Comunidade trekker do Brasil no Second Life

sl-uss-venture-1.jpgA FEESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), juntamente com a TrekInRio e a USS Venture, promoveram neste sábado a entrada da comunidade trekker brasileira no Second Life, um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Veja como funciona.

Imagine você usando o uniforme da Frota Estelar, tendo um comunicador e um tricorder, embarcando em uma nave auxiliar para servir a bordo da USS Venture. Esse é o sonho de todo o trekker. Agora você pode experimentar esse universo virtualmente.

Second Life (ou SL) é basicamente um simulador, onde neste universo virtual ambientes são construídos pelos usuários e denominados de “ilhas”. Várias dessas “ilhas” referem-se a diversos temas, incluindo o gênero de seriados sci-fi e Jornada nas Estrelas não poderia ficar de fora. Uma delas é a ilha Minshara, onde as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da franquia, sem serem trekkers, podem visitar o museu, um laboratório de ciências e até fazer um tour numa nave auxiliar pelo local, conhecendo o Monastério de P’Jem (da série Enterprise) entre outros lugares.

sl01ufs.jpgPara quem deseja se aprofundar na organização da Frota e fazer parte dela, existem dois grandes grupos americanos que desenvolvem suas atividades em paralelo no SL, um deles é a UFS (United Federation Starfleet) e o outro é a SLQ (Star Fleet Command Second Life Quadrant). Ambos mantém grandes estruturas, onde incluem todo o aparato da Frota Estelar e suas divisões: Operações (incluindo Operações Estratégicas), Comunicações, Marines, Segurança, Engenharia, Ciências: Médica e Academia. Lá você terá aulas sobre os mais diversos assuntos desde engenharia dos motores de dobra até a formação dos planetas.

sl16ffesp.jpgA participação brasileira neste ambiente trekker tem aumentado nestes últimos anos. O grupo precursor foi a FFESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), que possui uma sede virtual na ilha SLQ. Nesta sede são desenvolvidas diversas atividades, pois conta com grandes espaços para suas divisões. A FFESP vem mantendo contato com outras comunidades trekkers no SL. Recentemente o fã clube carioca TREKinRIO inaugurou sua sede virtual.

Seguindo os passos dos dois grupos brasileiros, o site USS Venture também iniciou em 04 de maio último o processo de implantação de sua Estação de Treinamento na ilha SLQ, uma estrutura bastante complexa que foi idealizada pelo Alm. MDaniel Landman (diagramador) e contou com a grande experiência em construção do Ten. Com. Elemer Piek.

sl20estacao.jpgA Estação de Treinamento Venture foi desenvolvida para ser uma unidade de simulações operacionais e táticas da nave estelar USS Venture NCC 71854 – Classe Galaxy. Esta Estação é composta de vários ambientes funcionais renderizáveis, nos três pavimentos assim distribuídos:

  • 1º Piso – Astronomia e Simulador de ambientes alienígenas;
  • 2º Piso – Setor de Operações e Escritórios da Estação;
  • 3º Piso -Holodeck para simulação da ponte de comando da USS Venture e outros cenários.

Além da Estação foi desenvolvido o Projeto Shadow, uma nave auxiliar totalmente operacional, que conta inclusive com o sistema de camuflagem e doca especial para atracamento direto na Estação.

O pessoal da FFESP, TrekInRio e USS Venture convidam a todos os interessados a participarem das aventuras na Second Life. Para isso é necessário apenas que possua conexão banda larga e uma boa placa de vídeo. Ressaltando que essa brincadeira não tem custo, ou seja, você não precisa pagar para jogar. Para mais detalhes sobre esse ambiente e de como acessar o tutorial, você poderá entrar no blog startrekbr (também conhecido como We Are the Borg) do nosso colega Flávio Grazioli.

Agradecimento especial também ao colega Paulo Segalla, autor do artigo no blog e cujo avatar no SL é Ton Borak.

Fonte: startrekbr