Karl Urban diz não saber mais nada sobre Star Trek 4

O ator Karl Urban estava no New York Comic Con para promover a próxima série de super-heróis da Amazon Prime, The Boys, mas ele também falou um pouco sobre Star Trek também. Além disso, outro cineasta premiado com o Oscar está oferecendo seus serviços para o futuro da franquia.

Karl Urban não tem notícias sobre ‘Star Trek 4’

A possibilidade de haver um novo filme Star Trek vem se arrastando há um bom tempo, desde que JJ Abrams anunciou uma sequência durante o lançamento de Star Trek Sem Fronteiras, em 2016.

De lá pra cá, notícias desencontradas a respeito do novo filme não sinalizam um sentimento de otimismo para os fãs.

Dois meses atrás, foi relatado que as negociações de Star Trek 4 com Chris Pine e Chris Hemsworth haviam parado por causa de uma disputa salarial. No final de agosto, Karl Urban disse que estava confiante de que um acordo poderia ser fechado e que Chris Pine queria fazê-lo, algo que Pine confirmou no início de setembro .

Mas tudo tem estado muito quieto desde então. No fim de semana, em uma entrevista à mesa redonda da NYCC sobre The Boys postada pelo ShowBizJunkies no YouTube, Karl Urban foi questionado sobre o que ele poderia dizer quanto ao projeto de filme Star Trek. Urban respondeu: 

Eu não sei nada sobre Star Trek, eu gostaria de saber… Não há notícias, aparentemente não há notícias.

A intenção de começar o projeto parecia que estava ganhando corpo entre os executivos da Paramount, quando o CEO da Paramount confirmou que Star Trek 4, juntamente com o projeto de Tarantino, estavam em desenvolvimento e a diretora SJ Clarkson tinha sido contratada para Star Trek 4. Clarkson começou a se reunir com os membros do elenco, e foi dito, pela imprensa, que as gravações começariam no início de 2019.

Mesmo se a Paramount estivesse avançando sem Pine e/ou Hemsworth, seria de se esperar que atores como Karl Urban estivessem cientes dos planos de trabalho da produção em sua agenda de 2019. Depois de todo o progresso que parecia estar acontecendo no primeiro semestre de 2018, as coisas tendem a regredir para onde as coisas estavam em 2017, com os atores lamentando a falta de notícias ou progresso.

Embora Simon Pegg tenha aparecido como um convidado surpresa no painel da NYCC, The Boys, anunciando que ele tinha um papel na próxima série, o ator e escritor nada falou sobre Star Trek.

Christopher McQuarrie pensa em dirigir um filme Star Trek

Embora não esteja claro o que vai acontecer com a franquia em relação aos filmes, há outro cineasta de sucesso que está de olho nisso.

Durante uma seção Q & A após a exibição IMAX do Collider de Missão Impossível – Fallout, o diretor do filme Christopher McQuarrie disse que gostaria de dirigir um filme Trek, e ele também ofereceu alguns pensamentos sobre o estado da franquia, dizendo: 

Se você tivesse a oportunidade de fazer Jornada, preferiria prosseguir na televisão, ou por streaming ou algo assim, ou como um filme de cinema?

MCQUARRIE: Sim, provavelmente uma produção de cinema. Sim, um filme. Eu sinto que Star Trek é meio que … se afastou do que os criadores da série esperavam, que era a esperança, a promessa e a ciência. 

Mas você não acha que quando você faz um filme, você tenha que acertar os quatro quadrantes, você tem que fazer um tipo de coisa de ação e fanfarrão, e quando está na televisão você pode fazer mais ficção científica? 

MCQUARRIE: É matemática simples, você sabe o que você tem a ver com Star Trek? Você tem que fazer Star Trek para um público doméstico. Star Trek faz melhor no mercado interno do que internacionalmente, então eu ia a Star Trek e diria: “Realisticamente, quanto dinheiro eu deveria fazer esse filme de Star Trek?” E você me daria um orçamento, e eu saia e faria o filme. Isso é o que eu faria. Você olha para qualquer filme desse tipo, se você for honesto consigo mesmo sobre a economia, é apenas uma parte muito real de fazer isso.

O cineasta procura ser coerente com a realidade da produção cinematográfica e a exigência de lucro pelos estúdios, em vez de apenas imaginar uma história aleatória de Jornada que ele gostaria de contar.

Mas McQuarrie é um grande fã de Star Trek. Em 2005 e 2006, ele fez parte da equipe, que desenvolveu o conceito de uma nova série de TV.

A série se chamava “Star Trek: Federation” e foi um projeto planejado por Bryan Singer, Christopher McQuarrie e Robert Meyer Burnett. O trio montou em 2006 uma proposta contendo 25 páginas, que delineava uma nova história de Jornada no ano 3000 da mesma continuidade das cinco séries anteriores, mas em uma Federação em declínio, com uma nova USS Enterprise tentando devolver a Frota Estelar aos seus dias de glória. O projeto teve até um logo criado por Mike Okuda.

Mas o projeto foi abandonado depois que JJ Abrams e a Bad Robot foram escolhidos pela Paramount para reiniciarem a franquia no cinema. 

No momento, nada mais de novidades quanto a um novo filme.

Não há mais notícias a respeito da discussão salarial com Pine e Hemsworth e a Paramount e nem mesmo se SJ Clarkson ainda continua na direção. 

McQuarrie já está trabalhando no próximo filme de Missão Impossível, então não parece que ele venha a embarcar nesta aventura tão cedo. Mas há sempre o projeto Trek baseado na ideia de Quentin Tarantino no ar. Vamos ver o que a Paramount vai decidir sobreo assunto.

Fonte: TrekMovie