Um review de Star Trek Ongoing # 3

Continuando na saga do longametragem Star Trek, a editora IDW apresenta uma coleção em quadrinhos, baseada no universo de Jornada reimaginado por J. J. Abrams. A coleção conta as aventuras da USS Enterprise no começo de sua missão de cinco anos e servirá de preparação para o próximo filme. Em sua 3ª edição, Star Trek Ongoing retrata o episódio da série original “The Galileo Seven”. A seguir um review da nova versão desse clássico de Jornada.

Star Trek Ongoing começou com uma versão do episódio “Where No Men Has Gone Before”, em duas edições. Agora apresenta o episódio “The Galileo Seven”, que será retratado também em duas partes, sendo que a 3ª edição foi lançada dia 30 de novembro. Veja um review dessa primeira parte da história.

Suprimentos médicos a caminho de um planeta necessitado, uma formação estelar desconhecida, um impaciente Comissário da Federação a bordo e o dilema de Spock no comando da nave auxiliar Galileo Seven. Estes são os ingredientes desse clássico episódio.

A história começa na data estelar 2821.5, a mesma data estelar do episódio original, e diferente da contagem de tempo usada no filme Star Trek. As duas primeiras edições usaram a contagem de tempo do filme.

A sequência dos quadrinhos segue a mesma do episódio, com o Comissário Ferris pressionando  Kirk em relação a prioridade da missão ao planeta Makus III e o envio da nave auxiliar para explorar um estranho quasar. Já com relação a tripulação da Galileo Seven, a diferença fica por conta da alferes Rand que aparece no lugar da alferes Mears (do episódio original), os demais são os mesmos (McCoy, Spock, Latimer, Gaetano e Boma).

Quando do lançamento da Galileo, esperava-se alguma discussão sobre o afastamento de Spock do comando da Enterprise, mas apenas surgiu uma citação de McCoy quanto a breve experiência do Vulcano como capitão, “Vamos lá, Spock”, disse McCoy, “Eu sei que você não diz isso, mas deve está lhe corroendo, por Kirk estar sentado na grande cadeira e agora você tem a chance de dar as ordens outra vez”.

A forte interferência gerada pelo quasar interfere com os instrumentos da Galileo, que cai num planeta inexplorado, levando Kirk a uma corrida contra o tempo para resgatar a nave e seus ocupantes.

Na Enterprise, Kirk e o Comissário se desentendem por causa do tempo usado na busca pela Galileo e o atraso da missão ao planeta Makus III. Kirk usa desesperadamente todo o tempo que dispõe para tentar salvar a nave desaparecida. Não muito diferente da história original.

No planeta,  Scott segue no conserto da nave avariada e Spock começa a ter atritos com parte da tripulação em relação aos procedimentos de comando, principalmente com Boma, que o acusa de ser responsável pela morte de Latimer pelas criaturas primitivas e hostis da região. A coisa assume ares mais dramáticos quando os primitivos seres começam a se aproximar perigosamente da nave.

Para piorar a situação, Scott informa que será necessário o uso dos phasers para fornecer energia ao sistema da nave e mesmo assim terão que reduzir drasticamente o peso da nave para que possam decolar.

Esta primeira parte foi uma adaptação bastante resumida do episódio original. Algumas mudanças aqui e ali surgiram, mas nada significativo além da primeira aparição da alferes Rand.

Os desenhos de Stephen Molnar e Joe Phillips mostram rostos e cenários facilmente reconhecíveis, com traços exteriores da nave auxiliar e da baía de atracação da Enterprise em dimensões que dão uma sensação de grandeza, como no filme, embora alguns pontos pareçam distorcidos e não compreensíveis. As cores por John Rauch e Neil Uyetake dão os efeitos necessários as cenas.

Esperemos que a próxima edição traga mais reviravoltas desse tempo alternativo dentro da história original.

Fonte: TrekMovie