A edição em iTunes Extras de Star Trek

startrekitunesEmbora não disponível na versão brasileira da iTunes Store por esta ainda contar apenas com o setor de aplicativos, a edição de Star Trek disponível na iTunes Store americana é um dos filmes que contam com a nova modalidade de extras incluídos junto a um filme vendido pelo sistema de download da loja online da Apple. Confira detalhes a respeito desta versão do mais novo filme de Jornada nas Estrelas.

O filme

A opinião favorável deste missivista sobre a fita está inalterada, e o artigo original no Trek Brasilis quando do lançamento do filme continua a refletir bem esta opinião. Avaliações adicionais por parte da equipe do TB podem ser encontradas aqui, bem como compilações de outras críticas diversas da época de lançamento.

startrekitunes5
As reações e comentários dos consumidores que adquiriram o filme na iTunes Store dos EUA está muito bom, com o filme tendo cinco estrelas de nota após aproximadamente 1200 críticas até a data, e o filme está em primeiro lugar de vendas.

A edição em iTunes Extras

O iTunes Extras é essencialmente um encapsulamento em um formato de arquivo proprietário da Apple de diversos elementos adicionais, como um menu de opções semelhante ao de um DVD, galeria de imagens, arquivos de vídeo com documentários ou featurettes diversos. A reprodução pode ser no próprio computador ou em um Apple TV conectado a uma televisão.

Quando é feita a aquisição do filme, este é baixado através da Internet antes dos extras. Enquanto o download ocorre, o usuário tem a opção de iniciar a reprodução do filme quando este já tiver acumulado quantidade suficiente em buffer para manter a reprodução enquanto o restante do download continua.

startrekappletv
Não é necessário o acesso primeiro ao menu do iTunes Extras para simplesmente assistir ao filme — a reprodução imediata pode ocorrer com dois cliques no registro do filme na biblioteca do iTunes ou na lista de filmes no Apple TV. Se os dois cliques forem no registro dos extras, aí sim o menu de opções aparece, mostrando os extras.

A partir do ponto em que se está no menu, a navegação é semelhante ao de um DVD, com um menu seguindo a temática do filme, e botões de acesso aos capítulos e ao conteúdo extra.

O conteúdo

A edição iTunes Extras de Star Trek conta com os seguintes itens adicionais:

Galeria com 40 imagens exclusivas desta edição do filme;
Documentário de making of, “A New Vision”
Featurette sobre a composição da trilha sonora
Galeria de posters e trailers internacionais
“Easter Eggs” para serem destravados com código adicional

Uma seleção de extras básico, que se assemelharia a uma edição convencional de DVD em um disco, digamos. O making of “A Nova Visão” é o principal item deste conjunto, e é o mesmo disponível nas edições em Blu-ray e DVD. Com 19 minutos, nele JJ Abrams discute detalhes da pré-produção do novo filme de Jornada nas Estrelas e as suas intenções e visão de como trazer novamente a franquia para o cinema. Já o featurette sobre a trilha também é o mesmo de outras edições do filme.

startrekmenu
Star Trek conta com duas opções de compra, em qualidade padrão de 480p, com 1,82 GB de tamanho, ou no formato de alta definição disponibilizado pela Apple em 720p, com 3,95 GB. Esta edição portanto é um ponto intermediário em qualidade de imagem entre o DVD regular e a edição Blu-ray do filme.

Ao contrário de uma edição regular em DVD ou Blu-ray, a versão iTunes Extras somente conta com uma única trilha de áudio, em Dolby Digital 5.1, e nenhuma legenda, nem mesmo closed-caption em Inglês, apesar do formato suportar estas opções. Portanto, não há também a trilha de comentários disponível nas outras edições físicas do filme.

O veredito

Embora seja uma forma interessante de se possuir o filme para aqueles com acesso a este tipo de comercialização, este formato não é realmente o melhor custo-benefício de uma edição de Star Trek.

Os preços são 14,99 dólares para a edição em resolução convencional e 19,99 para a edição em alta definição. As versões para aluguel no modo iTunes Rental só vão estar disponíveis a partir de 16 de dezembro, e não contam com os extras.

startrekitunes2
Pelos mesmos 19,99 da edição em alta definição do iTunes, o trekker pode conseguir a edição Blu-ray na Amazon (que, graças a guerra de preços entre esta e o Walmart, está com 50% de desconto do nominal de 39,99 dólares), e obtém o filme em 1080p ao invés do limitado 720p, além de uma seleção bem mais fornida de extras e inúmeras opções de idioma, incluindo a trilha de comentários, e mesmo a edição em DVD convencional oferece bem mais nestes quesitos.

Os únicos diferenciais da versão em iTunes ficam sendo mesmo por existir uma variação em “HD Lite” a 720p do filme e por conta do fator de curiosidade e conveniência do novo formato.