Série Clássica
Temporada 1

Análise do episódio por
Carlos Santos



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Segmento trabalha emoções de Spock

Episódio anterior  |  Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 2821.5

A Caminho de Markus 3 onde irá entregar suprimentos médicos, A Enterprise para investigar uma formação Quasar conhecida como “Murasaki 312”. Sob os protestos do Alto comissário Ferris que está a bordo para supervisionar a entrega dos remédios. Kirk  informa a Ferris que tem ordens permanentes de estudar este tipo de ocorrência e decide mandar um  shuttle para investigar o fenômeno, pois haveria tempo para isto sem prejudicar a entrega dos remedios. A bordo estão Spock, McCoy, Scott e os tenentes Boma, Gaetano, Latimer  e Kelowitz além da ordenança Mears.

Durante o vôo a forte interferência gerada pelo Quasar interfere com os instrumentos da nave Galileo,  fazendo com que ela se perca e acabe caindo em um planeta daquele sistema. Com as comunicações também sob interferência  a Enterprise não consegue receber clareza as coordenadas do Shuttle no momento do acidente, e além disto, as mesmas radiações que tornaram inúteis os sensores do Shuttle causaram o mesmo efeito aos sensores da Enterprise deixando-a cega e acabando com sua capacidade de Busca. Uhura consegue determinar que existe somente um planeta capaz de sustentar vida na região do Quasar, Taurus II, e Kirk então leva a nave para lá.

Enquanto isto, na superfície do planeta, Spock e a tripulação do Shuttle acidentado começam a despertar da inconsciência causada pelo impacto a queda, e felizmente não houve nenhuma baixa. Após constatar que eles não podem se comunicar com a Enterprise e que o exterior da nave pode sustentar vida  Spock ordena que Scott comece a trabalhar nos reparos e que Latimer e Gaetano montem guarda do lado de fora da nave. Longe da Enterprise, perdidos, sem comunicação e sob influencia da forte interferência do Quasar, Spock não tem esperanças de que eles sejam encontrados se permanecerem na superfície.

No espaço Kirk é fica ciente de que os sensores continuam inúteis, assim como o tele transporte, o que o obriga a enviar o outro Shuttle, a “Columbus”  para realizar a busca. Ferris está a seu lado, cobra uma posição de Kirk e este diz que pretendo procurar por seus tripulantes até o ultimo minuto possível. Ferris deixa claro que não irá estender este prazo por motivo algum.

Na superfície, McCoy conversa com Spock a respeito de, apesar das circunstâncias,  aquele ser uma chance de Spock comandar, de forma lógica. O Vulcano afirma ser sim uma pessoa lógica, mas que está ciente de que precisará mais do que lógica pata tirar todos dali e que apesar da idéia de assumir o comando exerça algum fascínio sobre ele, que tal idéia não lhe da medo, nem prazer e que Spock simplesmente a aceita uma vez que tal possibilidade existe.

Scott termina sua avaliação do estado do Shuttle, que não é boa. A neve não poderá alcançar velocidade para fugir da órbita do planeta, e mesmo assim, para manter órbita precisará se desfazer de algum peso, que Spock calcula ser o equivalente a três homens adultos. McCoy argumenta que eles poderiam deixar algum equipamento para trás, mas Spock diz que isto não é possível, pois todo o equipamento a bordo é vital para a operação da nave, o que leva o tenente Boma a concluir que o imediato pretende deixar três pessoas para trás, se necessário, pessoas que ele mesmo irá escolher, de forma lógica. Tal idéia não deixa os membros do grupo muito confortáveis.

Enquanto isto Latimer e Gaetano estão explorando a área ao redor do Shuttle quando ouvem algo. Eles parecem estar cercados, mas não conseguem ver pelo que. Antes que isto seja possível Latimer é atingido e morto por rústica lança usada por uma das criaturas que habitam o planeta. Spock e Boma, atraídos pelo grito de Latimer, chegam ao local mas nada podem fazer. Spock identifica a lança usada como semelhante a usada por culturas indígenas da Terra, mas Boma, consternado pela perda do companheiro fica ainda mais irritado ao ouvir as considerações técnicas de Spock sobre o caso. Boma e Gaetano levam o corpo de Latimer de volta a nave.

Enquanto isto as buscas prosseguem sem resultados deixando Kirk cada vez mais deprimido a ainda pressionado por Ferris. Com o tempo passando rápido Kirk ordena que a Columbus abra mais o arco de procura a cada volta, permitindo que uma área maior seja coberta a cada passagem, mas tornando ainda mais difícil a localização do grupo. Ferris lembra a Kirk que faltam apenas 24 horas para que nave tenha que deixa o local.

No Galileo, enquanto Scott e Spock trabalham nos reparos e os outros membros do grupo tentam retirar peso da nave, a discussão sobre ter que deixar alguém para trás prossegue quando Boma chama a tripulação para o funeral de Latimer. Spock resiste à idéia pois acha melhor concentrar o tempo nos reparos da nave e pede que McCoy tome seu lugar como capitão na cerimônia improvisada. Tal atitude também não é muito bem vista pelo grupo, principalmente por McCoy.

Apesar dos esforços de Spock e Scott, algo dá errado durante os reparos e o combustível restante se perde deixando a situação ainda mais complicada.  Para piorar, Spock percebe que os nativos que matarão Latimer estão se movendo em direção a nave, possivelmente para atacá-los. Mesmo assim Spock pretende fazer o possível para não matar nenhuma das criaturas, o que mais uma vez provoca protestos dos membros do grupo. Apesar dos protestos Spock concebe um plano que pretende apenas assustar os nativos e com isto mantê-los longe. Tal plano é executado aparentemente com sucesso.

Spock deixa Gaetano de guarda e retorna com Boma para a Galileo, onde Scott espera com uma nova idéia: usar a energia dos fasers como fonte de energia para os motores da nave. Scott acha difícil, mas que pode ser feito, o problema é que isto deixará o grupo sem defesa alguma. O Engenheiro acha que poderá fazer a nave alçar vôo com todos a bordo, mas que não poderão mantê-la por muito tempo, entretanto Spock lembra que isto não é tão importante uma vez que em 24 horas a Enterprise terá que ir embora, deixando o grupo entregue a própria sorte. Eles começam a trabalhar na idéia de Scott. Em órbita, a equipe técnica da Enterprise consegue fazer os transportes funcionarem, permitindo que Kirk envie grupos de busca a superfície, mas isto aumenta muito pouco as chances de sucesso.

Gaetano é atacado durante sua patrulha e o grupo perde mais um membro. Spock, McCoy e Boma chegam ao local onde ele deveria estar e encontram apenas o faser, então o Vulcano manda que Spock e Boma retornem a nave, levando a arma que era de Gaetano e a sua própria para Scott possa usá-las enquanto ele pretende descobrir o que aconteceu ao oficial desaparecido, mas tudo o que encontra é o corpo de Gaetano que ele carrega de volta  a nave.

No Shuttle Spock parece desorientado por seu plano para amedrontar os nativos não ter funcionado tão bem como ele havia planejado,  o que leva a outra discussão com Boma e McCoy, discussão interrompida pelo ataque das criaturas, que começam a tentar abrir o casco da Galileo com pedras, outra ação não antecipada, o que deixa Spock ainda mais confuso.

Com o grupo sob ataque McCoy e Boma passam a ser ainda mais hostis com relação a abordagem lógica de Spock, que tenta entender por que apesar de todo o seu curso lógico de ação eles teriam chegado a tal ponto : dois homens mortos, a fúria dos nativos contra a nave e a irritação de seus comandados contra ele. O 1 º oficial da Enterprise parece prestes a se desfazer e perder totalmente o controle da situação.

Na enterprise Kirk está cada vez mais irritado, pois os sensores voltam a funcionar lentamente e as esperanças ainda residem na Columbus e nos grupos de busca. os grupos de busca que estão na superfície, enquanto Ferris continua infernizando a vida do atribulado Capitão, que pro sua vez tem cada vez menos paciência com o comissário. .  

Na superfície, justamente quando tudo parecia perdido, Spock tem um surto de inspiração – conforme sugeriu a ordenança Mears -. Ele manda Scott usar a energia restante das baterias para eletrificar o exterior da nave. O choque assusta e afasta momentaneamente os atacantes da Galileo, dando a eles mais algum tempo, entretanto desta vez Spock acha que eles voltarão em breve. Ele manda que todos chequem as avarias e deixem a nave pronta para partir assim que Scott concluir seu trabalho.

Mais uma vez Boma insiste em realizar um funeral, desta vez para Gaetano, com o que Spock discorda por expor os sobreviventes, mas Boma insiste chegando próximo da insubordinação. Uma nova discussão se inicia mas desta vez Spock a interrompe cedendo ao desejo de Boma desde que as condições de segurança permitam.

A bordo da Enterprise os grupos de desembarque estão retornando da superfície onde encontraram as mesmas criaturas com as quais o grupo de Galileo havia se confrontado com resultado não muito melhor. O tenente Kelowitz, líder de um dos grupos reporta um morto e dois feridos. Ele tenta dizer a Kirk que  se o grupo de Spock encontrou com estas criaturas não como ter sobrevivido, mas Kirk não parece querer ouvir este tipo de informação. Outra informação que Kirk não querer ouvir mais que Ferris faz questão de fornecer é que o tempo acabou e que ele precisa partir. Kirk se ainda faz menção a se negar mas Ferris usa de sua autoridade e ordena a partida imediata da Enterprise. A contra gosto, mas sem alternativas Kirk é obrigado a trazer de volta suas equipes de busca.

Na superfície, o grupo esta prestes a realizar sua tentativa de decolagem. Spock manda Boma e McCoy aproveitarem os minutos antes da decolagem para realizarem o funeral de Gaetano, e se oferece para ajudá-los, enquanto no Hangar da Enterprise a Columbus acaba de retornar e todos os grupos de descida estão a bordo, não deixando mais nenhum pretexto para que Kirk possa atrasar a partida. Ele ordena a partida em força de impulso apesar da velocidade de dobra estar totalmente disponível e manda as que todos os sensores continuem apontando para Taurus II enquanto a nave se afasta.

No planeta, o grupo é atacado enquanto terminam de enterrar Gaetano. Durante o ataque Spock  fica preso por uma rocha atirada contra eles. Apesar dos protestos do Vulcano, Boma e McCoy voltam para buscá-lo. Assim que os três estão a bordo Scott tenta lançar a nave, mas a mesma não sai do solo, pois é segura pelos nativos da Taurus. Spock usa os propulsores para dar mais potencia a Shuttle. A estratégia funciona e eles atingem altitude desejada, mas elimina qualquer possibilidade da nave manter uma órbita controlada, ou de um pouso seguro, não deixando outro destino a não ser, em aproximadamente 45 minutos,  queimar na reentrada, uma vez que a Enterprise a aquela altura já deve estar seguindo viagem para Markus III.

 

Spock tenta mais uma vez contato com a Enterprise mas não obtém nenhuma resposta. Então, observando os instrumentos ele aciona uma espécie de queimador, incendiando o combustível restante e  deixando todo grupo atônito com tal atitude, pois agora a nave aguentara apenas mais seis minutos no máximo antes de cair. Porém a Enterprise enxerga a faixa flamejante em Taurus, e Kirk imediatamente ordena o retorno da nave. Na Galileo, ainda sem saber que Kirk está voltando, Scott percebe que Spock tentou mandar uma espécie de sinal visual, e apesar de achar arriscado, cumprimenta o Vulcano pela tentativa, mas mesmo Spock não parece ter muita esperança.

A órbita começa a decair e o Shuttle a queimar enquanto McCoy faz questão de lembrar a Spock que a ultima ação de sua vida pode ter sido um ato totalmente humano. A fumaça começa a sufocá-los mas na ultima hora eles são transportados a bordo da Enterprise. Uhura dá a noticia a Kirk de que cinco pessoas foram trazidas a bordo, que aliviado ordena a Sulu que retome o curso para Markus III.

Algum tempo depois, já com todos bem e de volta as suas funções, Kirk interpela Spock a respeito de sua reação emocional na Galileo, quando queimou as reservas que combustível apostando em um plano que ele mesmo achava que não daria certo. Teimoso, Spock tenta a convencer aos presentes que sua ação é logicamente explicável, sem muito sucesso e arrancando gargalhadas de todos os presentes.


Comentários:

“Galileo Seven” é um Vôo solo de Leonard Nimoy que permite que seu personagem seja destrinchado centímetro por centímetro, mostrando do que é feito o filho de Sarek e Amanda. Este segmento pega um pouco do que já havia sido insinuado nas edições anteriores da série sobre o caráter e o comportamento de Spock e acrescenta ainda mais, se tornando como nenhum outro uma base de referencia para quem deseja compreender  este personagem de forma mais concreta.

A falsa encrenca causada pelo acidente com o Galileo dá a oportunidade de vermos o Vulcano em ação, totalmente responsável pela vida de seus companheiros longe do ambiente controlado da Enterprise. Palavra a palavra, é “fascinante” ver como a mente deste personagem trabalha, de forma analítica, centrada e voltada sempre para o objetivo, sempre buscando alternativas e acreditando nas possibilidades.

E é estranho e ao mesmo tempo gratificante perceber durante o desenrolar da trama que Spock, em sua lógica exacerbada é mais humano em sua crença na sobrevivência do que seus amigos, pois esta sempre buscando esta sobrevivência. Em uma situação tão adversa quanto a que eles enfrentam em Taurus II é preciso mais do que lógica, como bem disse McCoy.  É preciso fé, que mesmo sem saber, ele demonstra ter.

Spock é centrado, previdente, auto-confiante, experiente, com um senso de propósito muito bem definido, pronto a se sacrificar por seus homens, e com estas qualidades ele julga estar apto para a situação de comando, e apesar da irritação de McCoy e do tenente Boma, ele faz tudo que é preciso ser feito, assumindo as responsabilidades que precisa assumir. Então, onde Spock parece falhar ? Não é uso da lógica, mas sim na forma com se relaciona com seu grupo.

Para ser um líder é preciso que seus homens acreditem em você, confiando e respeitando, e tal relação precisa necessariamente ser uma via de mão dupla. Assim como Spock falhou quando concluiu que  as criaturas de Taurus os respeitariam após terem demonstrado sua tecnologia superior, ele também falhou acreditar que apenas por ficar claro que Spock era o mais apto para liderar aquele grupo, que o grupo o aceitaria.

No inicio da Historia das expedições ao pólo sul, Ernest Shackleton foi um dos homens que lideraram as primeiras expedições ao continente gelado. Em uma dessas expedições que fracassaram Shackleton tentava retornar ao continente em busca de ajuda para sua tripulação que havia ficado para trás. Com ele dois homens escolhidos a dedo. A certa altura da caminhada os homens disseram que precisavam dormir. Shackleton sabia que se eles deitassem no gelo morreriam, mas permitiu um descanso. Os dois homens exaustos deitaram e caíram no sono, então, dois minutos depois seu líder os acordou dizendo: “Acordem, vocês já dormiram por meia hora.”. Eles haviam deitado apenas por dois minutos, mas não sabiam disto. A marcha continuou e eles foram salvos.

Shackleton percebeu a necessidade de seus homens, e as entendeu, apesar de saber que se parassem eles morreriam, eles precisavam parar para sobreviver. Na primeira etapa do episodio Spock não percebe as necessidades de seus homens, ou as ignora por não serem lógicas, e por isto, apesar de tomar decisões corretas todo o tempo é sempre questionado.

Após tomar cada decisão de forma lógica, Spock podia esperar somente o melhor, que as coisas pelo menos não piorassem. Mas não é isso o que acontece, pondo em cheque tudo o que o vulcano aprendeu durante toda a sua vida, tido que norteou o caminho deste homem.  Neste momento em que as coisas não saem como planejadas, o que aconteceria a um homem como Spock ? No caso de “Galileo Seven” emerge o herói, aquele que se agarra a todas as possibilidades e vai além delas.

Se no inicio Spock falha em ceder quando seus homens precisam, mesmo que ele não julgue necessário, ele percebe tal falha ao longo da sua experiência, fato demonstrado quando cede a Boma em seu desejo de enterrar Gaetano, mesmo que isto seja perigoso. Spock cresce na experiência e aprende que certas circunstâncias o todo pode sim, ser maior do que as partes.

Mas tal experiência não é indolor nem mesmo a Spock, pois quando se vê sem alternativas, cercado por inimigos, com seus homens em sua volta esperando que ele aja, homens de quem Spock ainda  não ganhou a confiança, temos a impressão de que o vulcano vai se desmontar. O segmento leva o imediato da Enterprise a beira do fracasso, expondo-o ao cenário de não vencer e conseguindo extrair um momento de superação absolutamente impar.

E a cena final dos tripulantes a bordo do Galileo, onde Spock tem um surto de emocionalidade repentina, acionando os foguetes e queimado pouco combustível que ele tinham numa idéia na qual ele não acreditava vai ficar para sempre na memória do fã como uma das mais significativas da historia da franquia.

O segmento tem sues deslizes, a começar pela insistência de Kirk em parar estudar um fenômeno espacial no meio de uma viagem de emergência. Acredito que as ordens de Kirk de estudar tais fenômenos pudessem ser melhor interpretadas, e que o capitão da Enterprise tivesse a autonomia para decidir o que era mais prioritário.  A decisão de Kirk de mandar um Shuttle naquelas condições parece mais uma teimosia contra Ferris do que uma rela necessidade. Tal ação custou além do pequeno atraso na chegada da nave a seu destino, a perda de três membros da tripulação e mais equipamento da nave, no caso a neve Galileo. Para dizer o mínimo, Kirk foi displicente.

O autor sabe que isto já foi dito varias vezes, mas os tripulantes da  Enterprise parecem ridiculamente despreparados para lidar com qualquer tipo de situação fora da nave, fato demonstrado pela forma como Gaetano e Latimer conseguiram serem pegos tão facilmente por criaturas que apesar de fortes, não parecem lá muito inteligentes.

O que lembra outra questão ? Por que dois oficiais de segurança e um engenheiro (só chefe de engenharia da nave ) estariam fazendo a bordo de um veiculo que tem como missão estudar um fenômeno espacial ? Nada, a não ser que consertar a nave caso ela caia, no caso de Scott, ou morrer de forma inglória, no caso de Gaetano e Latimer. Pura conveniência.

E uma coisa difícil de entender é que combustível é este que Spock incendiou ? Scott passou o episodio inteiro descarregando fasers para poder alimentar as fontes de energia do Shuttle, e que eu saiba um faser não usa gasolina ou algo do tipo como fonte de energia. Principalmente uma que seja capaz de queimar no vácuo, como foi o caso.

Mas como existem situações em que os fins justificam os meios, vamos esquecer tais detalhes, em nome da liberdade criativa e do resultado alcançado,uma vez que todas a situações criadas tiveram sua importância para o (bom) resultado final e não chegam a ser uma agressão, principalmente por que são recorrentes em diversos episódios da franquia.

Além de Nimoy, Kelley também tem participação importante no segmento, demonstrando o quanto o emocional McCoy tem de afeição pelo amigo Spock, pois mesmo não estando cem por cento de acordo com as decisões de Spock, McCoy está sempre a seu lado, cobrando do Vulcano mas dando o suporte que este precisa. O ator convidado Don Marshal também dá uma contribuição surpreendentemente como Boma, importante para um personagem não regular. Sua quase insubordinação contra Spock provoca uma reação no grupo fundamental para o sucesso do episódio. Grata surpresa.

Shattner também vai bem ao demonstrar sua preocupação com seus homens perdidos, e acho também por causa da besteira que fez ao insistir em mandar o Galileo, mas desta vez o capitão da Enterprise é apenas um coadjuvante de luxo, nada mais, assim como Scott, que apesar de reforçar sua fama de fazedor de milagres, não faz muito além de passar o tempo todo deitado no piso do Shuttle. Mesmo John Crawford (Comissário Ferris) não é lá tão importante para a trama como se possa fazer parecer a princípio.

E como todo bom episodio da Série Clássica o segmento apresenta doses certas de humor quando possível e mais um daqueles tradicionais momentos finais de descontração na ponte memoráveis.

Tecnicamente, o episodio é bem resolvido, com destaque para a construção de uma nave auxiliar bastante convincente.

Resumindo, este é um episodio de Leonard Nimoy,  e que apesar dos pequenos deslizes merece figurar entre os mais importantes da série por nos dar a chance de conhecer tão bem nosso Vulcano favorito. Spock é destaque absoluto e Nimoy arrebenta na caracterização, deixando definitivamente mais uma marca na franquia


Citações:

Spock - "There are always alternatives."
("Sempre existem alternativas.")

McCoy - "Life and death are seldom logical."
("Vida e morte raramente são lógicas." )

Spock - "It is more rational to sacrifice one life than six."
("É mais racional sacrificar um do que seis.")

Spock - "I realize that command does have its fascination, even under circumstances such as these, but I neither enjoy the idea of command nor am I frightened of it. It simply exists, and I will do whatever logically needs to be done."
("Eu entendo que o comando tem sua fascinação, mesmo sob circuntâncias como estas, mas eu não sinto prazer nem medo na idéia de comandar. Ela simplesmente existe, e eu irei fazer o que precisa ser feito.")  

Spock - "I'm frequently appalled by the low regard you Earthmen have for life."
("Eu freqüentemente me assusto com a baixa consideração que vocês da Terra têm para com a vida".)

Kirk - "You're not going to admit that for the first time in your life, you committed a purely human, emotional act?"
("Você não vai admitir que pela primeira vez em sua vida, você cometeu um ato puramente humano em emocional?")
Spock - "No, sir."
("Não, senhor.")
Kirk - "Mr. Spock, you're a stubborn man."
("Sr Spock, você é um homem muito teimoso.")
Spock - "Yes, sir."
("Sim, senhor")


Trivia:

Primeira aparição dos ShuttleCrafts (ou naves auxiliares)  na série.

Dan Marshal, o tenente Boma, ficaria mais conhecido por seu papel em  “Land of the Giants”  onde viveu um dos protagonistas da série, o piloto Dan Erickson entre  1968 e 1970

S. Bar David, que também assina como Shimon Wincelberg seria convidado a escrever um dos roteiros planejados para Star Trek Fase II. Ele participou ainda da Série Clássica escrevendo a estória de “Dagger of the Mind”.

Gene Winfield, responsável pela construção do modelo da Galileo, seria o designer dos veículos do clássico “Blade Runner”.

 

Ficha técnica:

Escrito por Oliver Crawford e S. Bar-David
Direção de Robert Gist
Música de Alexander Courage
Exibido em 05/01/1967

Produção: 14

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
Nichelle Nichols como Uhura
George Takei como Hikaru Sulu



Elenco convidado:

Don Marshall como Tenente Boma
John Crawford como Comissário Ferris 
Peter Marko com Tenente Gaetano 
Phyllis Douglas como ordenança Mears 
Reese Vaughn como Tenente Latimer 
Grant Woods Tenente Comandante Lee Kelowitz
David L. Ross como Tenente Galloway “Tauriano” Buck Maffei

Episódio anterior  |  Próximo episódio