Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Universo paralelo
...ou uma versão alternativa

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

Quando um trabalho é bom, normalmente provoca ramificações e consequências que seu criador original dificilmente poderia prever. A publicação de "Early Voyages", por exemplo, quase levou ao surgimento de um talentoso desenhista de quadrinhos de Jornada nas Estrelas.

Em 1998, o artista britânico Richard Smith sonhava em obter trabalhos como quadrinista. Ele conheceu Dan Abnett, o roteirista da série, numa biblioteca no Reino Unido --Dan estava justamente dando uma palestra sobre roteirização de histórias em quadrinhos. "Eu mostrei a ele alguns dos meus primeiros trabalhos e ele ficou muito impressionado", conta Smith.

"Ele sugeriu que poderia tentar trabalhar em meu favor e oferecer meu nome para editores e outros escritores com quem ele trabalhava na indústria dos quadrinhos. Naquela época, ele estava trabalhando na série 'Early Voyages' e enviou para mim uma cópia do roteiro da primeira edição, usada pelo artista que originalmente produziu a versão publicada da história."

A partir daquele roteiro, Smith riscou as seis primeiras páginas, sem ver a versão publicada da revista antes de ter concluído. "Eu produzi minha versão do roteiro algum tempo após a publicação. Dan me enviou uma cópia da revista (eu não a conhecia na época), junto com o roteiro. Eu mantive a revista trancafiada até terminar minha versão, e então comparei os resultados. Foi um bom modo de comparar minha abordagem com a da arte que acabou sendo publicada. Preciso dizer, eu acho que fiz um trabalho melhor, mas eu não trabalhei com um 'deadline', então pude gastar tempo com os detalhes da Enterprise e da ponte", disse. "Dan ficou muito impressionado com o que produzi e parecia animado de me ter com ele neste ou em outros projetos."

Mas a série acabou cancelada prematuramente, Abnett parece ter tomado outros rumos e o contato entre o desenhista e o escritor acabou sendo cortado. Apesar disso, Smith tem boas memórias daquele falso início. "Eu gostei de trabalhar nas páginas que você viu, e, como sou um grande fã de Jornada nas Estrelas, foi ótimo desenhar a Enterprise. Eu vi o episódio piloto repetidas vezes --Dan me enviou uma fita--, para que eu pudesse captar as expressões de Pike, da Número Um e da ponte original. Desenhei Spock como ele aparecia na série, e ele estava bem diferente no episódio-piloto. Gostei de desenhar a famosa sombrancelha erguida."

De agora em diante, Smith não parece animado com a indústria dos quadrinhos. "Bem, acho que meus dias de revistas em quadrinhos estão acabados. Perdi muito do amor pela indústria após ser rejeitado constantemente. Sem querer soar convencido, eu sabia que meu trabalho era melhor do que muitos artistas publicados, mas eu não conseguia achar um meio de ser publicado. Suponho que no fim eu não tenha sido determinado o suficiente, ou teria trabalhado de graça para editoras independentes. Mas eu tinha contas a pagar."

O trabalho que você vai ver logo abaixo são as seis páginas que Smith produziu em 1998. Elas podem ser vistas como uma versão "universo-do-espelho" da primeira edição de "Early Voyages". Claro que os desenhos foram publicados em sua forma original, a lápis, sem arte-final ou cor.