BREAKING NEWS: Morre Leonard Nimoy, o Spock

10989972_780807985321531_7746575749343987495_nUma notícia que nunca gostaríamos de publicar. Morreu nesta tarde, em Los Angeles, o ator Leonard Nimoy, o Spock de Star Trek. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao “New York Times”, dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva. Na semana passada, ele foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito. De acordo com o site TMZ, Nimoy precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença. Em fevereiro do ano passado, ele revelou ter uma grave doença no pulmão. “Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!”, escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.

Ao final da mensagem, como é comum em todos os seus posts na rede social, ele se despedia com a sigla LLAP, que significa Live Long and Prosper (“Vida e longa e próspera”, saudação tradicional de “Jornada nas estrelas”).

A enfermidade de que Nimoy sofria – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Biografia – Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de “Hansel e Gretel”. Ele fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para prosseguir a sua carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme “Kid Monk Baroni”, de 1952.

Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de “Dragnet”, “Sea Hunt”, “Bonanza”, “Wagon Train”, “Rawhide”, “The Twilight Zone”, “Os Intocáveis”, “The Outer Limits”, “The Virginian”, “Get Smart” e “Gunsmoke” antes de alcançar a fama em “Jornada nas estrelas”.

Mais recentemente, ele retornou à série “Fringe” como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de “Big Bang Theory”. O último trabalho dele como Spock foi “Além da escuridão: Star Trek” (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com “Star Trek” (2009), sob direção de J.J. Abrams.

50 Comments on "BREAKING NEWS: Morre Leonard Nimoy, o Spock"

  1. Morreu hoje um dos maiores atores da Ficção Científica .
    Que sua próxima Vida seja Longa e Próspera.

  2. “Of all the souls I have encountered in my travels, his was the most… Human.” – Kirk em Star Trek II.

  3. Apesar dos boatos de que não é verdade a sua morte , está confirmado na CNN.

  4. Na verdade ele não morreu, entrou para a eternidade imortalizado para sempre como um dos maiores ícones da ficção científica e da tv em todos os tempos.

  5. Triste também.

  6. Nossa, fiquei sabendo disso agora a pouco… É uma perda imensa! Isso me faz lembrar 2 (duas) coisas, uma é que nada é mesmo eterno, e não podemos adiar coisas importantes na vida achando que o tempo vai nos ignorar, e a segunda é: “Os meu herois morrem de velhice”! (não de overdose como disse uma vez um sem noção…) Isso me faz crer que escolhi muito bem os meus exemplos e herois! RIP Nimoy!

  7. Eu estou tão triste, que o querido senhor Nimoy descanse em paz.

  8. Aplaudam de pé essa grande figura.

  9. Nossos ídolos se vão e o que fica é o Legado! O do Sr. Nimoy, pelo menos para mim é o de um homem apaixonado por tudo que fazia, buscava a perfeição no seu trabalho, era justo e companheiro! Teve vida longa e próspera, encantou milhões e eternizou o maior personagem que a ficção científica já produziu!
    Vá em paz!

  10. Tão querido!

  11. Bastante preconceituoso o seu comentário, justamente o contrario do que Jornada pregoa. Contudo, concordo no fato de que o Leonard é sim um herói de vida muito bem escolhido.

  12. Muito, mas muito triste….Um dos maiores heróis da minha infância…

  13. Caio Marcelo Mesquita | 27 de fevereiro de 2015 at 3:51 pm |

    Grande Heroi da minha infancia…

    Descanse em paz!

  14. Vazio e sem palavras!!

  15. Sei que pode ser exagero pela emoção, mas próximo filme tem a obrigação de ser a altura de seu ícone.

  16. Quase chorei aqui… Ele foi A figura heroica da minha adolescência. Que descanse em paz!

  17. Paulo Chagas Junior | 27 de fevereiro de 2015 at 4:00 pm |

    Descanse em paz Nimoy . Nosso eterno Spock .

  18. I HAVE BEEN AND ALWAYS SHALL BE YOUR FAN !!!!!

  19. Meu ídolo, uma grande perda para todos, descanse entre as estralas.

  20. Infelizmente, isso não vai acontecer.

  21. NY Times foi o primeiro a publicar.

  22. Não é exagero não, Ralph, é a pura verdade.

  23. Concordo.

  24. Tanto para personagem, quanto para o ator, sem dúvida!

  25. Tristão aqui… Descanse em Paz, Velho Guerreiro.

  26. galatico, E não quero ser preconceituoso, mas eu não gostava do referido autor da frase, não por suas escolhas erradas apenas, mas por sua conduta com seus pais, ele era filho único e não era um filho muito bom para eles. Mas isso é minha opinião! O que fica pra “mim” não é a polêmica de cada uma ser o que ser, mas a certeza de que bons valores devem ser seguidos. É isso que eu acredito! Não vou ficar discutindo isso aqui, não é hora nem lugar, o que eu referi é que eu me sinto mais feliz com a escolha de meus herois! E estou muito triste pela morte do Nimoy!

  27. Até porque, no final das contas, o Nimoy morreu em decorrência do vicio do tabagismo…Veja então como atingiu (indiretamente) o Leonard com o seu comentario

  28. Hoje é o dia para emoção.

  29. Impossível compreender a extensão desta morte ou reduzir o seu significado em palavras. Espero que o elo mental deixado por Spock em McCoy, em Star Trek II, seja o mesmo que Nimoy tenha deixado a todos os Trekkers de ontem, de hoje e aos que ainda vão ser, para que continue vivo, em nossas lembranças, no momento que alguém reveja algum filme ou episódio destes eternos 50 anos de Star Trek. Vida Longa e Prospera \// !

  30. Vida Longa e Prospera \// !

  31. Sidnei Marcio de Oliveira | 27 de fevereiro de 2015 at 5:27 pm |

    R.I.P., Sr. Nimoy !

  32. Constâncio Henrique | 27 de fevereiro de 2015 at 5:33 pm |

    Estava na rua.. voltando pra casa e entrei numa loja, claro.. como sempre eu estava ouvindo um tema de Star Trek .. enquanto ouvia a música (tem dos Kilngons) o rádio da loja estava em um programa e a notícia foi dada… Spock fez parte da minha infância, afinal a “série do Spock” foi minha primeira lembrança televisiva.. Leonard Nimoy deu uma dimensão humana a um personagem meio humano, foi talentoso o suficiente para injetar um leque de sentimentos em um personagem que tinha que esconder sentimentos.. bom humor.. raiva.. tudo no olhar.. tudo no gestual.. ele demostrou profundo talento.. ele fez parte da minha infância.. adolescência.. e faz parte da minha vida até hoje.. a forma de homenagear ele é rever um pouco do seu trabalho … com certeza na lembrança e coração de todos que gostam de Jornada ele vai sempre ter uma “vida longa e próspera”.

  33. Nimoy parou de fumar há 30anos, foi um exemplo de superação, ele foi uma excelente escolha como herói para todos nós. Morreu com quase 84anos,sinal que era muito cuidadoso com a saúde ,pois com DPOC , poucos chegam a esta idade.

  34. ” Busquem maneiras de contribuir com a Sociedade, porque Deus sabe que precisamos de muita contribuição para as gerações futuras ” – Leonard Nimoy

  35. Ralph, concordo plenamente! e ainda digo mais; Eu espero que ano que vem a “academia de cinema” o homenageie!!! Isso porque o simbolismo e o carisma que ele incorporou em seu personagem é sem precedentes, só não chorei na hora que eu soube, porque foi durante o expediênte de trabalho…. E sem exagero, parece que foi alguém próximo de mim, como um amigo! e a explicação é que, a imagem dele sempre esteve presente na minha vida, e ele cabia exatamente como “um personagem na minha utopia” de se viver em um futuro melhor…. Isso me lembra que nada é para sempre…. Só resta lamentar.

  36. Nelson Pieka Rivaldo | 27 de fevereiro de 2015 at 8:45 pm |

    Estava trabalhando quando um amigo me mandou a triste noticia. Quase
    não me contive. E lendo as noticias agora, não me contenho. É ilógico,
    mas estou chorando muito. É como se tivesse perdido um amigo próximo. Ele foi o maior de todos nesses 50 anos da série, pra mim ele representava Jornada, lamento que nunca tive a oportunidade de conhece-lo, mas tenho certeza de que ele sabia o quanto era especial para mim, e para tantos outros.

    Não há outra forma de encerrar essa mensagem se não deixando de lado o tradicional Vida longa e próspera,

    Obrigado, Leonard Nimoy, obrigado por tudo.

  37. É isso aí, mano velho!!! É uma amargura só, difícil de engolir.

  38. Descanse em paz.

  39. Concordo! Pensei a mesma coisa quando soube da notícia.

  40. Agora fu… de vez! Torço muito para que o legado deixado por ele nunca seja ignorado nas trocentas versões e revisões de Star Trek que ainda existirão, mesmo depois que também já tenhamos partido rumo à fronteira final.
    Sem Spock, Kirk é só um brigão metido a valente!
    Sem Nimoy, o que acontecerá com Shatner?
    Não deixe de acompanhar os próximos episódios neste mesmo horário, neste mesmo canal!
    LLAP

  41. “Não estará morto enquanto nos lembrarmos dele.” Magro em Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan.

  42. Estou extremamente arrazado, nunca imaginei que choraria por algum ator, ou cantor, mas chorei de verdade por Leonardo Nimoy.

  43. Pela primeira vez chorei pela morte de um ator, também não me contive.

  44. Com a morte dele, é possível que o estúdio invista mais no filme, até mude alguma coisa no roteiro, pois Star Trek entrou em evidência ao grande público hoje.

  45. Obrigado meu velho amigo por ter feito parte da minha jornada rumo às estrelas.
    Que eu tenha a felicidade de algum dia reencontrá-lo na vastidão do cosmos.

    LLAP!

  46. Francisco Oliveira | 28 de fevereiro de 2015 at 2:30 pm |

    Me fez lembrar quando o primeiro se foi…DeForest Kelley.
    Muito triste pelo fato da perda de nosso ícone, mas resignado por saber que a obra de Leonard permanecerá eternamente, pelo menos enquanto houver a humanidade para lembrá-lo.
    O personagem segue muito vivo e espero que Zachary Quinto honre e incorpore o seu Katra.
    Vida longa e próspera Spock!

  47. Sandrinha, que fota linda! Nunca visto essa foto! Me lembra ele comprimentando T´Pau em “Amok Time”! Qualidade dessa foto é excelente! Vou imprimir e emoldurar! Thanks a lot! \//

Leave a comment

Your email address will not be published.


*