A verdade sobre Linhas Temporais em Jornada

Quando surgiram as primeiras informações sobre Star Trek, também surgiram com ela especulações se, os eventos do filme seriam tratados dentro do Canon conhecido ou se este Canon seria abandonado. Tratar os eventos dentro das premissas conhecidas era o que os produtores não queriam, pois isso engessaria o filme. Veio então a ideia de criar uma nova linha temporal e com ela, deixar para trás tudo aquilo que o fandon conhecia, abrindo a possibilidade de que os eventos futuros fossem de forma bem diferente e o principal – imprevisíveis.

Jornada ficou marcada como uma série que usa a exaustão viagens no tempo. Na verdade, dos 713 episódios e 10 filmes, apenas 6,59% representam histórias que envolvem esta questão, um número baixo em minha opinião. Decidi então arregaçar as mangas e revisitar todas as 47 passagens de episódios (e não, isto não é mais uma pegadinha com o número 47) além dos três filmes, sobre viagens no tempo e analisar se estas viagens – de certa forma – já não tinham feito anteriormente o que “Jota Jota” Abrams, Orci e Kurtzman decidiram fazer neste novo filme. A conclusão foi – por assim dizer – fascinante.

Antes de começar vamos alinhar alguns de termos:

Foram mantidos fora desta análise todos os episódios que envolvem o Universo do Espelho.

Este artigo não intenciona se prender rigidamente em termos físicos ou racionalização de “mecânica temporal”, afinal a série nunca se prendeu a estes fatos. É fato que os roteiristas aplicam mais de uma “mecânica temporal” alterando ou criando novas realidades, claramente executadas devido a necessidade de conveniência e adaptação ao roteiro do que a preservação da física. Quando o episódio acaba, por conveniência, os roteiristas tendem a retornar o status-quo original da linha temporal, resetando tudo aquilo que foi alterado, salvo raras exceções, por exemplo: Se a Federação está para ser destruída, sabemos que no fim, ela provavelmente não será.

Para referência a este artigo usaremos:

Linha Temporal Base – Trata da principal Linha Temporal – a Linha Mestre – que serve para posicionar os episódios ao longo das séries.

Alteração de Nível 1 – Trata a mecânica que existe apenas um único universo, e consequentemente uma única linha temporal. Uma intervenção que no passado irá alterar os eventos da própria linha temporal no futuro, sem criar com isso, novos universos ou linhas temporais paralelas. A alteração pode ser neutralizada, deixar resíduos ou alterar totalmente o futuro.

Alteração de Nível 2 – Trata a mecânica que existem inúmeros universos paralelos e inúmeras linhas temporais. Cada ação ou intervenção então abre uma porta para um novo Universo. A linha Temporal Base permanece existindo em outra realidade.

A análise:

Vamos então fazer o que a Polícia Temporal do Século 29 não fez direito. Tomando como base todos os episódios vistos desde Broken Bown (ENT), passando por The Cage (TOS), as sete temporadas de TNG, DS9 e VOY, além dos 10 filmes. A análise se resume em citar o contexto do episódio, concluir qual tipo de alteração ocorre e se estas alterações passaram ou não a ser permanentes dentro da Linha Temporal Base.

Ao longo da série Enterprise, os seguintes episódios envolveram viagens no tempo:

Cold FrontUm viajante do ano 3051 (Daniels) volta ao ano de 2151 para prevenir facções do futuro de alterar os eventos no passado. Aqui, bem como na maior parte ao longo de toda a Guerra Fria Temporal, os fatos visam alterar o próprio futuro da Linha Temporal Base e não criar novas realidades. Afinal, nada adianta para as facções temporais em guerra, alterar eventos de outras realidades, que não seja a deles própria. Alteração de Nível 1.

Shockwave part I e IIApós uma sabotagem na Enterprise, o comando da Frota suspende a missão da NX-01, isso implicará na não criação da Federação. Daniels remove o capitão Archer do passado, levando-o ao ano de 3051, com a ajuda de Archer, desenvolve um dispositivo de comunicação que permite a Archer enganar os Sulibans no passado e voltar no tempo. Ao remover Archer, Daniels acidentalmente cria uma Alteração de Nível 2 onde a Federação está devastada no futuro. Quando Archer volta ao seu próprio tempo, este Universo Paralelo é abandonado.

Future Tense Uma nave do século 31 é encontrada pela NX-01 sendo disputada pelos Tholianos e Sulibans que querem sua tecnologia. Ambas as raças estão sendo manipuladas pelas facções temporais. Este episódio não mostra os impactos causados no futuro, mas, se as facções avisaram os Sulibans e Tholianos, assume-se ser uma Alteração de Nível 1 que foi neutralizada quando a nave retorna ao seu próprio tempo.

TwilightArcher contraí uma doença cerebral composta por parasitas que estão fora do “espaço-tempo normal” que o torna incapaz de comandar. T´Pol assume o comando da NX-01, os Xindi conseguem destruir a Terra e em doze anos os humanos estão quase extintos. Os eventos ocorrem no ano de 2153 e duram até o ano de 2165 quando Phlox consegue a cura. Como os parasitas estavam fora do espaço-tempo normal, ao serem eliminados, eles deixaram de existir também doze anos antes, quando Archer contraiu a doença. Alteração de Nível 2. Este Universo Paralelo deixa de existir no fim do episódio.

Carpinter StreetDaniels reaparece levando Archer e T´Pol para o passado, no ano de 2004 para caçar Xindis reptilianos que estão na Terra criando uma arma biológica. Alteração de Nível 1 neutralizada por Archer e T´Pol.

Azati Prime Daniels leva Archer para o Futuro de 400 anos a bordo da Enterprise J. Ao contrário de Shockwave, a remoção de Archer neste ponto não cria uma Alteração de Nível 2, pois a Federação ainda existe. Logo, trata-se de uma Alteração de Nível 1 cujo os possíveis efeitos são neutralizados quando Archer é devolvido ao seu próprio tempo.

A NX-01 entra em um corredor subespacial que a lança 117 anos no passado. Neste evento, uma nova Enterprise com descendentes da tripulação original aparece para impedir a viagem. Um paradoxo temporal, já que se a NX-01 não for lançada no passado, não irá gerar os descendentes que impedirão o acidente. De fato, o fim do episódio só dá uma única pista que o classifica como uma Alteração de Nível 1 não neutralizada, o fato da tripulação ainda ter as lembranças da Enterprise alternativa.

Zero HourA NX-01 é enviada ao tempo da 2ª Guerra Mundial. Porém, neste passado, os Nazistas invadiram os Estados Unidos. Alteração de Nível 1.

Storm Front I e IIDaniels informa que as facções temporais estão em guerra aberta. Archer descobre o agente temporal alienígena Vosk e o elimina. A guerra Fria Temporal é ressetada e a NX-01 é devolvida ao seu próprio tempo. Neutralização das Alterações de Nível 1 ao longo desta série.

Na série Clássica, os seguintes episódios envolveram viagens no tempo:

Tomorrow is YesterdayA Enterprise é lançada acidentalmente para o passado da Terra, no século 20. Quando um caça é enviado para averiguar o UFO, a Enterprise acaba destruindo o avião e resgatando o capitão John Cristopher que precisa ser devolvido já que é o antepassado de uma importante personalidade da história. No processo, a tripulação ainda precisa remover todas as provas que indicam que a nave esteve no passado. O episódio não mostra os eventos alterados no futuro, sendo impossível afirmar que a remoção do piloto gerou uma Alteração de Nível 1 ou 2. De qualquer forma, para ambos os casos os efeitos foram neutralizados ao fim do episódio.

The City of the Edge of ForeverMc Coy, sobre a influência de uma overdose de cordrazine, fica paranoico e viaja para o passado da Terra usando o Guardião da Eternidade. Como consequência a Enterprise desaparece. Uma clara Alteração de Nível 1 que só não fez desaparecer a tripulação porque a proximidade com o Guardião os protegeu dos efeitos.

Assigment: EarthEm investigação no passado, a Enterprise intercepta um viajante espacial (Gary Seven) cuja missão é sabotar um míssil que se bem sucedido, mudará para pior o futuro da Terra. Alteração de Nível 1, neutralizada quando Kirk ajuda a sabotar o míssil.

All Our YesterdaysNo planeta Sarpeidon, a população está sendo transferida para o passado do planeta antes da destruição total por uma supernova. Ao investigar o dispositivo tecnológico que permite a transferência, Kirk vai parar no similar da era medieval. Spock e Mc Coy tentam resgatá-lo, mas vão parar em outra época, o equivalente a era do gelo. No fim, eles retornam sãos e salvos antes do planeta ser destruído. Alteração de Nível 1, também neutralizada.

Na Nova Geração, os seguintes episódios envolveram viagens no tempo:

We´ll Always Have ParisA tripulação da Enterprise experimenta um fenômeno em que o tempo se repete. Descobre-se mais para frente que experimentos não-lineares abriram uma janela para uma nova dimensão (ou Linha Temporal Paralela). Cabe a Picard e sua tripulação fechar esta janela. Este primeiro episódio de viagem no tempo da Nova Geração, foi confuso. Em primeiro momento, tudo indica que Picard assistiu um dejà-vu de sua própria linha temporal ao rever cenas do passado, porém em outra cena mais a frente, Picard, Data e Riker encontram com seus sósias, nitidamente de outro Universo Paralelo no turbo elevador. Independente do que os confusos roteiristas quiseram passar, o fato é que o estrago temporal encerrou quando Data fecha a Janela para a outra dimensão.

Time SquaredUm shuttle vindo do Futuro com um Picard alternativo avisa que a Enterprise será destruída por um vortex de energia. Neste caso, ao invés do personagem saltar para um Universo Paralelo, ocorre o inverso. Picard é que vem de uma realidade onde ocorreu uma Alteração de Nível 2 na qual sua nave fora destruída.

Yesterday´s EnterpriseA Enterprise encontra uma singularidade temporal no espaço. Dela surge a NCC-1701-C ocasionando uma imediata mudança na história. A nova nave precisa ser devolvida para seu próprio tempo para restaurar o futuro. Uma clara Alteração de Nível 1. E, ao contrário das alterações anteriores, nesta Tasha Yar é enviada para o passado o que afeta a levemente os eventos da Linha Temporal Base.

Captain´s HolidayPicard de férias em Risa recebe a visita de dois aliens do século 27. A intervenção alienígena parece indicar uma Alteração de Nível 1.

A matter of timeUm ladrão do século 22 consegue obter uma nave temporal acidentalmente vindo do século 26. Viajando para o século 24, rouba objetos tecnológicos que seriam usados como “inventos” no século 22. Como o meliante não consegue dar cabo do seu intento, não ocorre nenhuma alteração na linha temporal. Este episódio lembra muito o episódio Future´s End de Voyager.

Cause and EffectA Enterprise entra em uma região do espaço e encontra uma distorção, antes que a Enterprise possa manobrar, uma nave aparece da distorção, em rota de colisão, levando ambas as naves a destruição, o processo se repete em um looping infinito. Tirando o fato de a Enterprise ter perdido 17 dias e a USS Bozeman oito anos, os eventos não alteram significativamente a linha temporal base.

Time´s Arrow I e IIA Enterprise é chamada de volta a Terra, depois que uma equipe arqueológica encontra a cabeça do Data numa caverna, datada do século 19. Análises tecnobáblicas levam a Enterprise para Devidia II onde aliens – fora de fase – estão fazendo experiências com várias raças entre elas, a humana – todos estão mortos. Data, investigando a situação acaba acidentalmente indo parar em São Francisco, século 19, de onde os aliens abduzem os humanos. Acaba encontrando Guinan que fez uma parada naquela época a Terra, sabe-se lá porquê. Também encontra Samuel Clemens um escritor da época que insiste em pegar no pé de Data. Mais algumas cenas tecnobáblicas e agora, Picard, Riker, Troi, La Forge e Crusher estão no século 19. Depois de vários dias, eles estão na mesma caverna descoberta no século 24 prestes a acabar com as abduções, junto com eles, está Samuel Clemens e Guinan. Para abrir o portal era necessário um dispositivo alien que estava disfarçado. Durante uma luta, o portal para o século 24 é aberto sob controle do dispositivo que estava nas mãos de Data. Ao abrir o portal o dispositivo explode arrancando a cabeça do Data. A tripulação volta ao seu próprio século e Samuel acaba indo junto, Picard fica para trás para certificar-se que Guinan (desta época) estaria bem. Riker conversa com Guinan do Século 24 querendo saber como trazer Picard de volta antes de mandar torpedear a caverna em Devidia II, encerrando as incursões temporais. Ela diz que não pode contar, salvo contrário, poderá mudar toda a história. Paralelo a isso, La Forge está ligando a cabeça de 500 anos ao corpo de Data e não consegue entender o porquê Data não rebota. Um diagnóstico mais apurado o faz descobrir que uma peça de metal está fechando um curto. No passado, Picard descobre através de um dos Aliens que, se a caverna for torpedeada, ao invés de fechar o portal temporal irá, na verdade ampliá-lo, envolvendo toda a Terra. Picard então pega a cabeça de Data, um pedaço de metal e coloca um circuito em curto. Novamente no Futuro, Worf está a um minuto de bombardear a caverna. Data é ativado e diz que Picard conseguiu programar uma mensagem binária em seu cérebro positônico. “A caverna não pode ter bombardeada de maneira convencional”. La Forge precisará de tempo para adaptar os torpedos. Riker utiliza este tempo para enviar Clemens de volta ao seu próprio tempo, com instruções claras sobre como Picard poderá retornar Picard retorna momentos antes da caverna ser destruída. Alteração de Nível 1, tirando o fato de que Clemens se beneficiou com a publicação do seu livro, não ocorreram maiores impactos na linha temporal base. Nunca saberemos se, os humanos abduzidos – e mortos – se permanecessem vivos, iriam alterar o futuro. O mais interessante neste episódio é que o fato de, ao remover Clemens do passado, toda a referência deste personagem no futuro deveria ser alterada o que, para conveniência de roteiro, isto não ocorreu.

TapestryPicard acidenta-se e está beirando a morte devido a uma falha em seu coração artificial, quando Q aparece e explica que Picard poderia sobreviver se tivesse um coração verdadeiro. Para tanto Picard é enviado ao tempo da Academia, para mudar seu destino. O episódio não fica claro se houve – de fato – uma viagem no passado. Tudo leva a crer que não, sendo, portanto uma armação de Q, pois do ponto de vista da tripulação, Picard sempre esteve na enfermaria.

TimescapeA bordo de um runabolt, Picard, Data, La Forge e Troi encontram a Enterprise congelada no tempo segundos antes da destruição por uma ave de guerra romulana. A trama envolve – novamente – aliens temporais que precisam de uma singularidade utilizada pela nave romulana para incubar suas crias. No processo a energia da ave de guerra é desligada e a Enterprise responde o sinal de socorro. Ao transferir energia para a ave de guerra, a Enterprise acaba – inadvertidamente – ameaçando os aliens. Uma série de fatores contra a tripulação ocorre aqui. A Enterprise está sendo atacada, romulanos estão a bordo da Enterprise com disruptores disparando contra a tripulação, o núcleo de dobra está se rompendo, tudo congelado no tempo, este fator é utilizado para fazer as devidas “mudanças” de forma que a nave não será destruída quando tudo voltar ao normal. Este episódio contempla uma Alteração de Nível 2 que desvia os eventos da Linha Temporal Base, de fato se a Linha Original seguisse seu curso natural (sem a intervenção de Picard e tripulação ou sem o congelamento) a Enterprise seria destruída. Esta é a Primeira ocorrência de desvio definitivo para um Universo Paralelo.

FirstbornAlexander – um Klingon pacifista de um futuro de 40 anos a frente, volta no tempo para mudar sua própria história – se tornar um Guerreiro e impedir o assassinato de Worf no futuro. Alteração de Nível 1.

All Good Things…Picard com a ajuda de Q, começa a saltar em três períodos de tempos diferentes, alternando entre o passado, presente e futuro de forma a eliminar uma anomalia que cresce em sentido para o passado. Alteração de Nível 1 e aqui cabe explicar os motivos que me levam a não crer ser uma Alteração de Nível 2: Citando rapidamente os pontos mais controversos, se levarmos os novos eventos de Star Trek Contdown, tudo se torna plausível. Picard está na Terra – Em Contdown ele já está afastado do comando da Enterprise; Data é professor na Terra – Isto não é mais um impedimento; Os Klingons dominaram os Romulanos – a destruição de Romulus pode ter desestabilizado totalmente o Império, permitindo aos Klingons levar a cabo tal empreitada afinal, Klingons e Romulanos nunca se bicaram; Falando em Klingons, Worf está lá servindo, a sua maneira, o Império – Em Contdown vemos que Worf deu um passo neste sentido ao ser apresentado como General das forças Klingons; Riker segue carreira e após comandar a Titan (e quem sabe outras naves) deve vir a se tornar um Almirante; E o ponto mais controverso: A Enterprise D foi destruída em Veridian III – mas não seria impossível de ser reconstruída. Este é o ponto mais implausível, admito – afinal reconstruir uma nave considerada ultrapassada que foi destruída não parece fazer nenhum sentido, mas não é totalmente impossível, ainda mais se Riker como Almirante, possuir influência suficiente para isso.

Na série Deep Space Nine, os seguintes episódios envolveram viagens no tempo:

Past Tense I e IISisko, Dax e Bashir a bordo da Defiant que está orbitando a Terra, vão parar em 2024 após um acidente do teletransporte. Nesta época as cidades possuem distritos conhecidos como Santuários, estes locais abrigam vários desempregados, tornando-se uma espécie de prisão para os menos favorecidos. Gabriel Bell é um líder que irá desencadear no futuro uma melhoria na forma como o governo trata estas questões sociais. O acidente do teletransporte desencadeia a morte prematura de Bell. Como o futuro depende destes eventos, cabe a Sisko assumir o lugar de Bell colocar a história no devido lugar. Alteração de Nível 1.

VisionaryO´Brien faz repetidos saltos para o futuro, vendo eventos que em breve irão ocorrer, incluindo a iminente destruição da Deep Space Nine e do wormhole. Interagindo com sua contraparte do futuro, eles precisam impedir o ataque de uma ave de guerra romulana. Alteração de Nível 2, no fim do episódio O´Brien do Futuro alternativo assume o lugar do O´Brien do passado.

The VisitorUm acidente na engenharia da Defiant – aparentemente – mata o capitão Sisko. O acidente é causado devido a uma inversão do wormhole, gerando um fluxo de energia que sai do núcleo de dobra em direção a Sisko e Jake. Quando Jake levanta, Sisko não está mais lá. Este acidente cria um Universo Paralelo que é encerrado quando Jake, já idoso, descobre que seu pai está preso no subespaço e, somente com sua morte, em um momento preciso, poderá trazer Sisko de volta a linha de tempo normal.

Little Green MenQuark, Nog e Rom caem na Terra, no ano de 1947, com a ajuda de Odo que estava escondido a bordo, conseguem retornar ao seu próprio tempo. Alteração de Nível 1, com consequências, mas sem efetar a história de forma significativa, salvo o fato de criar o misticismo sobre a área 51. Estas histórias não são confirmadas pelos militares e esta posição é assumida ao fim do episódio quando o General Rex Denning fala para um capitão que a queda, foi um balão meteorológico.

AccessionUma nave bajoriana de 300 anos passa pelo wormhole e seu tripulante Akoren Laan – um poeta – afirma ser o Emissário. Enquanto ele viajava com sua nave, ele foi ferido e ficou próximo da morte. Encontrando o wormhole, os Profetas o curaram e o enviaram para a DS9, no futuro. Kira descobre que ele é o autor de um poema inacabado. Akoren – agora assumindo o papel de emissário – começa a mudar o estilo de vida dos bajorianos, inclusive afetando a relação entre a entrada de Bajor na Federação. Sisko decide esclarecer com os Profetas, quem é o verdadeiro emissário vai até o Wormhole, levando Akoren junto. Os profetas esclarecem que Sisko é o verdadeiro emissário e enviam Akoren para o seu próprio tempo. De volta a estação, Sisko está lendo o poema de Akoren e Kira fica surpresa em notar que já sabe como ele irá terminar. Sisko e Kira ponderam a respeito de como eles conseguem se lembrar de uma linha de tempo alterada. Alteração de Nível 1 .

Trials and Tribble-ationsDois agentes do setor de Investigação Temporal desembarcam na Deep Space Nine para entrevistar Sisko e tripulação, avaliando os motivos que levaram a Defiant a voltar para o século 23, onde Kirk seria assassinado por Arne Darvin, um Klingon alterado cirurgicamente para parecer humano. A tripulação evita grandes alterações no futuro ao impedir Darvin de levar a cabo o plano, porém um fato relevante deve ser considerado. Os Tribbles, na Linha Temporal Original foram extintos pelos Klingons, conforme o relato de Worf. Sisko e sua tripulação ao trazer alguns exemplares, repopulam o século 24. Com isto, criam uma Alteração de Nível 2. Não existem relatos futuros deste impacto (assume-se que não houve), mas este evento pode(ria) até a vir ocasionar um desequilíbrio em algum ponto futuro da Linha Temporal.

Children of TimeA Defiant está no Quadrante Gama, retornando para DS9 quando detecta uma barreira singular orbitando um planeta. Ao atravessar a barreira para orbitar o planeta, uma energia atinge Kira que parece estar em dois lugares ao mesmo tempo. Logo após, Worf capta sinais de pelo menos 800 vidas no planeta, que na verdade são descendentes da tripulação original da Defiant. A nave irá cair no planeta dentro de dois dias quando tentar passar pela barreira novamente. Este acidente irá jogar a nave a 200 anos no passado. Cabe a tripulação decidir se evitam o acidente – acarretando no desaparecimento de seus descendentes (e evitando a posterior morte de Kira) – ou se repetem novamente o ciclo. O acidente gera uma Alteração de Nível 2 que deixa de existir quando a Defiant, programada pelo Odo de 200 anos, evita o acidente.

Wrongs Darker than Dead or NightDukat diz para a Kira que teve uma relação com sua mãe durante a ocupação bajoriana. Kira então usa o Orb do Tempo para viajar no passado e descobrir a verdade. Os eventos não alteram o futuro, fora o fato de Kira esclarecer alguns pontos obscuros em relação a sua mãe.

Time´s OrphanUm acidente no planeta Golana envia Molly O´Brien por um danificado portal trezentos anos no passado para um mundo inabitado. Trazida de volta muito tarde, Molly retorna ao presente com dezoito anos sem memórias sobre sua vida e com problemas em aceitar sua nova vida na sociedade. Após algum tempo, sem possibilidades de reverter os efeitos temporais e psicológicos, O´Brien decide enviar Molly para o local onde ela cresceu, o passado de Golana, através do portal. Ao fazer isso, Molly de 18 anos encontra sua contraparte criança, devido ao portal estar danificado. De alguma forma Molly de 18 anos convence a Molly criança a passar de volta pelo portal, voltando ao seu próprio tempo, fechando o loop temporal. Alteração de Nível 1 encerrada quando Molly criança retorna.

Ao longo da série Voyager, os seguintes episódios envolveram viagens no tempo:

Time and AgainEnquanto investiga uma explosão que destruiu toda a vida em um planeta, Janeway e Paris voltam um dia no passado e tentam prevenir o desastre. Alteração de Nível 2 que é neutralizada quando Janeway e Paris evitam os eventos que desencadeiam a explosão, tirando o fato de Kes lembrar os eventos. Cabe ressaltar que Kes, assim como Guinan, consegue perceber mudanças temporais.

Eye of the NeedleA Voyager descobre um mini-wormhole ligando o Quadrante Delta ao espaço Romulano, porém o wormhole também afeta o tempo, estando a ponta romulana 20 anos no passado. A tripulação não pode voltar devido as possíveis contaminações na linha temporal, uma mensagem também não pode ser enviada prevenindo o lançamento da missão da Voyager porque a Voyager já afetou muito o Quadrante Delta, a tripulação então usa a oportunidade para mandar mensagens sobre seu destino, aos parentes e a Frota que serão entregues depois que a nave for para o Quadrante Delta. Os eventos deste episódio tinham o potencial de criar um novo Universo Paralelo onde a Voyager poderia ter sido impedida de ser lançada. A carta enviada nunca foi entregue a Federação pelos Romulanos, logo, não houve nada que alterasse o futuro.

Future´s End I e IICapitão Braxton, um federado do século 29, psicologicamente alterado emerge em uma distorção espacial com a nave temporal Aeon´s para destruir a Voyager. Sua intenção é impedir uma explosão que irá destruir todo o sistema solar no futuro. O contra-ataque da Voyager faz com que ambas as naves sejam capturadas pela distorção. A Voyager aparece orbitando a Terra, porém ela está no século 20. Capitão Braxton caí na Terra em outro período de tempo, trinta anos antes. Sua nave é encontrada por Henry Starling que utiliza as tecnologias da nave para começar a revolução dos microcomputadores. Durante os próximos 30 anos, Starling estudou a nave para fazê-la funcionar de forma a poder ir ao século 29 para roubar mais tecnologia, de fato, ele chega a lançar a nave que é destruída pela Voyager antes de entrar na distorção. Imediatamente após a destruição, uma nova nave Aeon surge com um capitão Braxton que não se lembra dos incidentes no passado. Sua missão é levar a Voyager ao tempo-espaço correto sem violar a Primeira Diretriz Temporal. Os eventos que fazem uma Alteração de Nível 2, foram externos a Voyager. O fato de Braxton voltar no tempo, na primeira vez é que dispara a alteração. O retorno da Voyager ao seu próprio tempo e espaço, ao final do episódio, encerra este Universo Paralelo, mas deixa resíduos desta intervenção. Dentre estes resíduos está o fato de que agora, o Doutor possui um holo-emissor móvel, algo que definitivamente mudou a Linha Base Original.

Before and AfterKes está em um fluxo temporal que a faz saltar para o passado e para o futuro oscilando entre o seu nascimento e a sua morte. De concreto, ao retornar ao tempo normal, Kes antecipa informações sobre o futuro ataque dos Krenin a Voyager. Este incidente levaria a uma série de eventos paralelos, entre eles, a morte da capitã Janeway em Year of the Hell.

Year of the HellAnnorax, cientista de uma raça chamada Krenin, desenvolve uma poderosa nave que cria paradoxos temporais. A nave é utilizada contra várias espécies eradicando-as da linha temporal e estabelecendo com isso, a ampliação do império Krenin. A Voyager entra em conflito com os Krenin no primeiro contato – já em uma das linhas alternativas criadas pela nave de Annorax. Depois de um ano, a Voyager, em rota de colisão destrói a nave de Annorax e com isso quebra os efeitos paradoxos, voltando um ano atrás, no primeiro momento em que a Voyager encontrou os Krenin. A trama deixa a entender que os eventos – no fim das contas – não ocorreram.

TimelessA Voyager cai em um planeta gelado – próximo da borda do Quadrante Alfa – após utilizar uma nova tecnologia que anteciparia seu retorno a Terra. A queda, mata todos os tripulantes, menos Chacotay e Kim que estavam a bordo da Delta Flyer. Em uma linha Alternativa, um envelhecido Kim, 20 anos no futuro, tenta descobrir o que houve de errado e descobre que a queda foi causada por ele. Junto com Chakotay eles partem em busca da nave caída. Eles precisam ativar o Doutor e extrair tecnologia Borg do corpo de Seven para enviar uma mensagem ao passado de forma a evitar o acidente. A linha temporal base sofre uma Alteração de Nível 2 criando um novo Universo Paralelo, onde a Voyager não se acidentou.

RelativitySeven of Nine é recrutada por uma nave do século 29 comandada por Braxton. Sua missão é salvar a Voyager de ser destruída no passado. Após várias intervenções que passam pelo lançamento da Voyager, ataque Kazon e o presente, Janeway se junta a Seven no intuito de impedir o sabotador – que descobre-se ser um Braxton alternativo que está sofrendo de psicose gerado pelos constantes saltos temporais. Uma vez capturado, Seven e Janeway são devolvidos ao seu próprio tempo. Alteração de Nível 1 neutralizada ao fim do episódio.

FuryA Voyager recebe uma mensagem de uma pequena nave. Kes está a bordo e ataca a Voyager colocando a nave em rota de colisão. Antes de a nave ser destruída, Kes se tele transporta para dentro da nave. Abrindo caminho até a engenharia, ela destrói todo o deque 11. Na engenharia ela mata Torres. Ao chegar ao núcleo de dobra, ela desaparece voltando no tempo ao primeiro ano de viagem da nave no Quadrante Delta. No passado ela incapacita a Kes desta época, sua intenção é tirá-la da nave, mudando a história. Janeway acaba matando a Kes do futuro por ela estar incontrolável. Após isso, a Kes do passado recobra a consciência e Janeway explica o que ocorreu, de forma a convencê-la que o que ocorreu deve ser prevenido no futuro. Voltando ao futuro, a Voyager recebe uma mensagem de uma pequena nave. O processo todo se repete só que desta vez o deque 11 está vazio por instrução de Janeway. Na engenharia Kes encontra o núcleo de Dobra desligado, não podendo retornar ao passado. Janeway exibe um holograma da Kes, gravado antes dela deixar a Voyager nesta gravação Kes explica que Janeway está lá para ajudá-la, quebrando o ciclo. Alteração de Nível 1.

ShatteredUma anomalia espacial prende a Voyager em 37 pontos diferentes do tempo. Chakotay precisa achar uma forma de eliminar a distorção, para isso recruta vários tripulantes de vários pontos do tempo. Alteração de Nível 1. Porém Importante observar que em um dos pontos de tempo, a Voyager é operada pelos descendentes da tripulação mostrando que ela permaneceu em viagem por um longo tempo.

EndgameA frota comemora 10º ano do retorno da Voyager do Quadrante Delta. A viagem durou 23 anos e durante este período, parte da tripulação morreu. Tuvok contraiu uma doença degenerativa que poderia ser prevenida se ele estivesse no Quadrante Alfa. Chakotay está morto, assim como Seven. A Almirante resolve retornar ao passado e mudar a história, para isso parte atrás de uma peça temporal Klingon. Retornando ao passado, a Almirante ajuda a Voyager a se armar com tecnologia do futuro. Esta tecnologia será usada quando a Voyager entrar em uma nebulosa, onde os Borgs possuem uma instalação que permite o envio de naves através de dutos de transdobra. A Voyager alterada entra em um destes dutos, enquanto a Almirante vai para a Unimatrix 001, onde ela leva a cabo seu plano de assassinar a rainha Borg. A Voyager saí próximo a Terra, perfazendo assim apenas 7 anos de viagem de retorno. A Almirante Janeway, ao retornar para o passado e alterar seus eventos, faz o mesmo que Nero. A Voyager passa a ser equipada com tecnologia de 30 anos do futuro além de encurtar sua viagem de retorno a Terra. De quebra, inflige uma grande destruição aos Borgs. Alteração de Nível 2 que passa a ser a linha Base a partir deste ponto.

Em relação aos filmes:

The Voyage HomeUma sonda chega a Terra, neutralizando todas as naves pelo caminho. Uma vez em órbita ela busca comunicação com baleias jubarte que nesta época estão extintas. No processo, a Terra está ameaçada. Kirk e tripulação retornam no tempo com uma ave de rapina Klingon e levam duas baleias para o futuro encerrando a ameaça. Novamente uma Alteração de Nível 2 que passa a ser a linha base original.

Generations – Kirk é dado como morto durante uma missão de resgate de uma nave, ressurgindo no século 24 no planeta Veridian III para ajudar Picard. Alteração de Nível 1.

First Contact – Os Borgs tentam assimilar a Terra e viajam ao passado para impedir o lançamento da Phoenix. Alteração de Nível 1. Lembrando que esta intervenção gera um resíduo que é explorado no episódio Regeneration da Segunda Temporada de ENT.

E por fim, Star TrekPara impedir uma Supernova destrua a galáxia, Spock Prime junto com Nero tentam aprovação dos Vulcanos para utilizar um potente elemento conhecido como Matéria Vermelha. Com a recusa do Conselho Vulcano, Nero busca vingar-se de Spock, Vulcano e da Federação quando descobre que Romulus foi destruído pela Supernova. Spock consegue criar um Buraco Negro com a Matéria Vermelha que o lança no passado juntamente com Nero. Uma vez no passado, Nero ataca a USS Kelvin. Acarretando em uma Alteração de Nível 2.

Conclusão:

Star Trek não é a primeira obra de Jornada a abandonar a Linha Temporal Original (aquela que começou em Broken Bown de ENT). Ao longo da Franquia, ela já foi abandonada nove vezes, sendo criados no mínimo um total de treze Universos Paralelos. Estas mudanças foram transparentes para o espectador e não fomentaram discussão simplesmente porque não havia referências dos eventos futuros para uma comparação. Se existe algo de inédito em Star Trek, é que pela primeira vez há estas referências. Existe a linha original como paradigma ao novo universo criado. Do ponto de vista criativo, Kirk Prime, Picard Prime e Janeway Prime continuam lá, no Universo Paralelo criado pela última Alteração de Nível 2. Hipoteticamente, nada impede que roteiristas inventem um dispositivo tecnológico que permitisse a Spock Prime retornar ao seu próprio tempo e Universo abrindo, por exemplo, a exploração comercial dos dois universos.

Listagem contendo os Episódios e Filmes por ordem cronológica, separados pelas Linhas Temporais:


Primeira Linha Temporal

Cold Front (ENT)

Shockwave part I e II (ENT)

Future Tense (ENT)

Twilight (ENT)

Carpinter Street (ENT)

Azati Prime (ENT)

(ENT)

Zero Hour (ENT)

Storm Front I e II (ENT)

Tomorrow is Yesterday (TOS)

The City of the Edge of Forever (TOS)

Assigment: Earth (TOS)

All Our Yesterdays (TOS)

Segunda Linha Temporal

The Voyage Home

We´ll Always Have Paris (TNG)

Time Squared (TNG)

Yesterday´s Enterprise (TNG)

Captain´s Holiday (TNG)

A matter of time (TNG)

Cause and Effect (TNG)

Time´s Arrow (TNG)

Tapestry (TNG)

Terceira Linha Temporal

Timescape (TNG)

Firstborn (TNG)

All Good Things… (TNG)

Generations

Time and Again (VOY)

Past Tense (DS9)

Eye of the Needle (VOY)

Quarta Linha Temporal

Visionary (DS9)

The Visitor (DS9)

Little Green Man (DS9)

Accession (DS9)

Quinta Linha Temporal

Trials-and-Tribble-actions (DS9)

Sexta Linha Temporal

Future´s End (VOY)

First Contact

Before and After (VOY)

Sétima Linha Temporal

Children of Time (DS9)

Year of the Hell I e II (VOY)

Wrongs Darker than Dead of Night (DS9)

Time´s Orphan (DS9)

Oitava Linha Temporal

Timeless (VOY)

Relativity (VOY)

Fury (VOY)

Shattered (VOY)

Nona Linha Temporal

Endgame (VOY)

Décima Linha Temporal

Star Trek