graham
como Soval
Vaughn Armstrong
como Almirante Forrest
Joe Chrest
como Cliente do Bar #1
Jim Fitzpatrick
como Comandante Williams
Jack Donner
como Sacerdote Vulcano

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio