History estreia “Star Trek: Segredos do Universo”

Seria possível eliminar a barreira entre ficção e realidade e construir uma nave como a Enterprise do filme Star Trek? Essa é a premissa do documentário “Star Trek: Segredos do Universo”, um especial que o canal History vai estrear no dia 23 de agosto, sexta-feira, às 22 horas.

Muito do que se considerava como ficção científica tornou-se fato científico nos últimos 50 anos. Ou seja, desde a chegada do homem à Lua passou-se a questionar se seria possível eliminar a barreira entre ficção e realidade.

Star Trek: Segredos do Universo tem como objetivo trazer essa questão. O programa invade os bastidores do novo filme de J.J. Abrams, Além da Escuridão – Star Trek, conversa com o elenco (Zachary Quinto e Chris Pine, entre outros) e investiga a incrível ciência que o longa apresenta aos espectadores.

Entre outras curiosidades, em duas horas de programa, é especulado o que se supõe encontrar em exoplanetas. É indagada também a física da propulsão warp ou de dobra, uma forma de propulsão mais rápida que a luz, que só existe, até hoje, no mundo ficcional de Jornada – e que permitiria impulsionar uma espaçonave ou outros objetos a muitos múltiplos da velocidade da luz. De forma didática e divertida, o especial aponta ideias sobre como o ser humano viveria em um universo igual ao do filme.

Star Trek: Segredos do Universo traz ainda depoimentos do diretor da nova versão de Jornada, J.J. Abrams, além de reconhecidos cientistas que relacionam temas abordados no filme com aquilo que é real em 2013.

Agradecimentos ao colega Ramelo pela informação.

Fonte: TV Magazine