Conheça Terok Nor, a estação Cardassiana em Bajor

O USA Network mais uma vez traz episódios inéditos para os fãs brasileiros de Jornada nas Estrelas. Das novidades, Deep Space Nine é o que promete mais. Conheça o passado de Odo e Kira em Terok Nor, o antigo nome da estação na época da ocupação Cardassiana.

Confira mais esta semana de Jornadas inéditas!

 

“The Loss”
(“A Perda”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 084
Exibição nos EUA: 31/12/1990
Data Estelar: 44359.9

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Deanna Troi subitamente descobre que seus poderes empáticos simplesmente desapareceram, e desiste da função de conselheira da nave.

Notas:

Aqui aprendemos que as habilidades empáticas dos Betazóides encontram-se no cerebelo e no córtex cerebral. Também descobrimos que os Breens e Ferengis não podem ser sentidos pelos Betazóides.

A atriz Kim Branden, que aqui interpreta a alferes Janet Brooks, fez o papel da esposa de Picard no filme para cinema “Jornada nas Estrelas – Generations”.

Elenco convidado:

Whoopi Goldberg como Guinan
Kim Branden como alferes Brooks
Mary Kohnert como alferes Tess Allenby

Dirigido por Chip Chalmers
História de Hilary J. Bader
Roteiro de Hilary J. Bader, Alan J. Adler e Vanessa Greene

 

“Necessary Evil”
(“Mal Necessário”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 028
Exibição nos EUA: 15/11/1993
Data Estelar: 47282.5.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Um atentado à vida de Quark traz uma nova luz a uma investigação de assassinato de anos atrás, uma que Odo nunca encerrou. Tal incidente desvenda uma nova evidência (uma misteriosa lista de nomes) que o ajuda a juntar as pistas passadas e presentes para desvendar os dois crimes.

Notas:

Presença de Rom e Dukat.

Katherine Moffat participou do episódio “The Game”, da quinta temporada da Nova Geração.

O cinegrafista Marvin Hush se baseou no clássico Noir de “The Third Man” para construir o visual do episódio.

Peter Allan Fields, que escreveu vários episódios da série “Columbo”, deixou uma pequena citação ao seu antigo trabalho no final da conversa entre Odo e Pallra. Odo já está indo embora, após várias perguntas, e ele pára, se vira e diz: “One more thing…”.

Armin Shimerman fez uma pequena homenagem a Humphrey Bogart na cena de abertura.

Os “voice-overs” (narração sem a fala em cena) de Odo foram considerados tão fora do formato de Jornada na época, que necessitaram de uma autorização especial de Rick Berman para serem incluídos.

Dan Curry (especialista em efeitos visuais e artes marciais da série) novamente, como em “Babel”, da última temporada, ofereceu a sua face, agora para a foto de Ches’saro.

Odo deixou os cuidados do Doutor Mora (ver o episódio “The Alternate”, mais a frente nesta temporada) em 2363 e em 2365 foi convocado por gul Dukat, então comandante de Terok Nor, para investigar o assassinato do Bajoriano Vatrik. Após este evento ele assumiu o posto de chefe de segurança da estação. A partir de 2369 ele continuou na mesma função agora com a estação renomeada como Deep Space Nine, sob o comando do comandante Sisko.

O roteirista Peter Allan Fields (cujo trabalho usualmente tem alta qualidade) foi responsável direto por três dos melhores episódios de DS9“Duet”“Necessary Evil” e “Crossover” (mais tarde, nesta segunda temporada). Foi também responsável pelo clássico episódio da quinta temporada da Nova Geração, ganhador do prêmio Hugo: “Inner Light”. Fields se desligou amigavelmente da produção de DS9 após o término da segunda temporada, voltando a fazer algumas contribuições como free-lance mais tarde no decorrer da série.

Elenco convidado:

Katherine Moffat como Vatrik Pallra
Max Grodénchik como Rom
Marc Alaimo como Gul Dukat
Robert MacKenzie como Trazko

Dirigido por James L. Conway
Escrito por Peter Allan Fields

 

“Faces”
(“Duas Faces”)

Voyager
1ª temporada

Episódio 014
Exibição nos EUA: 08/05/1995
Data Estelar: 48784.2.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

B’Elanna Torres e o tenente Tom Paris são abduzidos pelos Vidiians, raça do quadrante Delta infectada pela doença Fagia.

Fazendo uma experiência para encontrar a cura para essa doença, Sulan, uma cientista Vidiian, acaba separando a mestiça B’Elanna em dois seres diferentes, uma totalmente Klingon e outra totalmente humana.

Agora esses dois lados de B’Elanna devem aprender a trabalhar juntas para escapar do laboratório alienígena e salvar Paris.

Notas:

O diretor deste episódio, Winrich Kolbe, é o mesmo do episódio-piloto, “Caretaker” (“O Guardião”), além do episódio final da Nova Geração“All Good Things…”.

O conceito deste episódio estava praticamente descartado mas foi ressucitado por Ken Biller quando ele passou a fazer parte do time de produção de Voyager. “Um dos problemas com a história, era que teríamos que bolar uma maneira de dividir B’Elanna em duas sem forçarmos demais para os telespectadores”, diz Biller. “Eu logo imaginei em utilizar os Vidiians (vistos em “Phage”) para fazer isto acontecer, pois eles têm a tecnologia viável, e ao final o episódio acabou transformado em uma versão de “A Bela e a Fera” no quadrante Delta.”

Elenco convidado:

Brian Markinson como Sulan
Rob LaBelle como o prisioneiro Talaxiano
Barton Tinapp como um guarda

Dirigido por Winrich Kolbe
História de Jonathan Glassner Adam Grossman
Roteiro de Kenneth Biller