Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Reflexões
Cronologia, referências literárias

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

"Early Voyages" sem dúvida foi a mais importante obra de desenvolvimento do histórico da primeira missão de cinco anos do capitão Christopher Pike a bordo da Enterprise (segundo consta, houve duas, antes que Kirk assumisse o comando da nave). Apesar disso, muitas outras tentativas, sobretudo nos livros, exploraram mais os tempos e personagens apresentados no piloto "The Cage".

Infelizmente, os fãs mais atentos já descobriram que é impossível conciliar todo o material produzido sobre o universo de Jornada nas Estrelas, mesmo quando falamos de romances publicados pela editora oficial da marca, a Pocket Books. Ciente disso, a Paramount desconsidera tanto os quadrinhos quanto os livros para efeito de "cronologia oficial".

Por conta dessa iniciativa, os próprios autores de material ligado ao chamado "universo expandido" (livros, quadrinhos e games) se esforçam principalmente em manter a coerência com os episódios e filmes, geralmente descartando outras fontes literárias ou interativas como referência.

Em "Early Voyages", por exemplo, nada foi aproveitado (ou sequer consultado) das referências anteriores à missão de Pike feitas nos livros, o que obviamente produz contradições. Por isso, deve ficar a critério de cada fã decidir o que quer ou não considerar parte "oficial" do universo de Jornada.

De uma forma ou de outra, há muita coisa interessante para se ler sobre Christopher Pike nos livros de Jornada. Segue aí uma breve compilação dos principais livros ligados à história pregressa da Enterprise (NCC-1701).

Livros:

Vulcan's Glory (1989)
D.C. Fontana

Escrito por uma das roteiristas da série original, o livro apresenta a primeira missão de Spock a bordo da Enterprise, sob o comando de Pike e da Número Um. No desenrolar da trama, Montgomery Scott também passa a integrar a tripulação da nave. Concentrado no personagem Vulcano, ele lida com a necessidade de Spock em conciliar suas várias obrigações para com seu mundo natal e a Frota Estelar.

Legacy (1991)
Michael Jan Friedman

Uma pesquisa de rotina do planeta Alfa Octavius 4 se torna desastrosa quando Spock é atacado e envenenado por uma enorme criatura, e o grupo de descida de Kirk é imobilizado por um violento terremoto. Enquanto Spock luta por sua vida na enfermaria, Scotty organiza uma busca por Kirk e seus homens. Apesar disso, os esforços de resagte precisam ser interrompidos quando a Enterprise é chamada ao sistema Beta Cabrini, onde uma colônia de mineração se encontra sob pesado ataque. Lá, a Enterprise enfrenta um saqueador de nome Dreen -- um homem que Spock testemunhou ser derrotado por seu ex-capitão, Pike, anos antes. Lutando contra os efeitos do veneno, Spock reassume o comando da nave. Logo, ele e Dreen são colocados num jogo mortal de gato e rato, e só um pode sobreviver.

Strange New Worlds (1998)
Conto: A Private Anecdote
Landon Cary Dalton

Preso em seu corpo debilitado na Base Estelar 11, Pike reflete sobre a estreita linha entre a ilusão e a realidade.

Captain's Table #6: Where Sea Meets Sky (1998)
Jerry Oltion

Christopher Pike tem o público na palma da mão em um bar onde os capitães da Frota Estelar costumam contar suas aventuras espaciais. No caso de Pike, a história envolve um intrigante episódio com "baleias espaciais".

The Lives of Dax (1999)
Capítulo: Audrid: Sins of the Mother
S.D. Perry

Christopher Pike encontra muito mais do que queria quando, acompanhado por dois cientistas Trills, ele lidera uma missão para explorar um estranho cometa.

Enterprise Logs (2000)
Conto: Conflicting Natures
Jerry Oltion

Pike recebe a bordo um alienígena cujas habilidades empáticas aumentam a tensão entre uma tripulação já estressada por um ataque Klingon.

The Rift (2001)
Peter David

A cada 35 anos, uma fenda no espaço conecta a Federação a uma misteriosa raça chamada Calligar, que vive num planeta a centenas de anos-luz de distância -- muito longe para viajar numa nave estelar. Kirk e a Enterprise são despachados para transportar uma delegação de diplomatas, estudiosos e cientistas da Federação que viajarão a Calligar durante o breve período em que a fenda vai se abrir.
Spock lidera o grupo da Federação conforme eles viajam por nave auxiliar pela fenda, quando um grupo de alienígenas chega à região. Os encontros são pacíficos até os Calligars capturarem o grupo de Spock como refém. Durante a crise, Spock relembra um velho encontro que teve com uma raça enigmática via uma fenda espacial, quando serviu com o capitão Pike.