James Cameron elogia reimaginação de Jornada

james cameronO produtor e diretor James Cameron, em entrevista ao Los Angeles Times, disse que considera seu novo filme Avatar um “”Dança com Lobos” no espaço e que, no seu parecer, o recente filme de J. J. Abrams, Star Trek, é uma reivenção maravilhosa, mas balançou quanto a qualidade do roteiro de Transformers: A Vingança dos Derrotados, ele disse preferir ainda os contos clássicos. Veja os pontos mais importantes de sua entrevista

Seu filme, Avatar, é um longametragem de ficção científica previsto para lançamento em 18 de dezembro. É o primeiro dirigido por Cameron desde Titanic. Sua história narra a aventura dos astronautas da Terra num planeta habitado do sistema Alfa Centauri, mas de ambiente hostil aos humanos e para poderem se comunicar com os habitantes alienígenas, eles usam os Avatares, corpos híbridos que são controlados a distância. No elenco estão Zoe Saldana (Uhura), Sigourney Weaver, entre outros.

Cameron comentou que a tendência dos próximos filmes é usarem cada vez mais efeitos especiais, mas prefere ainda ver histórias centradas no drama humano.  

…Penso que regressar aos contos clássicos é uma coisa poderosa. Olha, agora é um momento especial porque nós podemos basicamente fazer qualquer coisa que imaginamos. Quer dizer que você tem que trabalhar duro para isso, e você tem que ter a técnica e você tem que estar disposto a gastar dinheiro no problema. Às vezes você tem que ser um pouco ousado e arriscar. Mas se você pode imaginar, pode fazê-lo. É por isso que estamos vendo esse renascimento da imaginação visual. É apenas um crescimento. Os filmes parecem melhores agora do que antes. Às vezes eles ficam um pouco perdidos nisso. Vou ver “Transformers” pela diversão de ver o espetáculo, mas, pessoalmente, a minha alma suplica por um pouco mais de história, um pouco mais de carne e osso e personagens, esse tipo de coisa. Olha, eu creio que devemos encontrar um equilíbrio entre a história e todo este uso de efeitos. Eu acho que tendo para o classicismo, sendo solidamente enraizado nas coisas clássicas. Quero dizer realmente, a velha escola da ficção científica. Este (Avatar) é um filme que eu teria adorado ter visto quando era criança.

(Los Angeles Times) É por isso que é tranquilizador para alguém ver filmes como Star Trek e Up, que poderiam ser os meus favoritos deste ano, pois ambos são exemplos de tecnologia e de espaçonaves que alcançam o fantástico, mas em serviço de grandes narrativas.

Correto, “Star Trek” – olhe para isso. Esse é um grande exemplo de uma completa reinvenção. Realmente, é maravilhosamente bem feito. Bravo. E eu amei a primeira temporada da Série Clássica por volta de 1965 ou 1966, ou não importa quando foi, ele agarrou-me quando criança, mas perdi contato com ela ao longo do tempo. E esta foi uma ótima maneira de vê-la voltar como reimaginada. Que divertido.