Artigos Recentes

Publicidade


« Shatner recorda de seu tempo como Kirk | Principal | Linda Park opina sobre novo filme de Jornada »

Comunidade trekker do Brasil no Second Life

Por Ralph Pinheiro | 8 de Junho, 2008

sl-uss-venture-1.jpgA FEESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), juntamente com a TrekInRio e a USS Venture, promoveram neste sábado a entrada da comunidade trekker brasileira no Second Life, um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Veja como funciona.

Imagine você usando o uniforme da Frota Estelar, tendo um comunicador e um tricorder, embarcando em uma nave auxiliar para servir a bordo da USS Venture. Esse é o sonho de todo o trekker. Agora você pode experimentar esse universo virtualmente.

Second Life (ou SL) é basicamente um simulador, onde neste universo virtual ambientes são construídos pelos usuários e denominados de “ilhas”. Várias dessas “ilhas” referem-se a diversos temas, incluindo o gênero de seriados sci-fi e Jornada nas Estrelas não poderia ficar de fora. Uma delas é a ilha Minshara, onde as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da franquia, sem serem trekkers, podem visitar o museu, um laboratório de ciências e até fazer um tour numa nave auxiliar pelo local, conhecendo o Monastério de P’Jem (da série Enterprise) entre outros lugares.

sl01ufs.jpgPara quem deseja se aprofundar na organização da Frota e fazer parte dela, existem dois grandes grupos americanos que desenvolvem suas atividades em paralelo no SL, um deles é a UFS (United Federation Starfleet) e o outro é a SLQ (Star Fleet Command Second Life Quadrant). Ambos mantém grandes estruturas, onde incluem todo o aparato da Frota Estelar e suas divisões: Operações (incluindo Operações Estratégicas), Comunicações, Marines, Segurança, Engenharia, Ciências: Médica e Academia. Lá você terá aulas sobre os mais diversos assuntos desde engenharia dos motores de dobra até a formação dos planetas.

sl16ffesp.jpgA participação brasileira neste ambiente trekker tem aumentado nestes últimos anos. O grupo precursor foi a FFESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), que possui uma sede virtual na ilha SLQ. Nesta sede são desenvolvidas diversas atividades, pois conta com grandes espaços para suas divisões. A FFESP vem mantendo contato com outras comunidades trekkers no SL. Recentemente o fã clube carioca TREKinRIO inaugurou sua sede virtual.

Seguindo os passos dos dois grupos brasileiros, o site USS Venture também iniciou em 04 de maio último o processo de implantação de sua Estação de Treinamento na ilha SLQ, uma estrutura bastante complexa que foi idealizada pelo Alm. MDaniel Landman (diagramador) e contou com a grande experiência em construção do Ten. Com. Elemer Piek.

sl20estacao.jpgA Estação de Treinamento Venture foi desenvolvida para ser uma unidade de simulações operacionais e táticas da nave estelar USS Venture NCC 71854 - Classe Galaxy. Esta Estação é composta de vários ambientes funcionais renderizáveis, nos três pavimentos assim distribuídos:

Além da Estação foi desenvolvido o Projeto Shadow, uma nave auxiliar totalmente operacional, que conta inclusive com o sistema de camuflagem e doca especial para atracamento direto na Estação.

O pessoal da FFESP, TrekInRio e USS Venture convidam a todos os interessados a participarem das aventuras na Second Life. Para isso é necessário apenas que possua conexão banda larga e uma boa placa de vídeo. Ressaltando que essa brincadeira não tem custo, ou seja, você não precisa pagar para jogar. Para mais detalhes sobre esse ambiente e de como acessar o tutorial, você poderá entrar no blog startrekbr (também conhecido como We Are the Borg) do nosso colega Flávio Grazioli.

Agradecimento especial também ao colega Paulo Segalla, autor do artigo no blog e cujo avatar no SL é Ton Borak.

Fonte: startrekbr

Compartilhe:
  • E-mail this story to a friend!
  • Digg
  • Rec6
  • del.icio.us
  • Technorati
  • Facebook
  • Live
  • Google
  • Print this article!

Categorias: Fandom, Star Trek, Universo Expandido |

6 comentários a “Comunidade trekker do Brasil no Second Life”

  1. Christian afirma:
    9 de Junho, 2008 às 9:48 am

    Muito interessante mesmo.

    Não sou muito fã do Second Life, acho meio chato, não tem muito o que fazer.
    Mas entrei em umas ilhas de ST e até conversei com um pessoal dos EUA. Essa troca é legal!!!

  2. Luís Henrique Campos Braune afirma:
    9 de Junho, 2008 às 12:08 pm

    Afe… deve ser legal… vou ver se a minha maquininha guenta entrar lá…

  3. Alm. MDaniel Landman afirma:
    9 de Junho, 2008 às 2:13 pm

    Caros amigos,

    A experiência vivida por nós dentro do Second Life (SL) tem sido muito enriquecedora, seja pelos amigos que estamos formando, seja pela possibilidade de viver aqui e agora dentro de um UNIVERSO STAR TREK. Algo que a pouco tempo não poderíamos nem sonhar. Temos certeza que um dia no futuro esse Universo está em nossas vidas reais, mas achavamos que seria apenas para nossos netos. A SL nos proporciona a oportunidade de experimentarmos, mesmo que seja virtualmente, um pouco deste universo. Recomendo que todos os Trekkers experimentem essa nova vida!!!

  4. Uma experiência Star Trek « Suserania’s Weblog afirma:
    10 de Junho, 2008 às 9:58 am

    […] http://www.trekbras ilis.org/ 2008/06/08/ comunidade- trekker-do- brasil-no- second-life/ […]

  5. Shran Zeid afirma:
    18 de Junho, 2008 às 12:23 am

    Gostaria de agradecer a todos que ja conheceram nossa estação dentro no SL, recebemos ja algumas visitas e algumas incrições devido a Trek brasilis.

    Atenciosamente, Shran Zeid
    Alferes de Operações - USS Venture

  6. Dox Ducatillon afirma:
    18 de Junho, 2008 às 11:18 am

    Recomendo a todos os trekkers, é uma gostosa alternativa de convivência social. (quando não empregada de forma exclusiva, é claro.)

Comente

Use esta ferramenta para fazer seus comentários sobre os artigos e postagens no Trek Brasilis.

Quaisquer opiniões divergentes não são apenas permissíveis como encorajadas, mas certifique-se de que aquilo que posta seja realmente isto: opiniões. Pois qualquer colocação sem boa argumentação, sem evidências que a suportem e sem conhecimento do que se fala não pode ser classificado como opinião, mas sim como mero pitaco.

Os comentários são passíveis de moderação pela equipe do TB, aplicando para isto as Normas de Uso gerais do Fórum Trek Brasilis. Xingamentos gratuitos e quaisquer outras atitudes nocivas que podem ser classificadas com trollismo será algo que a equipe de colaboradores pode bloquear.