Comunidade trekker do Brasil no Second Life
A FEESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), juntamente com a TrekInRio e a USS Venture, promoveram neste sábado a entrada da comunidade trekker brasileira no Second Life, um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Veja como funciona.
Imagine você usando o uniforme da Frota Estelar, tendo um comunicador e um tricorder, embarcando em uma nave auxiliar para servir a bordo da USS Venture. Esse é o sonho de todo o trekker. Agora você pode experimentar esse universo virtualmente.
Second Life (ou SL) é basicamente um simulador, onde neste universo virtual ambientes são construídos pelos usuários e denominados de “ilhas”. Várias dessas “ilhas” referem-se a diversos temas, incluindo o gênero de seriados sci-fi e Jornada nas Estrelas não poderia ficar de fora. Uma delas é a ilha Minshara, onde as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da franquia, sem serem trekkers, podem visitar o museu, um laboratório de ciências e até fazer um tour numa nave auxiliar pelo local, conhecendo o Monastério de P’Jem (da série Enterprise) entre outros lugares.
Para quem deseja se aprofundar na organização da Frota e fazer parte dela, existem dois grandes grupos americanos que desenvolvem suas atividades em paralelo no SL, um deles é a UFS (United Federation Starfleet) e o outro é a SLQ (Star Fleet Command Second Life Quadrant). Ambos mantém grandes estruturas, onde incluem todo o aparato da Frota Estelar e suas divisões: Operações (incluindo Operações Estratégicas), Comunicações, Marines, Segurança, Engenharia, Ciências: Médica e Academia. Lá você terá aulas sobre os mais diversos assuntos desde engenharia dos motores de dobra até a formação dos planetas.
A participação brasileira neste ambiente trekker tem aumentado nestes últimos anos. O grupo precursor foi a FFESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), que possui uma sede virtual na ilha SLQ. Nesta sede são desenvolvidas diversas atividades, pois conta com grandes espaços para suas divisões. A FFESP vem mantendo contato com outras comunidades trekkers no SL. Recentemente o fã clube carioca TREKinRIO inaugurou sua sede virtual.
Seguindo os passos dos dois grupos brasileiros, o site USS Venture também iniciou em 04 de maio último o processo de implantação de sua Estação de Treinamento na ilha SLQ, uma estrutura bastante complexa que foi idealizada pelo Alm. MDaniel Landman (diagramador) e contou com a grande experiência em construção do Ten. Com. Elemer Piek.
A Estação de Treinamento Venture foi desenvolvida para ser uma unidade de simulações operacionais e táticas da nave estelar USS Venture NCC 71854 – Classe Galaxy. Esta Estação é composta de vários ambientes funcionais renderizáveis, nos três pavimentos assim distribuídos:
- 1º Piso – Astronomia e Simulador de ambientes alienígenas;
- 2º Piso – Setor de Operações e Escritórios da Estação;
- 3º Piso -Holodeck para simulação da ponte de comando da USS Venture e outros cenários.
Além da Estação foi desenvolvido o Projeto Shadow, uma nave auxiliar totalmente operacional, que conta inclusive com o sistema de camuflagem e doca especial para atracamento direto na Estação.
O pessoal da FFESP, TrekInRio e USS Venture convidam a todos os interessados a participarem das aventuras na Second Life. Para isso é necessário apenas que possua conexão banda larga e uma boa placa de vídeo. Ressaltando que essa brincadeira não tem custo, ou seja, você não precisa pagar para jogar. Para mais detalhes sobre esse ambiente e de como acessar o tutorial, você poderá entrar no blog startrekbr (também conhecido como We Are the Borg) do nosso colega Flávio Grazioli.
Agradecimento especial também ao colega Paulo Segalla, autor do artigo no blog e cujo avatar no SL é Ton Borak.
Fonte: startrekbr
8 Responses to “Comunidade trekker do Brasil no Second Life”
Comments
Read below or add a comment...



Muito interessante mesmo.
Não sou muito fã do Second Life, acho meio chato, não tem muito o que fazer.
Mas entrei em umas ilhas de ST e até conversei com um pessoal dos EUA. Essa troca é legal!!!
Afe… deve ser legal… vou ver se a minha maquininha guenta entrar lá…
Caros amigos,
A experiência vivida por nós dentro do Second Life (SL) tem sido muito enriquecedora, seja pelos amigos que estamos formando, seja pela possibilidade de viver aqui e agora dentro de um UNIVERSO STAR TREK. Algo que a pouco tempo não poderíamos nem sonhar. Temos certeza que um dia no futuro esse Universo está em nossas vidas reais, mas achavamos que seria apenas para nossos netos. A SL nos proporciona a oportunidade de experimentarmos, mesmo que seja virtualmente, um pouco deste universo. Recomendo que todos os Trekkers experimentem essa nova vida!!!
Gostaria de agradecer a todos que ja conheceram nossa estação dentro no SL, recebemos ja algumas visitas e algumas incrições devido a Trek brasilis.
Atenciosamente, Shran Zeid
Alferes de Operações – USS Venture
Recomendo a todos os trekkers, é uma gostosa alternativa de convivência social. (quando não empregada de forma exclusiva, é claro.)
Olá, Trekkers da Trek Brasilis! Parabéns pelo excelente site!
Como é bom estar entre Trekkers! Eu também sou Trekker há um tempão! Descobri uma mina de ouro e diamante, a Trek Brasilis, navegando pela Internet!
Aproveitando o ensejo, parabéns também à Susana Lopes de Alexandria e ao Salvador Nogueira, da Nova Geração Star Trek, pelo lançamento do livro Almanaque de Jornada nas Estrelas! Já encomendei um exemplar, à Livraria Cultura! Assim que lê-lo e estudá-lo, voltarei a fazer comentários – inclusive publicar um post sobre o livro, no meu blog – http://www.egoshiblogger.blogspot.com.
Aliás, nesse meu blog, já publiquei meu post sobre Star Trek. Confiram!
Um forte abraço a vocês, meus Irmãos Trekkers!
Egoshi Trekker
Caros Amigos,
Nesta semana ao assistir pela vigésima vez o novo filme de j.j. Abrana consegui ver uma falha ao meu ver grandiosa e que deve ser corrigida no próximo longa para que não manche a imagem sóbria de star trekcom relação a ficção científica e gostaria muito do seu comentário caso esteja errado.
Se revermos o filme no final e lembrarmos de tudo relacionado a tempo/espaço exposto nos episódios ao longo da série e dos 10 filmes anteriores, além de outros filmes do gênero, vamos verificar que ao retornar do futuro Spock alterou a história, porém ele não retornou para o futuro. Não se pode ter 2 spocks ocupando o mesmo lugar e o mesmo espaço, além de como será o envelhecimento de spock se este já se encontra velho no mesmo plano de existência .
se concordarem comigo peço a vcs para entrarem em contato com pessas mais influentes para corrigir esta\ falha no proximo filme e não se perder a credibilidade criada a mais de 4 decadas. um forte abraço aguardo retorno. Henry