Confira algumas das mais recentes críticas [Atualizado]

scifiwireFaltando menos de dez dias para a estreia de Star Trek, as avaliações do filme continuam aparecendo através dos tubos das Internets por pessoas que já tiveram acesso a exibições prévias do filme. Acompanhe a seguir alguns dos trechos das críticas do Sci-Fi Wire, CanMag, Movie|Line e ENI que avaliam a nova produção de J.J. Abrams.

Patrick Lee, para o Sci-Fi Wire, procura avaliar em sua crítica o filme não apenas como uma obra que precisa ter seus próprios méritos, mas também como este se relaciona com o legado da franquia a qual a partir de agora irá representar.

Em 8 de maio, Paramount vai fazer a sua mais valiosa franquia pegar no tranco com um novo filme intitulado simplesmente Star Trek, do diretor J.J. Abrams, auxiliado pelos seus colaboradores de longa data e escritores Roberto Orci e Alex Kurtzman. Eles audaciosamente foram e refizeram Jornada para um novo século, e no todo é uma redesenhada e energizada versão da velha obra, muito espirituosa e com ação e velocidade. E tem bem mais méritos do que falhas.

(….)

Em geral, a Jornada de Abrams compreende que a série original era apenas nominalmente sobre aventura espacial e comentário social: era realmente uma história de esperança e humanitarismo e camaradagem entre pessoas nas quais nós gostaríamos de nos tornarmos. Nisto, Abrams, Orci e Kurtzman capturaram o espírito da Jornada nas Estrelas de Gene Roddenberry.

A única coisa faltando é algum tipo de mensagem social mais ampla, uma das marcas registradas de filmes de Jornada anteriores: eu espero que esta omissão seja endereçada em futuras produções. Este filme lida necessariamente com arcos de histórias pessoais: o surgimento, por assim dizer, dos personagens principais naquelas pessoas as quais reconhecemos.

Fred Topel, para o CanMag, faz uma entusiasmada avaliação do filme.

Star Trek é de botar a casa abaixo enquanto você pode sentir o legado presente em cada cena. É ótimo. Realmente é de chutar traseiros. (….) O ritmo e timing do diálogo é bem afiado. Eles trabalharam todas as frases que você quer ouvir para estar na história de modo a fazerem sentido, dando a você os momentos que deseja. Quando os personagens tem suas breves tiradas tipicamente de Jornada. A história tem todo o impacto dos temas morais e sociais com os quais Jornada nas Estrelas lida. É bem emocional também.

Já Kyle Buchanan, para o Movie|Line, destacou na sua crítica alguns problemas em particular que teve com o filme, mas o aprovou no todo como uma experiência cinematográfica muito agradável, deixando nota 7,5 de 10.

Fanboys da franquia talvez não tenham nenhum problema para implicar com elementos em particular do reboot de Jornada nas Estrelas por J.J. Abrams, mas eu devo confessar que a experiência me deixou sentindo um pouco culpado. Esta é uma brilhante, radiante obra pop de estúdio seguindo a tradição de Homem de Ferro, e é tão ansioso por agradar a todos que pode acabar fazendo tribbles bebês entrarem no cinema para caírem no colo daqueles não convertidos ainda. Eu não tenho dúvida alguma de que o filme teve a visão, o orçamento e o tempo para acertar tudo aquilo que foram as inteções de Abrams.

Jay, para o ENI, também descreve sua aprovação do filme e espera que uma sequência seja lançada em breve.

Jornada nas Estrelas está de volta mas esta não é a Enterprise do seu pai. Eu tenho sido um fã de Jornada nas Estrelas já faz um bom tempo e eu posso dizer que eu saí do cinema muito contente após assistir a nova versão por J.J. Abrams. O filme está cheio de ação e aventura, provavelmente mais do que em qualquer outro filme de Jornada anterior. Os efeitos especiais foram ótimos, e com algumas tomadas bem perto da nova Enterprise — algo que eu não lembro de realmente ter visto desde os dois primeiros filmes de Jornada nas Estrelas.

Você pode ler as críticas completas em Inglês seguindo os link para os sites.

[Atualização 13:44]

James O’Ehley, para o Sci-Fi Movie Page, comenta que o filme é uma Jornada nas Estrelas desenhada para atrair o público que até hoje nunca realmente gostou da franquia.

A verdade é que nós acabamos sentindo falta do antigo elenco, mas a maioria do público não vai se importar: Jornada nas Estrelas funciona muito bem quando realizado em seus próprios termos de um moderno filme de ação com efeitos-especiais. Também está longe de ser a trombada de trens que alguns fãs temiam que poderia ser. (É melhor do que qualquer uma dos Star Wars da nova trilogia. Mais curto também.) Novatos em Jornada devem o conferir, e fãs de longa data também devem prestar seu suporte. Afinal de contas, o sucesso financeiro deste filme deverá determinar o futuro da franquia, e o universo será um lugar muito mais frio sem nenhuma Jornada, mesmo que seja uma Jornada um tanto quanto ajustada…

Esta última e a do Movie|Line estão já adicionadas no tomatometer, que atinge em meados do dia 28 de abril 14 críticas e ainda segurando a 100%.