Star Trek Online, o mais novo game de Jornada

star trek online posterPara os gamers fãs de Jornada, aí está um jogo que promete, Star Trek Online. Ele está sendo desenvolvido pela Cryptic Studios. O game permite ao jogador interagir com o universo da franquia, mas tendo aventuras, naves, espécies e mundos nunca antes mostrados. Seu lançamento está previsto para acontecer em março de 2010.

Produzido inicialmente pela Perpetual Entertainment em 2004, o jogo ficou estagnado por um tempo até a Cryptic Studios conseguir permissão do estúdio para tocar novamente o barco, em 2008. A partir daí a produção tomou novo ritmo, e cada vez mais a empresa está próxima de sua conclusão.

Ambientado tanto para PC (Windows) quanto para console de video game (PlayStation 3 e XBox 360), o jogo também tem sua versão multiplayer e situa-se trinta anos após os eventos do penúltimo filme da franquia (Nêmesis). Nesse ambiente o jogador, como capitão da nave, poderá escolher ficar do lado da Frota Estelar ou do Império Klingon, sendo que a escolha de sua raça é livre podendo ser humano, Gorn, Vulcano, Andoriano, Klingon, Bajoriano, num leque de muitas outras opções disponíveis, ou até mesmo misturar características físicas de raças diferentes. As missões poderão envolver batalhas entre naves, ou em terra (planetas, luas, asteróides, dentro de outras naves…), com uso de armas leves ou pesadas.

star trek online 5Em seu site oficial, você poderá ver vários screenshots e videos trailers, além de notícias e entrevistas de membros produção. Quanto a história do jogo, a Cryptic Studios inovou, dividindo a narrativa em fases, que são contadas através da seção The Path to 2409. Seu início se dá no ano 2382 e gradativamente a história vai seguindo os anos até chegar a 2409, que é onde se situa o jogo.

De acordo com o chefe de produção, Craig Zinkievich, o game pode ser considerado como uma continuação da franquia e que mesmo procurando seguir o canon, eles consultaram outras referências, os comic books, que são considerados por ele como um “canon leve”. Embora Star Trek Online não tenha ligação direta com o filme Star Trek, a destruição de Romulus agora faz parte dessa linha temporal, cujo evento será o começo de vários conflitos no jogo.  

A Cryptic montou um stand, durante a convenção Las Vegas Star Trek, onde apresentou um demo do jogo, com  uma “missão episódio”. Nesse demo, o jogador enfrenta os Klingons em combate. Também foi vista uma nova classe de nave, a Vigilant class, sucessora da classe Defiant, que se foi comissionada após a guerra contra o Dominion.vigilant class

Conforme relatado pelo site Trek Movie, o que pode ser observado nesse demo expõe algumas qualidades e limitações do jogo, quais são:

1) Os combates no espaço aparesentam um híbrido gráfico de 2D/3D de boa qualidade, onde as naves e os objetos ficam renderizados em 3D, mas ficam restritos num plano 2D para o movimento;

2) Assim como nas séries e filmes, a estratégia para abater o inimigo é usar primeiro os phasers para enfraquecer os escudos, para que os torpedos possam terminar o serviço;

3) Como nos demais jogos, você pode transferir energia para os escudos, quando estiverem enfraquecidos, em detrimento de alguma área que considerar menos essencial;

4) Os seus tripulantes virtuais estão sempre dando informações ou fazendo recomendações, e o que você pode fazer no jogo varia com base nas habilidades deles (por exemplo, você só pode usar um raio trator em combate, se um dos seus oficiais tiver essa capacidade);

star trek online combat 13) Quando transportados para um planeta, o jogador só pode ir para as áreas relativas à “missão”,  não sendo capaz de se teletransportar de forma aleatória para outro lugar;

4) O grupo avançado será composto sempre por cinco membros, no entanto, para algumas missões você será capaz de equipar com outros membros de sua tripulação para ter uma grande força terrestre. Alguns objetivos podem ser cumpridos simultaneamente em lados opostos do mapa;

5) O teletransporte somente pode ser utilizado apenas para missões, onde não está ocorrendo combate no momento, o jogador não pode solicitar teletransporte ao primeiro sinal de problemas durante a luta, uma vez iniciada;

6) Para obter o retorno a nave deve-se terminar o combate, quer ganhando ou fugindo e se escondendo até que seu grupo esteja fora da zona de combate;

7) Sendo o capitão, sua função é a mesma, o que muda é o modelo de nave, bem como sua utilização, podendo começar com uma nave de exploração ou de guerra e a cada etapa ultrapassada você poderá aperfeiçoá-la;

star trek online 18) As bases estelares serão o ponto de apoio, permitindo ao jogador aportar sua nave, vagar pelos corredores, ao estilo de Deep Space Nine, fazer compras de itens, recrutamento de membros da tripulação e aquisição de naves mais potentes; além disso você será o responsável pela escolha da tripulação, podendo dispensar algum membro para a contratação de outro mais talentoso. Isso só poderá ser feito se seus créditos permitirem;

9) Para os exploradores, haverá uma imensa galáxia para percorrer. Você poderá encontrar estrelas não catalogadas e sistemas desconhecidos, assim como rotas comerciais, dando assistência ou ignorando as chamadas perigo, que receber pelo caminho.

10) Ainda não  há informação quanto ao estilo multiplayer.

Star Trek Online é capa da edição de agosto da revista PCGamer.

13 Comments on "Star Trek Online, o mais novo game de Jornada"

  1. Bom ver que o cânon original ainda existe!

    Agora temos 2 Universos diferentes pra explorar!

    Quando será que vão lançar na Bananalândia?

  2. Será que vai ter versão pra Mac?

  3. Apesar das limitações, este talvez seja um dos melhores jogos da franquia para a criação de “machinimas”. Como aquelas feitas com base neste jogo.

  4. É, realmente… Apesar das limitações o jogo parece bem interessante.

  5. Num pais chamado “Brasilis”, o verbo é sempre no futuro, com certeza vira ratificações mudando esta data para mais prá frente e devemos rezar porque pode até mudar para: infelizmente o Brasil está fora deste empreendimento.
    Terra de tupiniquim é assim mesmo!
    E tenho dito!

  6. Então peço ao pessoal que mora no exterior pra indicar os sites que vendam o jogo, quando este surgir! E o preço!

    \\//_

  7. Gostaria de saber porque está demorando tanto para sair Star Trek em DVD??? Uma noite no museu 2 saiu no cinema DEPOIS de star trek e JÁ TEM EM DVD Dublado inclusive em vários sites de downloads já está disponível para baixar até o camelo aqui em curitiba já tem para vender em qualidade de dvd mas nada de Star trek. Para falar a verdade os camelos não tinham nem a versão TS que é lançada quando alguem vai no cinema e copia o filme e coloca para baixar na net vários filmes que lançaram em maio estavam lá inclusive os que estavam em junho mas strar trek eles nunca nem ouviram falar ainda disseram que só sai filmes bons rapido quando o filme é ruim nao chega para eles. Lamentavel a falta de respeito que existe com strar trek…. nem camelo se da o trabalho de vender os filmes… o que acham disso???

  8. Ao que parece a parte das naves vai seguir o esquema de Star Fleet Command, só espero que todos os mesmos recursos dos primeiros jogos estejam nesse, pois eu tenho o Star Trek Assault e ele é bem basicão.
    Agora a parte de personagens deve ser do tipo segunda pessoa, mas será uma grata surpresa se for em primeira pessoa. O fato do teletransporte ser um tanto limitado deve ser por questões de jogabilidade.
    O desenho das naves (pelo menos as apresentadas nesse site) são bem feinhas, e até sem nexo com o cannon. Duas deste artigo tem motores e linhas modernas mas tem defletores azuis brilhantes quando já deveriam ser dourados.
    Mas jogos on-line sempre sofrem grandes modificações a medida que os jogadores escolhem mais ou menos algumas missões. Eu sinceramente creio que o jogo vai se separar em dois, pois muita gente não gosta de jogos de naves/aviões mas quem gosta sabe o quanto são viciantes. E jogos de primeira pessoa sempre (eu disse sempre) viram jogos só de tiro.
    Sobre as vendas eu nem mesmo creio que ele seja vendido em mídia física. Ele deve ser baixado do site oficial do jogo e pago com cartão de crédito. E hoje em dia as versões de jogos em Mac´s são muito próximas dos de PC´s, sendo muito ruím deixar o Apple de lado para os negócios. E os consoles acima referidos tem alta qualidade em conexão com a internet e amplos HD´s para armazenar o jogo.

  9. Leonardo Fukushima | 18 de agosto de 2009 at 9:02 am |

    BARACK OBAMA.

    Ví que em reportagens anteriores, o Trek Brasilis mostrou fotos e as opiniões de Barack Obama sobre o novo filme Star Trek.

    Só para constar. À duas semanas atrás, Barack Obama esteve envolvido em um escandalo sobre racismo que causou uma grande polémica nos Estados Unidos.

    Ele causou esse incidente depois de dizer que um policial branco foi racista ao prender um professor negro.

    Aqui está o link para a reportagem do jornal Folha de São Paulo.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u602945.shtml

  10. Leonardo Fukushima | 18 de agosto de 2009 at 9:31 am |

    VIDEO GAME.

    O jogo da reportagem acima parece ser bom. Pelo o que ví, é um RPG on line para muitos jogadores ao mesmo tempo, no mesmo estilo de Phantasy Star on line.

    Parece que as batalhas espaciais não serão o principal do game, que deverá se focar na exploração dos planetas com o grupo avançado. Nesse modo de jogo, acredito que deverá ter uma jogabilidade exploratória parecida com Tomb Rider.

    Cenários diversificados não devem faltar,afinal o game terá vários planetas a disposição.

    Como jogador de video game experiente, aconselho a gastar mais tempo e energia com os jogos de estratégia que são mais complexos. Quanto mais complexo e dificil, melhor.

  11. Leonardo Fukushima | 18 de agosto de 2009 at 9:52 am |

    Post 8 Padô.

    Realmente, o universo Star Trek tem os melhores designs de nave espacial que já ví, por isso que o desenho delas fica tão bom.

    Quando estou joagando, a Defiant é uma das minhas naves favoritas.

  12. Sei que é of-topic, mas alguém (de SP pelo menos) viu que o rodeio de Barretos desse ano está usando dois comericais (teasers) do ST de $J$J$ como montagem de suas propagandas. O primeiro mostra trabalhadores soldando alguma coisa grande em imagens escuras e termina em “estamos em construção”. E o segundo usa o trailer da TV só que ao invés de nossos heróis em espaçonaves ha peões e montarias ao fundo. Todos usam as mesmas letras e músicas dos comerciais, até mesmo a fanfarra no final do segundo apareceu. Não sei se os peões são trekkers, mas o cara que fez os comerciais com certeza é. Isso é: ST, ao invés de ir para onde nenhum homem jamais esteve vai para festa de peão. Uha!

  13. ^12.
    Padô, embora off-topic, este seu comentário, de tão inusitado, bem que mereceria uma abordagem mais ampla por parte do TB.
    Desta forma, se posso fazer uma sugestão de pauta à equipe do TrekBrasilis, gostaria de ver, pelo menos, estes links divulgados aqui, neste espaço que tem objetivo mostrar todos os aspectos de nossa franquia favorita.
    Além do mais, embora não seja lá muito cerebral, pelo menos seria uma boa descontração ver algo de tão diferente relacionado à Jornada.

    Saudações a todos

Leave a comment

Your email address will not be published.


*