Mais comentários de J. J. Abrams sobre o filme

O canal inglês Sky Movies dedicou, na sua programação, um espaço exclusivo para o novo filme de Jornada nas Estrelas, com uma entrevista concedida ao diretor J. J. Abrams. Sendo que nesta entrevista ele respondeu sobre elenco, personagens, tema e o futuro da franquia. Veja como foi.

De acordo com J. J. Abrams, sem os grandes “astros da franquia”, fazer um filme de Jornada com atores pouco conhecidos como Chris Pine e Zachary Quinto foi uma tarefa bastante árdua, “A parte mais difícil foi para a escolha de Kirk, já que com Spock, nós tivemos sorte em encontrarmos Zachary Quinto desde o início. Ele claramente nasceu para ser Spock. A primeira reunião que tivemos com ele, eu não podia acreditar na semelhança. Pensei que Spock ia ser um dos mais difíceis, mas foi Kirk, na verdade. Porque William Shatner trouxe uma série de coisas para esse papel. Ele (Kirk) era extremamente arrogante. Ele era extremamente inteligente. Sua inteligência era acentuada. Ele tinha um ótimo senso de humor. Kirk era tudo neste pacote. Não tinha nada para esconder por trás, sem orelhas pontudas”, disse Abrams.

Continuando a falar sobre a escolha do ator para Kirk, “Eu sabia que não queria vê-los personificando os atores originais, mas fazendo esses personagens as suas próprias maneiras. Encontrar alguém que pudesse chegar e ser simultaneamente novo e também familiar foi realmente desafiador. Então, Chris Pine chegou e foi como encontrar uma estrela de cinema ainda desconhecida. Ele tinha essa incrível confiança, que não foi ofensiva. Ele é um boa pinta, mas não do tipo – ‘oh por favor, dá uma folga’. Ele é muito inteligente, tanto como ator quanto homem. Ele colocou grandes questões. Foi um maravilhoso colaborador”.

Abrams sente-se gratificado por fazer um filme sem estrelas e com um elenco que ele considera muito bom, “Outro filme dirigido por mim, Missão Impossível: III, foi estrelado por Tom Cruise. Tom, que é um ícone, estava lá como uma espécie de sherpa (carregador tibetano) comigo, me ajudando a fazer todo o trabalho pesado. Mas este (Jornada) foi um filme de bom tamanho, sem uma estrela de cinema. E assim, muita coisa foi carregada nos ombros de Chris e Zach para ajudar a fazê-lo funcionar”.

Sobre a história do filme, J. J. Abrams emitiu sua opinião, “Primeiro de tudo, Jornada é um universo extremamente otimista onde Roddenberry estava basicamente mostrando um mundo que não somente devemos viver, mas prosperar. E não só racialmente, mas inter-espécies. A idéia de Jornada é de caminhada através das estrelas e viajar através do espaço, descobrindo a fronteira final, e é algo que você aceita como coisa natural ou pode achar que é coisa boba, mas quando você realmente pensa sobre essa noção, percebe que é algo muito otimista. Então, parte do que eu gosto sobre o mundo de Jornada, antes mesmo de chegar a este filme, é viver seu otimismo. E eu acho que especificamente com este filme, essa origem é uma história sobre pessoas que se unem. É uma família desta nave. Veja Kirk, quando o encontramos, ele é um cara inútil, que está procurando o seu lugar. Ele não sabe usar o seu poder. E então, você tem Spock, que é esse personagem lógico, mas também conflituoso, pois ele é meio humano. Você tem estes dois personagens, que são uma espécie de yin e yang, que se unem. São como dois irmãos, de uma certa forma”.

Ainda sobre a premissa do novo filme, continuou, “Existe definitivamente o bem versus o mal. Eric Bana interpreta um incrivelmente assustador cara mau (Nero), que tem uma grande história e está incrível no filme. Então, você definitivamente tem o bem vs o mal, mas mesmo o bem está definido neste filme. Você vê isso convergindo. Por isso, é um filme muito otimista dessa forma”.

Quanto ao trailer, Abrams disse o que pretendeu mostrar ao público e aos fãs, “A idéia era começar do chão. Você ouve a palavra “Jornada” e espera alguma nave espacial. A idéia foi mostrar o alcance do filme, mas também deixar claro que esta é uma história sobre estes dois personagens, Kirk e Spock e seus conflitos. Isso é essencial para o filme. Você pode saber de Jornada, mas a versão de Jornada que você está prestes a ver é diferente da que já viu antes. Na maior parte, o filme presume que você ainda não viu esse mundo antes. O filme que fizemos não foi feito para os fãs de Jornada, ele foi realmente feito para os futuros fãs de Jornada. Espero que quando você for ver este filme, não se sinta como se precisasse saber alguma coisa sobre Jornada. Este é literalmente o andar térreo, começando do zero, uma experiência nova”.

Assim sendo, a franquia não será mais a mesma, depois desse filme? Abrams, “Eu não olho para a coisa como uma marca ou uma franquia, eu olhei para isso como uma história desses personagens. Fiquei animado ao envolver-me como produtor, mas não fiquei nisso até eu ler o roteiro de Alex Kurtzman e Bob Orci, que adorei. Eu senti muita inveja de quem iria dirigir essas pessoas, esses personagens e essa história. É uma história muito íntima frente a um grande épico como pano de fundo, de certa forma são ambos o grande e o pequeno”.

Haverá uma continuação para esse filme? Abrams, “Sim. Acho que sim, idealmente seria fantástico. Você adora essas pessoas e quer ver o que elas fazem a seguir”.

Fonte: TrekMovie