Confira algumas das mais recentes críticas [Atualizado]

scifiwireFaltando menos de dez dias para a estreia de Star Trek, as avaliações do filme continuam aparecendo através dos tubos das Internets por pessoas que já tiveram acesso a exibições prévias do filme. Acompanhe a seguir alguns dos trechos das críticas do Sci-Fi Wire, CanMag, Movie|Line e ENI que avaliam a nova produção de J.J. Abrams.

Patrick Lee, para o Sci-Fi Wire, procura avaliar em sua crítica o filme não apenas como uma obra que precisa ter seus próprios méritos, mas também como este se relaciona com o legado da franquia a qual a partir de agora irá representar.

Em 8 de maio, Paramount vai fazer a sua mais valiosa franquia pegar no tranco com um novo filme intitulado simplesmente Star Trek, do diretor J.J. Abrams, auxiliado pelos seus colaboradores de longa data e escritores Roberto Orci e Alex Kurtzman. Eles audaciosamente foram e refizeram Jornada para um novo século, e no todo é uma redesenhada e energizada versão da velha obra, muito espirituosa e com ação e velocidade. E tem bem mais méritos do que falhas.

(….)

Em geral, a Jornada de Abrams compreende que a série original era apenas nominalmente sobre aventura espacial e comentário social: era realmente uma história de esperança e humanitarismo e camaradagem entre pessoas nas quais nós gostaríamos de nos tornarmos. Nisto, Abrams, Orci e Kurtzman capturaram o espírito da Jornada nas Estrelas de Gene Roddenberry.

A única coisa faltando é algum tipo de mensagem social mais ampla, uma das marcas registradas de filmes de Jornada anteriores: eu espero que esta omissão seja endereçada em futuras produções. Este filme lida necessariamente com arcos de histórias pessoais: o surgimento, por assim dizer, dos personagens principais naquelas pessoas as quais reconhecemos.

Fred Topel, para o CanMag, faz uma entusiasmada avaliação do filme.

Star Trek é de botar a casa abaixo enquanto você pode sentir o legado presente em cada cena. É ótimo. Realmente é de chutar traseiros. (….) O ritmo e timing do diálogo é bem afiado. Eles trabalharam todas as frases que você quer ouvir para estar na história de modo a fazerem sentido, dando a você os momentos que deseja. Quando os personagens tem suas breves tiradas tipicamente de Jornada. A história tem todo o impacto dos temas morais e sociais com os quais Jornada nas Estrelas lida. É bem emocional também.

Já Kyle Buchanan, para o Movie|Line, destacou na sua crítica alguns problemas em particular que teve com o filme, mas o aprovou no todo como uma experiência cinematográfica muito agradável, deixando nota 7,5 de 10.

Fanboys da franquia talvez não tenham nenhum problema para implicar com elementos em particular do reboot de Jornada nas Estrelas por J.J. Abrams, mas eu devo confessar que a experiência me deixou sentindo um pouco culpado. Esta é uma brilhante, radiante obra pop de estúdio seguindo a tradição de Homem de Ferro, e é tão ansioso por agradar a todos que pode acabar fazendo tribbles bebês entrarem no cinema para caírem no colo daqueles não convertidos ainda. Eu não tenho dúvida alguma de que o filme teve a visão, o orçamento e o tempo para acertar tudo aquilo que foram as inteções de Abrams.

Jay, para o ENI, também descreve sua aprovação do filme e espera que uma sequência seja lançada em breve.

Jornada nas Estrelas está de volta mas esta não é a Enterprise do seu pai. Eu tenho sido um fã de Jornada nas Estrelas já faz um bom tempo e eu posso dizer que eu saí do cinema muito contente após assistir a nova versão por J.J. Abrams. O filme está cheio de ação e aventura, provavelmente mais do que em qualquer outro filme de Jornada anterior. Os efeitos especiais foram ótimos, e com algumas tomadas bem perto da nova Enterprise — algo que eu não lembro de realmente ter visto desde os dois primeiros filmes de Jornada nas Estrelas.

Você pode ler as críticas completas em Inglês seguindo os link para os sites.

[Atualização 13:44]

James O’Ehley, para o Sci-Fi Movie Page, comenta que o filme é uma Jornada nas Estrelas desenhada para atrair o público que até hoje nunca realmente gostou da franquia.

A verdade é que nós acabamos sentindo falta do antigo elenco, mas a maioria do público não vai se importar: Jornada nas Estrelas funciona muito bem quando realizado em seus próprios termos de um moderno filme de ação com efeitos-especiais. Também está longe de ser a trombada de trens que alguns fãs temiam que poderia ser. (É melhor do que qualquer uma dos Star Wars da nova trilogia. Mais curto também.) Novatos em Jornada devem o conferir, e fãs de longa data também devem prestar seu suporte. Afinal de contas, o sucesso financeiro deste filme deverá determinar o futuro da franquia, e o universo será um lugar muito mais frio sem nenhuma Jornada, mesmo que seja uma Jornada um tanto quanto ajustada…

Esta última e a do Movie|Line estão já adicionadas no tomatometer, que atinge em meados do dia 28 de abril 14 críticas e ainda segurando a 100%.

30 Comments on "Confira algumas das mais recentes críticas [Atualizado]"

  1. Ainda não encontrei nenhuma informação de que o Star Trek vai passar nos cinemas de Caxias do Sul onde moro, mas, acredito que isso vai acontecer.
    Já recrutei a família toda para ver o filme.
    Por tudo que já vi e li a respeito, sei que não vamos nos decepcionar.
    Até dia 08 de maio.

  2. Só falta mesmo é ser lançado. Chega logo, 8 de Maio!

  3. é só um filme

  4. ^POST 3
    Desculpe Fabio, mas não é só mais um filme, É O FILME. Filme de uma franquia que aprendemos a gostar desde criança/adolesgentes. Filme de uma franquia que os pessimistas insistem em dizer morta. Filme de uma franquia que impulsionou a FC na midia como nenhuma outra. Filme de uma franquia mudou a historia da FC e a forma como ela era vista e feita. Espero sinceramente que um dia você e outros como você entendam isto. Não se ofenda, apenas nos compreenda.

  5. Ralph Pinheiro | 28 de abril de 2009 at 12:49 pm |

    Por falar em filme, o Omelete assistiu a X-Men Origens: Wolverine e não gostou.
    Acho que Wolverine não vai dar esse ibope todo que está esperando. Sinceramente, para mim, o roteirista perdeu uma boa oportunidade de fazer uma boa história para esse personagem que é um dos melhores dos X-Men. Eu vi e não gostei também. Estragou a história com muita pancada e pouco diálogo e mesmo assim não empolgou.

    Abrams é um danado de sortudo.

  6. Ronaldo Pereira | 28 de abril de 2009 at 1:19 pm |

    Post 1 kiko

    Os cinemas GNC, estão anunciando Star Trek para 08 de Maio de 2.009, em Caxias do Sul também, pelo menos nesta rede de cinemas de SC e RS.

  7. Post 3:

    Xará! Esse é “só um filme” que vai revitalizar a franquia. É “só um filme” que irá trazer ST de volta para a mídia, e tem anos que não vemos nada de novo em ST.

    Sinceramente, mesmo com Universo Paralelo e o escambau, eu acho que vai ser um grande filme. Chega logo dia 8!

  8. Ralph, realmente, o Wolverine é muito ruim.

    E é uma pena, porque o personagem é comparável ao Batman.

  9. no final das contas, eu acho que xiitas e baba-óvos do JJ vão se aproximar… o filme pode não ser essa obra prima que esperam, mas vai ser um filme bem legal…

    eu acho que existe um lacuna na história cinematografica dos nossos heróis… tos teve 3 temporadas com uma produção capenga e os filmes já exploravam o envelhecimento dos personagens… existem muitas aventuras audaciosas a serem contadas…muita coisa para ser explorada…

    fico muito feliz que as novas gerações vão poder conhecer st, e poderão explorar esse universo maravilhoso, que apartir daqui ainda pode crescer mais e mais…

  10. Waldomiro Vitorino | 28 de abril de 2009 at 3:35 pm |

    Carlos, boa observação.

    Por mais que eu goste muito dos filmes com a tripulação clássica, os personagens já estão velhos, Kirk volta a ser capitão só no finalzinho do 4º filme, etc.
    Esse filme novo não deixa de ser uma oportunidade de ver esses personagens em sua “era de ouro” de novo, com novas histórias.

  11. Bem, gente, as críticas de Star Trek pelo mundo continuam ótimas, Wolverine é malhado por quem viu, apesar da campanha publicitária grande que este filme está tendo por aqui e cadê a campanha de Jornada, hem? Paramount Brasil…..

    No AXN só dá Wolverine, chegou ao ponto de patrocinar explicitamente o capítulo de ontem de Lost, que é do JJ Abrams, e nada de Jornada…

    Pode até ser que no Brasil Star Trek seja um sucesso e Wolverine um fracasso, mas certamente isso não vai ter nenhuma ajuda da publicidade.

    Agora imaginem como o sucesso de Jornada não poderia ser ainda maior com boa divulgação.

    E cansado de esperar pela Paramount Brasil já fiz minha parte: mandei emails para amigos não fãs falando do novo filme e indicando site do Trekbrasilis como fonte de consulta. Pelas respostas já consegui pelo menos mas uma pessoa para assistir… certamente mais que o pessoal da Paramount Brasil…

  12. CRÍTICA NEGATIVA APARECEU!!!!!!

    Pessoal, pelas minhas navegadas, descobri essa crítica que não é tão positiva assim e desce a “madeira” no filme pelo fato de ter deixado de lado o romantismo da série clássica…

    Vale a Pena Conferir….

    “FIM DAS UTOPIAS”

    http://jc.uol.com.br/canal/lazer-e-turismo/noticia/2009/04/26/nova-versao-de-jornada-das-estrelas-traz-fim-das-utopias-185621.php

  13. Eu não levvo muita fé na crítica desse cara não, ele é sempre criticado, sempre fa cr[iticas ruins para bons filmes, e elegia filmes ruins.

    Não entendi muito bem sobre o romantiso, mas o puro romance tem sim, a Uhura tem uma certa queda pelo Spock, mas ele tem aquele jeito frio sabe, é bem legal.

    E ele mostrou que não entende muito de Star trek não, mas mesmo assim tenta dar uma de que entende. É a idade…

  14. POST 3>
    Fábio
    Filme é filme, é só entretenimento, porém quando falamos de filmes, este é um filme de Star Trek e é o filme que pode levantar a franquia novamente.
    Portanto todo esse entusiasmo e expectativa tem o seu motivo, não é a coisa mais importante do mundo mas é muito legal e, nesse mundo conturbado, precisamos de um pouco de “ilusão” também para podermos imaginar um mundo melhor.
    abraços trekkers

  15. Leandro Martins | 28 de abril de 2009 at 5:50 pm |

    A crítica do JC é a mesma citada no artigo do TB, sobre a do Estadão. Ela está sendo distribuida pela Agência Estado, então deve aparecer em mais alguns jornais poraí.

  16. Post 11,

    Essa do AXN é brincadeira da Paramount, como pode perder a oportunidade de divulgar o filme justamente pros fãs do JJ?!!!!!!!!!!!!!!!

  17. engraçado que quando um critico fala bem, os xiitas dizem que ele é comprado… quando falam mal os baba-óvos do JJ dizem que o critico não tem embasamento, não é trekker e os escambau… vcs são muito divertidos… nos/nós veremos dia 8…

  18. Também acho que esse filme será só mais um passatempo para os não fãs. E não acho que ira ser tão legal para os otimistas quanto eles pensam.

    E tem uma coisa que achei ridícula nesse tal de Tomatometro com Wolverine, ele só despencou depois da estréia do filme, antes ele também era de 100%, Wachtmem e DragonBall também estavam em 100% e os três agora estão em torno de 65%, 68% e 33% respectivamente.

    Também achei críticas ruins desses filmes só depois das estréias. Por que isso? Por que hoje em dia todo mundo tem medo de processos judiciais. Depois que todo mundo já viu os filmes e eles fracassam ninguém mais liga para os criticos e só então eles mudam seu ponto de vista de MEDROSO VENDIDO para um mais SÃO.

  19. Leandro Martins | 28 de abril de 2009 at 6:44 pm |

    De onde você tirou que o RT do Wolverine já caiu para 65%, Pado? Eu olhei ele neste exato instante e até agora está com cinco críticas a 100%, as 18:40 do dia 28/4.

    Dragonball está no momento na realidade com 14% e Watchmen com 64%. Mas você tem como embasar a informação de que eles também tinham ambos 100% quando passaram de dez críticas?

    É evidente que o índice vai fatalmente cair, tanto de Wolverine como o de Star Trek, especialmente com um número pequeno de críticas como ambos estão agora, mas isto ainda não aconteceu para Wolverine.

  20. Alguém sabe me informar se STAR TREK também terá cópias DUBLADAS???

    Saberia ainda informar também QUEM são os DUBLADORES dos personagens principais, sobretudo do Velho Spock e do Nero???

    Desde já, agradeço por qualquer informação. 🙂

  21. Que ele vai ter cópias dubladas é óbvio, todo grande lançamento tem, agora quem serão os dubladores não sei não.

  22. Leandro Martins | 28 de abril de 2009 at 7:20 pm |

    Sim, está confirmado pela distribuidora que Star Trek terá cópias dubladas.

  23. Ralph, desculpe do Woverine. Mas wachtman e DragonBall já devem ter caido (os fãs desse último estã desconsolados, muito piór que a gente). Acho que o 68% do que lí não estava no site própriamente dito, estava em um Post que também achou ridícula essa coisa de antes do filme estrear tudo tem que ser “politicamente correto” e todo mundo só apóia a produção por puro medo de processo.

  24. Leandro Martins | 28 de abril de 2009 at 8:40 pm |

    Fui eu quem atentou para a questão, Padô, e não o Ralph. Em relação ao Watchmen, os números que colocaram nos quais você se baseou também não são precisos:

    A mais antiga crítica de Watchmen no RT é de 27/2. Quando o filme atingiu 14 críticas listadas, ele estava com um tomatometer de cerca de 78% (11 contra 3).

    E na véspera da estreia em 5 de março, a quantidade de críticas era de 144, com o índice em 54% (93 contra 51) — até menor do índice final de 64%. Ou seja, ele cresceu pós-estreia.

  25. Reginaldo Martins | 28 de abril de 2009 at 8:51 pm |

    Dragonball e Wolverine já tinham críticas negativas antes da estréia do filme. Watchmen dividia opiniões. Ou seja, não tem gente com medo de processo não. Quando a coisa é ruim, eles descem a lenha.

    Em minha humilde opinião, não creio absolutamente que Star Trek vai ser “passatempo para os não fãs”. Todas as evidências estão apontando para uma nascente geração de fãs.

  26. Pos 16
    Acredito que AXN deve estar passando o Wolverine porque vai estrear antes, na próxima semana deve começar o do ST.

  27. Post 26

    Então a Paramount Brasil deve estar com uma estratégia genial fora do alcance da minha inteligência, pois a Fox já vem fazendo propaganda de Wolverine na TV há várias semanas…

    Mas, quem sabe, na próxima semana começa uma mega campanha publicitária com comercial de Jornada até no intervalo do Jornal Nacional e das novelas da Globo… rs rs rs.

  28. Audiência do Enganação Nacional e Chorumelas das Oito vai atrair o que para o cinema?

  29. Com certeza, a audiência do BBB ‘nao vai ajudar em nada.

  30. Dá para perceber…

    Os críticos que falam bem do filme são pessoas que conhecem a história e a força de STAR TREK na história da humanidade e do indivíduo.

    O que falam mal, estão falando de algo que lhes é desconhecido ou de pouco interesse.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*