Um smartphone mais próximo do tricorder?

tricorder smartphoneUma empresa israelense diz que desenvolveu uma lente e um software óptico de processamento de imagem que é tão poderoso que pode transformar qualquer smartphone em um sensor hiperespectral, potencialmente permitindo que as câmeras quebrem os componentes químicos de quase qualquer objeto a partir de certa distância.

Se for verdade, é quase tão perto de um tricorder de Jornada quanto qualquer smartphone normal poderia chegar.

A equipe da Unispectral Technologies diz que está desenvolvendo um novo conceito para a imagem latente que melhora o desempenho de resolução e tratamento de ruído de uma câmera.

A solução inclui um filtro óptico patenteado compatível com desenhos de lentes encontrados na maioria dos smartphones.

Veja como funciona: A lente e software vão mais longe do que os atuais filtros de matrizes câmera do smartphone, permitindo muito mais luz. O software mantém a resolução da imagem limpa a medida que a câmera se afasta cada vez mais.

Cada objeto material no mundo tem uma assinatura hiperspectral – a sua impressão digital química única. Uma vez que a câmara tenha adquirido a imagem, os dados são enviados para um terceiro componente para processar e analisar os compostos do material e a quantidade de cada componente da imagem. O analisador, em seguida, envia as informações de volta para o smartphone.

Os novos componentes da lente e software saíram de pesquisa da faculdade de engenharia da Universidade de Tel Aviv.

A imagem funciona no vídeo ao vivo e ainda fotografia.

A Unispectral não começou a construir um analisador ainda, mas está em negociações com os principais fabricantes de smartphones, as empresas automotivas, e organizações de segurança. Ele ainda precisa encontrar uma empresa ou organização que possa analisar os dados a partir de imagens de suas câmeras. Este analisador precisa ter um banco de dados de assinaturas hiperespectrais.

“Uma possível aplicação: a redução dos casos de mortes de bebês na China devido ao leite falso. A câmera da Unispectral seria capaz de fornecer a impressão digital química do leite para determinar se ele é genuíno ou falso”, disse Ariel Raz, um membro da equipe Unispectral.

“Outras aplicações incluem monitoramento remoto e controle de qualidade industrial. Sua plataforma hiperspectral também é adequada para dispositivos portáteis”, disse Raz.

Fonte: The Wall Street Journal