Morre o produtor Bob Justman

robert-h-justman.jpgO ano de 2008 está sendo um ano de muitas perdas para Jornada nas Estrelas. Após a morte de Joseph Pevney (diretor) e de Alexander Courage (compositor), outro que veio a falecer foi o produtor Robert H. Justman, ou Bob Justman. Ele foi um dos pioneiros na criação da Série Clássica, além de colaborar com a produção de A Nova Geração.

De acordo com o site do The Los Angeles Times, Bob Justman morreu aos 81 anos de problemas provenientes do Mal de Parkinson, mesma doença que levou o ator James Doohan (Scott).

Quando a produção da série original foi aprovada pelo vice-presidente do estúdio Desilu, Herbert F. Solow, o criador da série, Gene Roddenberry, trouxe um diretor assistente para trabalhar com ele nos dois pilotos, The Cage e Where No Man Has Gone Before. Esse era Robert Justman, que depois passou a ser produtor associado e juntamente com Gene Coon, criaram histórias que mudaram a forma da ficção científica na TV.

Fato curioso foi que durante a produção da abertura da série, foi Justman quem sugeriu a Gene Roddenberry a introdução da expressão: “…explorar novos estranhos mundos, aonde nenhum homem jamais esteve“. Após algumas alterações, tornou-se o famoso tema de abertura de toda a franquia.

Após o fim da série original, Justman esteve em várias outras séries e filmes, entre os seus trabalhos destacam-se: Lassie, Outer Limits, As Aventuras do Superman, Missão Impossível, E. R., O Grande Motim, entre outros. Em 1987, Justman retornou a franquia para ser Produtor de Supervisão da série A Nova Geração, e trabalhou durante a maior parte de sua primeira temporada. Foi Justman quem descobriu Patrick Stewart para o papel de Picard. Antes do fim do primeiro ano da série, ele se aposentou, mas continuaram a inserir seus créditos na função de Consultor Assistente até o término da temporada.

Em 1996, Justman e Solow escrevaram um livro (não traduzido para o português) intitulado “Inside Star Trek – The Real Story (pela Pocket Books), onde apresenta crônicas sobre os eventos que deram início a produção da série. Justman também foi consultor técnico durante a produção da série original remasterizada pela CBS Digital.

Fonte: TrekWeb e TrekMovie

15 Comments on "Morre o produtor Bob Justman"

  1. Essas notícias de mortes são lastimáveis, eu só espero que a morte dessas lendas não sejam um mal pressagio para o filme… Ta muito estranho isso, ta parecendo até uma trama que eu li no Watchmen com os misteriosos assassinatos dos heróis mascarados…

  2. Mário Augusto Gomes | 1 de junho de 2008 at 9:49 pm |

    Tem gente preferindo a morte que ver o novo filme, ou é umaconspiração maligna do Addams? Eliminando os possíveis críticos?
    Mistério…..

  3. Maria da Conceição G. Simões | 1 de junho de 2008 at 10:10 pm |

    Puxa, que estranho!!! Será que o filme está tão ruim que eles morreram de decepção? Mas na verdade é que a coincidência vem do fato de todos estarem na mesma faixa etária. Temos que ser realistas, qualquer dia será a vez de Shatner e Nimoy. O mais velhos, DeForest e Doohan já se foram…E um dia seremos nós…. Mas teremos sempre Vida Longa e Próspera!!!!!!!!!!

  4. Descanse em paz, Bob. E obrigado por TOS e TNG.

  5. Que venha a morte de Rick Berman e Brannon Braga! ahahahhaha

    brincadeirinha…

  6. Nossa, mais um…

  7. Luiz Castanheira | 2 de junho de 2008 at 2:49 pm |

    Só sobrou a D.C. Fontana viva?

  8. nao, fred freinberg, o produtor do terceiro ano de TOS ainda esta vivo………………eu acho…………

  9. Luís Henrique Campos Braune | 3 de junho de 2008 at 12:50 am |

    Caraca, quanta gente viajando para onde todos iremos…

    Mas, como dito, se deve a faixa etária. Afinal, em seus mais de 40 anos, Jornada iniciou com pessoas já maduras, não poderiam viver para sempre…

    Uma salva de palmas a todos!

  10. Achei muito legal nos DVDs da Clássica e do primeiro ano da Nova geração terem feito entrevistas com ele, a Fontana e tantos outros. É sempre triste noticiar a morte de alguém, mas é a vida e a certeza de que a passagem dele por aqui foi importante, Descanse Em Paz Bob.

  11. Luiz Castanheira | 3 de junho de 2008 at 12:55 pm |

    Já morreram:

    Roddenberry, Coon, Carabatsos, Freiberger, Meredyth Lucas e agora Justman.

  12. fred freiberg ja morreu ? putz….ja foi quase todo mundo entao….

  13. É, só resta a D.C. Fontana……

  14. Estão morrendo como moscas…. triste… 🙁

  15. Alvaro Monteiro | 6 de junho de 2008 at 7:11 am |

    Ate outro momento Bob Justman.
    Obrigado por tudo..

Leave a comment

Your email address will not be published.


*