Fase II: 02 – The Child

Este artigo faz parte de uma coletânea que trata dos episódios de Startrek Fase II, a série que nunca existiu.

Sinopse:

Enquanto a Enterprise passa através de uma estranha nuvem no espaço, uma forma de energia penetra na nave e segue para o quarto de Ilia. A forma energética envolve todo o seu corpo e ela demonstra muito prazer. Ao se levantar na manhã seguinte Ilia informa ao Dr. McCoy que está grávida.

Apenas três dias depois Ilia dá a luz a uma bela menina, que começa a crescer assustadoramente depressa. Em questão de horas a criança já está com o equivalente a dez anos de idade. Enquanto McCoy tenta descobrir o que está acontecendo, a Enterprise sofre diversos problemas que quase levam a uma catástrofe. Ilia dá o nome de Irska para a menina, que quer dizer, em na língua dos Deltanos, “Luz Brilhante”.

Kirk descobre que a estrutura molecular do casco da Enterprise está cedendo, e que a nave poderá virar apenas poeira em poucas horas. Xon faz uma união mental com Irska e informa que ela tem de ser teletransportada diretamente para uma forma de energia brilhante que está seguindo a nave. Apesar da tristeza que se abate sobre Ilia, a criança é teletransportada e o casco da nave prontamente se restabelece. Irska transforma-se em uma entidade de energia.

Os tripulantes da Enterprise percebem que, de alguma estranha maneira, a forma de energia utilizou Ilia como um ‘primeiro-útero’ para seu bebê, e que a nave era o segundo. A forma de vida alienígena fez isso para que a criança aprendesse sobre as emoções e necessidade humanas, assim como a habilidade de fazer sacrifícios em prol de uma causa maior.

Trivia:

Este roteiro foi reescrito e utilizado no segundo ano da Nova Geração, em episódio de mesmo nome, pois na época havia uma greve de roteiristas em Hollywood, impedindo a compra de novos roteiros. Para não atrasar o cronograma da série, os produtores resolveram adaptar uma história não aproveitada para a Fase II de Jornada.

Uma das chaves para que eu fosse escolhido como o editor de histórias da Fase II foi que escrevi o roteiro de ‘The Child’ em apenas uma semana!”, conta um dos autores do episódio, Jon Povill.

Escrito por Jon Povill & Jaron Summers.

Artigo originalmente publicado no conteúdo clássico do Trek Brasilis em 2002.