Morre o produtor Bob Justman

robert-h-justman.jpgO ano de 2008 está sendo um ano de muitas perdas para Jornada nas Estrelas. Após a morte de Joseph Pevney (diretor) e de Alexander Courage (compositor), outro que veio a falecer foi o produtor Robert H. Justman, ou Bob Justman. Ele foi um dos pioneiros na criação da Série Clássica, além de colaborar com a produção de A Nova Geração.

De acordo com o site do The Los Angeles Times, Bob Justman morreu aos 81 anos de problemas provenientes do Mal de Parkinson, mesma doença que levou o ator James Doohan (Scott).

Quando a produção da série original foi aprovada pelo vice-presidente do estúdio Desilu, Herbert F. Solow, o criador da série, Gene Roddenberry, trouxe um diretor assistente para trabalhar com ele nos dois pilotos, The Cage e Where No Man Has Gone Before. Esse era Robert Justman, que depois passou a ser produtor associado e juntamente com Gene Coon, criaram histórias que mudaram a forma da ficção científica na TV.

Fato curioso foi que durante a produção da abertura da série, foi Justman quem sugeriu a Gene Roddenberry a introdução da expressão: “…explorar novos estranhos mundos, aonde nenhum homem jamais esteve“. Após algumas alterações, tornou-se o famoso tema de abertura de toda a franquia.

Após o fim da série original, Justman esteve em várias outras séries e filmes, entre os seus trabalhos destacam-se: Lassie, Outer Limits, As Aventuras do Superman, Missão Impossível, E. R., O Grande Motim, entre outros. Em 1987, Justman retornou a franquia para ser Produtor de Supervisão da série A Nova Geração, e trabalhou durante a maior parte de sua primeira temporada. Foi Justman quem descobriu Patrick Stewart para o papel de Picard. Antes do fim do primeiro ano da série, ele se aposentou, mas continuaram a inserir seus créditos na função de Consultor Assistente até o término da temporada.

Em 1996, Justman e Solow escrevaram um livro (não traduzido para o português) intitulado “Inside Star Trek – The Real Story (pela Pocket Books), onde apresenta crônicas sobre os eventos que deram início a produção da série. Justman também foi consultor técnico durante a produção da série original remasterizada pela CBS Digital.

Fonte: TrekWeb e TrekMovie